terça-feira, maio 31, 2011

Darrin Patrick : Church Planter: The Man, the Message, the Mission

Church Planter: The Man, the Message, the Mission


O livro de Darrin Patrick nos relata como deve ser uma plantação de igreja, desde o homem, a mensagem e a missão desta igreja.

1. O HOMEM
Conversion is a sine qua non in a minister. Ye aspirants to our pulpits, "ye must be born again." Nor is the possession of this first qualification a thing to be taken for granted by any man, for there is very great possibility of our being mistaken as to whether we are converted or not. Believe me, it is no child's play to "make your calling and election sure. C. H. Spurgeon
Ele coloca algumas qualidades que deverão estar no caráter deste homem, do plantador de igreja, deve ser um homem resgatado, chamado, qualificado, dependente, com habilidades, pastor e determinado.

O novo nascimento ou regeneração é uma recriação interna da natureza humana decaída pelo Espírito Santo. Isto transforma sua disposição para com a perdição, pela busca sozinha sem sentido para uma confiança e amor em Deus, pelo arrependimento pelo passado de rebelião e descrença, e um amor pela lei de Deus. Isto ilumina a mente para discernir as realidades espirituais e libera e energiza a vontade escrava para uma livre obediência para com Deus.

A confirmação do coração acontece através de suas paixões e grita, eu quero dar minha vida para a igreja. A confirmação da mente segue estas paixões e pergunta, como especificamente eu posso servir esta igreja.

Não há nada que você possa fazer para fazer com que Deus te ame mais e nada que você pode fazer para que ele te ame menos.

"Nossa efetividade no ministério depende diretamente da nossa dependência no poder do Espírito Santo".
Aqui, Darrin Patrick fala de uma vida de total dependência de Deus,. o trabalho do ministro cristão será bem realizado na medida exata da proporção de sua natureza renovada.

Sobre o pastoreio, o autor diz:

"Pastorear dá credibilidade para o pregador, que dá credibilidade para a mensagem pregada. Quanto mais tempo você gasta num pastoreio autêntico, mais as pessoas vão ouvir você e obedecer as escrituras" 
Um ministro deve saber que ele não é apenas um pregador público, mas é alguém que deve ser conhecido como um conselheiro para suas almas, assim como o médico é para seus corpos e um advogado é para suas causas. Então, o ministro deve buscar os problemas, mas carrega-los sobre si mesmo, os convidando a vir para ser curados.

É importante notar que uma mudança verdadeira congregacional ocorre não apenas como um resultado dos dons e serviços do pastor, mas, por causa dos dons e serviços de toda a igreja.


2. A MENSAGEM

"O evangelho de Jesus Cristo é a revelação definitiva para a humanidade vinda da mente de Deus, e é um fato definitivo na história humana. A pessoa e a obra de Jesus Cristo provê para nós um ponto focal para nós entendermos a realidade".

EUANGELION é o anunciamento daquilo que Deus fez objetivamente na história, não é apenas uma experiência subjetiva de uma pessoa. O evangelho, então, é fundamentalmente um anúncio: não é apenas sobre quem Deus é ou que poderia ser, mas sobre o que ele fez na história. O evangelho não é um bom aviso sobre como fazemos para alcançar a Deus, ao invés disso, ele e uma declaração sobre aquilo que Deus já fez  para nos alcançar. É as boas novas sobre um evento histórico que mudou tudo
Então, o evangelho é uma notícia sobre o que Deus fez na história para nos salvar, ao invés, de um conselho sobre como devemos fazer para alcançar a Deus. O evangelho noticia a vida, morte e ressurreição de Jesus na história para conquistar nossa salvação. Nós não conquistamos isto, apenas aceitamos. Jesus não apenas nos traz a boa nova, Ele mesmo é a boa nova.

segunda-feira, maio 30, 2011

O amor venceu ou a volta ao universalismo

O novo livro de Rob Bell já é um best-seller, o livro retoma o tema do universalismo, assim como Brian Mclaren, é um universalismo maroto, que você não sabe nunca se é ou não. Bell é um autor e ensinador brilhante,mas, já deu derrapadas incríveis como em Repintando a igreja, ele defende a desnecessidade da crença na concepção virginal de Jesus.


A staggering number of people have been taught that a select few Christians will spend forever in a peaceful, joyous place called heaven while the rest of humanity spends forever in torment and punishment in hell with no chance for anything better. It’s been clearly communicated to many that this belief is a central truth of the Christian faith and to reject it is, in essence, to reject Jesus. This is misguided, toxic, and ultimately subverts the contagious spread of Jesus’ message of love, peace, forgiveness and joy that our world desperately needs to hear. (viii)



As vezes, o intelecto e a fome por inovação, leva a respostas que nem sempre são as melhores.



sobre o livro vale a pena conferir a crítica de kevind deyoung na gospel coalition

sexta-feira, maio 27, 2011

Mark Dever: Deliberadamente Igreja

"As ordenanças são portanto o teatro em que vemos o evangelho encenado, e a nossa participação nele dramatizada. São o cenário em que a palavra da promessa de Deus nos é comunicada de modo palpável- pegamos e comemos o pão e bebemos o vinho. Esses são os meios da graça instituídos por Jesus, e Deus os usa para assegurar ao seu povo a dignidade do seu evangelho e a realidade de nossa participação nele" p. 102