Outros

segunda-feira, agosto 17, 2015

Jonathan Edwards: CARIDADE OU AMOR, A SUMA DE TODA VIRTUDE.


MENSAGEM 1: CARIDADE OU AMOR, A SUMA DE TODA VIRTUDE.


A primeira mensagem tem como objetivo demonstrar que toda a virtude salvífica que distingue os cristãos genuínos está sumariada no amor.

Sendo que todo amor cristão verdadeiro é o mesmo e um em seu princípio.

1. Sendo que todo ele procede do mesmo Espírito que influencia o coração
2. o amor cristão, seja para com Deus, seja para com o homem é operado no coração pela mesma obra do Espírito
3. quando Deus e o homem são amados com um amor realmente cristão, ambos são amados com base nos mesmos motivos.

1. O amor disporá o coração a todos os atos próprios de respeito seja para com Deus seja para o homem.

"O amor para com Deus nos disporá a andar humildemente com ele, pois aquele que ama a Deus se disporá a reconhecer a vasta distância entre Deus e ele. A essa pessoa será agradável exaltar a Deus, a pô-lo acima de tudo mais e a encurvar-se diante dele. O verdadeiro cristão se deleita em exaltar a Deus com seu próprio aviltamento, porquanto ele o ama. Ele está pronto a reconhecer que Deus é digno disto, e se deleita em lançar-se ao pó diante do Altíssimo, movido de sincero amor por ele" (p. 28)

2. a razão ensina que são infundadas e hipócritas todas as pretensas realizações ou virtudes que porventura existam sem amor.


As Escrituras nos ensinam que o amor é a suma de tudo que está contido na lei de Deus e de todos os deveres requeridos em sua Palavra. 

1. as Escrituras ensinam isto a partir da lei e palavra de Deus, em geral.
2. as Escritura ensinam a mesma coisa de cada tábua da lei, em particular.

"Daí o amor parece ser a suma de toda a virtude e dever que Deus requer de nós, e, portanto, indubitavelmente deve ser a coisa mais essencial- a suma de toda a virtude que é essencial e distintiva no cristianismo real. Aquilo que é a suma de todo dever deve ser a suma de toda virtude real" p. 34


A veracidade da doutrina, como mostrada pelas Escrituras, transparece do que o apóstolo nos ensina, a saber, a fé que atua pelo amor (Gl 5:6)

1. que o verdadeiro amor é um ingrediente da fé genuína e viva, sendo o mais essencial e distintivo que existe nela.
2. todos os exercício do cristão do coração e as obras da vida emanam do amor

"As genuínas descobertas do caráter divino nos dispõem a amar a Deus como o bem supremo, elas unem o coração a Cristo, em amor, inclinam a alma a transbordar de amor para com o povo de Deus e para com a toda a humanidade. Quando as pessoas possuem uma verdadeira descoberta da excelência e suficiência de Cristo, o efeito é o amor. Quando experimentam uma convicção correta da verdade do evangelho, tal convicção é acompanhada do amor." (p.43)
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário