quinta-feira, janeiro 09, 2014

a benção de obedecer.

A BENÇÃO DE OBEDECER E SERVIR

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Salmos 1:1-6

ESTAGIOS DA PERDIÇÃO
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores

Salmos 1:1

Existe uma progressão no salmo 1:1

  • TEMPORAL: Andar- deter – assentar-se
  • MORAL: Impio (vive sem Deus) – pecador (ama o pecado) – escarnecedor (aquele que divulga o pecado).
  • PENSAMENTO: CONSELHO – CAMINHO – RODA.

Existem estágios de uma desobediência para com Deus. No começo, a pessoa abre seus ouvidos para ouvir um conselho, depois aquilo atiça sua carne e ela já busca o caminho e por fim, ela já se assenta na roda para esboçar novos caminhos para o escárnio.


·         NÃO CONFIA NA PALAVRA DO SENHOR.
Por isto, tem que trilhar seu próprio caminho na força de suas palavras. Diz que é de Deus, mas trilha contra aqueles que são enviados de Deus.

REBELIÃO E FEITIÇARIA
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
1 Samuel 15:23
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Gálatas 5:20
“Na esfera espiritual, o homem que promover rebelião já demonstrou que, por mais grandiosos que sejam os seus discursos e sublimes os seus métodos, ele tem uma natureza perigosa, um caráter sem escrúpulos, e motivos ocultos no coração. Falando com franqueza, é um ladrão. Provoca desagrado e tensão no seio do reino e, em seguida, ou se apossara do poder ou roubará seguidores. Usará partidários que conseguir para estabelecer seu próprio domínio. Tão lamentável começo, construído sobre os alicerces da inssurreicao ..nao, Deus jamais aprova a divisão do seu reino”
Gene Edwards, Perfil de três reis, p. 69.

·         NÃO CONFIA NA PROVISÃO DO SENHOR.
Se o justo é como uma arvore plantada junto ao ribeiro, que confia na provisão de Deus. O rebelde busca criar sua própria provisão da escassez da carne. Existe uma progressão como vimos, ele se rebela contra Deus, fica irado e procura justificativas para tanto.
O JUSTO CONFIA EM DEUS, em sua provisão, não fica cobiçando por vangloria, ou invejando os outros (Gl 5:26) – vive pela fé, pelo Espirito.

·         NÃO TEM ESTABILIDADE.
Está sempre querendo saber o que estão pensando sobre ele e sobre os outros.
Está sempre envolvido em alguma nova coisa que mude tudo de uma vez.
São pessoas impacientes e sempre revoltadas, não conseguem esperar o tempo certo para dar o fruto.
O JUSTO POR OUTRO LADO, está firmado por Deus. Sabe que sua obediência é parte fundamental da sua crença, pois espera em Deus.
Pratica a lealdade, não abre espaços para nada que não for de Deus.
O vento norte afugenta a chuva, e a face irada, a língua fingida. Provérbios 25:23
Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda. Provérbios 26:20

·         NÃO TEM VITALIDADE ESPIRITUAL
Como nada sacia sua sede, está sempre com fome e sedento. Sempre dependem de grandes movimentos, numa semana são super crentes e noutra dizem que não vão mais para a igreja.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Gálatas 5:25

·         NÃO TEM PROSPERIDADE.
Existem duas escolhas que fazemos nesta vida: servir no céu ou reinar no inferno.
Nada do que o ímpio faz prosperará, aos olhos dos homens pode ser que ele consiga muitas coisas, mas diante de Deus não prospera em seu juízo, não permanecem na congregação e seu destino é a morte.
Tudo prosperará para o justo, porque ele vive da benção de Deus.
 SUA VIDA É REPLETA DOS FRUTOS DO ESPÍRITO:
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.  Gálatas 5:22

·         A LEALDADE.

LEALDADE é a característica fundamental para qualquer cristão.
Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Mateus 12:30
1.     TEM PRAZER NA PALAVRA DE DEUS.
2.     DÁ FRUTOS
3.     É DURADOURA.

Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1 Coríntios 2:15
“O homem espiritual se recusa a comparar-se com o padrão estabelecido pelo carnal ou aceitar as estratégias dos brigões que se colocam em plano superior para dominar os outros. Pelo contrario, o homem espiritual se coloca abaixo de todos os outros, criando um contraste entre si e todos os brigões que o julga de maneira inconcebível. O espiritual opera com base numa definição do homem que não necessita enfrentar um valentão, mas, pelo contrario, deve amar e servir. Para o intelectual podemos dizer: não somos sábios aos nossos próprios olhos, ao verbal, abençoamos, ao rápido em falar, nos gloriamos em nossa fraqueza. Para o brigão religioso, podemos afirmar: não confiamos em nossas obras, mas nas dEle. Ao nos colocarmos em plano inferior ao do brigão, em vez de nos esforçar-nos e clamar para chegar ao nível dele, conquistamos e vencemos. Não se intimide por causa de um brigão, pois ao agir assim acabará envolvido em seus falsos conceitos de vida”

Mike Wells, Discipulado Celestial, p. 222.