domingo, fevereiro 21, 2016

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.
João 14:5-15 : Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos.


CONHECENDO DEUS.
A essência do cristianismo é o conhecimento pessoal de Deus. Todo o resto vem como consequência disto.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14:9
Jesus está dizendo que é possível ouvir o que ele diz, estar com ocupado nas atividades da igreja e perder o ponto principal. Jesus está fazendo uma distinção entre conhecer sobre Deus e conhecimento pessoal de Deus, é possível ter informações sobre Deus mas não conhece-lo.
Você pode conhecer um monte de coisas sobre Deus, contudo, isto não muda nada em você.
Podemos ter conhecimento de fatos sem conhecimento pessoal, mas não podemos ter conhecimento pessoal sem conhecimento de fatos.
Você pode conhecer a Bíblia sem conhecer a Deus, mas não se pode conhecer a Deus sem conhecer a Bíblia.
Conhecer a Deus é fundamental:
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.  João 17:3
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor Jeremias 9:23,24

Conhecer a Deus é mais importante que ser a pessoa mais sabida, mais forte ou mais rica no mundo.
Nada é maior que o conhecimento pessoal de Deus, nem mesmo as coisas que fazemos na igreja.
“conhecer a Deus não significa apenas que devemos acreditar em certas coisas sobre Deus, nem meramente acreditar na existência e no ser de Deus”
Lloyd-Jones, Let Not...,p. 112
Problemas:
Por que o conhecimento é pessoal. Isto coloca uma prioridade que muitas pessoas não querem. A grande pergunta do Novo Testamento é quem você pensa que Deus é?
Por exemplo, dar a outra face só fará sentido se você tiver um conhecimento pessoal.
Precisamos colocar as primeiras coisas em primeiro lugar.
Cristianismo é em primeiro lugar se relacionar com uma pessoa.
Não existe um relacionamento pessoal sem abertura e comprometimento.
Não há meio caminho, meia verdade e meia vida.

Muitos fogem para não perder o controle da vida.