quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Trechos da Mensagem Secreta

McLAREN, Brian A Mensagem Secreta de Jesus Thomas Nelson Brasil, 2007.

“Eis o escândalo: não apenas que Jesus fale do novo Reino (ainda que sua imagem do Reino seja única e poderosa), mas que ele diga estar o Reino próximo, disponível para ser agarrado, batendo à porta- não apenas algum dia no futuro, porém, aqui e agora. Aqui e agora!” p. 42

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Sobre PARÁBOLAS
“Não ouça apenas com seus ouvidos, ouça com seu coração. Não ouça apenas minhas palavras, ouça o significado mais profundo do que eu estou querendo dizer. Não ouça o sentido literal acessível à sua mente racional, busque mais profundamente por um significado, o que requer que você invista com sinceridade em esforço e imaginação pessoal“. p. 65
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“a maior genialidade de uma parábola: ela não agarra ninguém pelo colarinho e berra em seus ouvidos. Não força alguém a se submeter, mas deixa livre para que descubra e escolha por si mesma (...) a mensagem do Reino não venha nem como uma simples formula nem como uma grave ameaça ou ultimato, e sim, como um segredo escondido em uma parábola, como um tesouro escondido em um campo, como uma semente emabaixo do solo, como fermento escondido na massa” p. 70
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REINO DE DEUS
“A única maneira do Reino de Deus ser suficientemente forte, de um modo verdadeiramente libertador, é através de um certo tipo de fraqueza, escandalosa e não-coercitiva, a única forma de ser poderoso é através de uma fenomenal vulnerabilidade, a única maneira de dar vida é morrendo, o único modo de ter sucesso é fracassando?” p. 95

COMUNHÃO
“A vida é para eles agora um relacionamento interativo- reconciliados com Deus, reconciliados uns com os outros- e, portanto, vêem sua vida inteira como sendo uma oportunidade para se tocar a bela musica do Reino de Deus, de modo que cada vez mais pessoas serão atraídas a ele e que o mundo seja transformado pela sua crescente influência” p. 109
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RELIGIÃO E REALIDADE
“A religião se tornou o nosso calmante para que não ficássemos tão indignados com a injustiça” p.111
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LEIGOS X CLÉRIGOS
“Posso nos imaginar abandonando a falsa idéia de que alguns são clérigos (pessoas especiais que representam) e outros são leigos (pessoas passivas que observam- e frequentemente criticam- o desempenho dos clérigos). Em vez disso, posso nos imaginar vendo a cada um como agentes potenciais do Reino” p.112
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MUNDO E OUTRO MUNDO
“ESte mundo não está livre de conflitos, porém o conflito conduz à reconciliação e não à vingança. Neste mundo não estamos livres de passar necessidade, mas a generosidade flui onde e quando a necessidade surge. Em resumo, este novo mundo é aquele prometido pelos profetas. A mensagem secreta de Jesus, portanto, nos diz que este novo mundo é possível que está próximo, ou seja, ao alcance de todos. E, como resultado, esta é a hora de se reconsiderar a respeito de tudo e de se começar a aprender a viver segundo o estilo do Reino de Deus” p. 223
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“Se um numero suficiente de pessoas puder visualizar o Reino- e, ao vê-lo, reconsiderar sua vida, crendo que o impossível é possível- tudo poderá mudar” p. 250
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“Vislumbres deixam fragmentos em nossos corações e, uma vez tendo um vislumbre do Reino de Deus, nada mais poderá nos satisfazer plenamente” p.244
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A BÍBLIA, OS CRENTES E KIERKEGAARD
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“A Bíblia é muito simples de se entender. Mas nós, cristãos, somos um bando de caloteiros intrigantes. Fingimos ser incapazes de compreende-la porque sabemos muito bem que, no instante que a compreendermos, estaremos obrigados a agir de acordo com ela. Pegue quaisquer palavras do Novo Testamento e deixe tudo o mais do lado exceto seu empenho pessoal de agir de modo coerente com elas. Meu Deus! -você dirá- Se fizer isto, toda a minha vida está arruinada. Como poderia dar continuidade à minha vida neste mundo?

Eis, portanto, o verdadeiro propósito da erudição cristã. A erudição cristã é a invenção mais prodigiosa para se defender da Biblia, a fim de garantir que poderemos continuar sendo bons cristãos sem que a Bíblia sem aproxime demais de nós. Quão temível é cair nas mãos do Deus vivo! Sim, mais temível ainda é ficar a sós com o Novo Testamento.”
Soreen Kierkegaard,na p. 263

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