sábado, julho 01, 2006

O Impostor que vive em mim!

MANNING, Brenan O Impostor que vive em mim Textus, 2006.

Thomas Merton: “Resigne-se de sua insuficiência e reconheça sua insignificância para o Senhor. Quer você entenda isso, ou não, Deus o ama, está presente em você, vive em você, habita em você, chama você, salva você e lhe oferece entendimento e compaixão que não se compara a nada que você tenha encontrado num livro ou ouvido num sermão”. P 23

“Viver a partir do falso eu gera um desejo compulsivo de apresentar uma imagem perfeita para o publico, de forma que todos admirem e ninguém conheça” p 39

“Nossa identidade repousa na ternura implacável de Deus por nos, revelada em Jesus Cristo” p 62

“Meu papel era identificar-me com a dor de outros, não alivia-la. Ministrar era compartilhar, não dominar, entender, não teologizar, cuidar , não consertar” p 64

“Apenas a confiança despreocupada numa Fonte maior que nos mesmos pode dar força para perdoarmos as feridas causadas pelos outros. Em momentos extremos como esses, ha apenas um lugar aonde ir- o Calvário” p 82

Cristo crucificado é o poder e a sabedoria de Deus, uma força viva de sua presente ressurreição, transformando nossa vida e nos capacitando a estender a mão reconciliadora aos inimigos” p 82

Henri Nouwen:“O que se exige é que nos tornemos como o Amado nos lugares comuns da existência diária e, pouco a pouco, diminuir a distancia existente entre o que reconhecemos ser nos mesmos e as inúmeras realidades especificas da vida cotidiana. Tornano-mos o Amado é trazer a mim a verdade do alto revelada, ate aquilo que ordinariamente somos, de fato, nos pensamentos, nas palavras e nas ações a cada momento” p 87

“a obediência era a expressão de amor a Deus e ao próximo, portanto qualquer forma de religiosidade que se coloca no caminho do amor também se coloca no caminho do próprio Deus” 100

“Não ha um só momento que não carregue um significado eterno- nenhuma ação estéril, nenhum amor sem realização e nenhuma oração não ouvida” p133

“O milagre do evangelho é Cristo, ressurreto e glorificado, que neste exato momento segue nosso rastro, nos persegue, habita em nos e se oferece como companhia para nossa jornada!” p 135

“a disciplina da consciência da presença do Jesus ressurreto esta intimamente ligada à recuperação da paixão” 141

Joachim Jeremias:“Quando essa grande alegria toma conta de um homem, ela o arrebata, penetra-lhe
no intimo e subjuga-lhe a mente. Tudo o mais aparece inútil se comparado aquele valor extraordinário.A entrega sem reservas daquilo que é mais valioso torna-se o caminho natural. A idéia clara na parábola não é que o homem abre mão, mas a razão para assim faze-lo – a esmagadora experiência de sua descoberta. O efeito da boa é irrestivel, enche o coração de felicidade, muda completamente a direção da vida de uma pessoa e produz o mais sincero sacrifício próprio”p 145

Antonio de Pádua: “De que vale o aprendizado se não se transforma em amor?”

Yves Congar:” A revelação de Jesus não esta contida apenas em seu ensino, esta também, e talvez devamos dizer principalmente, contida em suas ações. A Palavra que se fez carne, Deus aceitando a posição de servo, a lavagem aos pés dos discípulos- tudo isso tem a força da revelação, e uma revelação de Deus” p174

“O discipulado autentico implica em atitudes como zombar dos ídolos do prestigio, da honra e do reconhecimento, recusar-se levar a serio, dançar a musica num ritmo diferente e livremente abraçar o estilo de vida de servo” p. 175

Beatrice Bruteau:“O amor de Deus não é condicional. Não podemos fazer nada para merece-lo, por essa razão é chamado de graça, e não precisamos fazer nada para provoca-lo. Já esta lá. Qualquer amor que seja salvador precisa ser desse tipo, absolutamente incondicional e livre” p 186

“O cristianismo consiste primariamente não naquilo que fazemos para Deus, mas no que Deus faz por nos- as coisas maravilhosas e grandiosas que Ele concebeu e alcançou para nos em Cristo Jesus” p 206

“O compromisso cristão não é abstração. É um jeito de ser concreto, visível, corajoso e formidável, num mundo forjado por escolhas diárias consistentes com a verdade interior (Mt 7:26)” p. 172

“Conhecendo quem Ele é, descobrira quem você é: filho de Deus,em Cristo, nosso Senhor” p 207.