terça-feira, janeiro 30, 2007

Voltando as Disciplinas

Voltando a ler O ESPÍRITO DAS DISCIPLINAS de Dallas Willard.

"A cura bíblica para o mundanismo entre cristãos é encher o coração e a vida com as bênçãos eternas de Deus, de modo que haverá uma alegre preocupação e um desprendimento das coisas que não são espirituais" Chafer na p. 98

"Então esses mestres disseram que o corpo exterior era o corpo da morte e do pecado. Eu procurei mostrar seu erro; pois Adão e Eva tinham um corpo exterior antes da morte e do pecado vir sobre eles; o homem e a mulher terão corpos quando o corpo do pecado e da morte for retirado; quando forem renovados na imagem de Deus, por meio de Jesus Cristo, àquilo que eram antes da queda" George Fox, p. 109



A PSICOLOGIA DE PAULO DA REDENÇÃO- O EXEMPLO.


“Então, seguir Jesus- ou seguir o exemplo de Paulo- fica desprovido de significado pratico. Não expressa uma estratégia de viver nossa existência cotidiana;no máximo, concentra-se apenas em certos momentos especiais ou artigos de fé. Isso, por sua vez, torna impossível para nós compartilhar de suas experiências e consistentemente manter um comportamento como o deles- o qual, afinal, apoiava-se em suas experiências, e essas experiências resultavam de como eles organizavam suas vidas. Desde que não compartilhamos com els do mesmo comportamento, somos deixados com muita universa sobre eles e uma aplicação ocasional de sua linguagem à nossa experiência. A única maneira de superar essa nossa alienação da vida deles é tomar as práticas de Jesus e de Paulo como algo essencial para a nossa vida em Cristo”
p. 117


“Nosso fracasso mais grave hoje é a incapacidade de providenciar direção prática efetiva de como viver a vida de Jesus. Creio que isso se deve à perda do realismo bíblico em nossas vidas” p. 129


“A nova vida em Cristo não é uma vida interior de crenças e imaginações. É uma vida pessoal, incorporada, dentro do contexto social. A grande revelação que Pedro recebeu de Jesus como “o Cristo” era genuína. Entretanto, os eventos subseqüentes provaram que só aquilo não transformou sua vida. Aquilo que ele viveu, isso sim, mudou sua vida. O mesmo aconteceu com o próprio Senhor, que aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu (Hb. 5:8-9). Uma psicologia adequada da redenção deve estabelecer este ponto crucial. E os escritos de Paulo e toda a Bíblia devem ser lidos à luz disso” p. 131




A HISTÓRIA E O SIGNIFICADO DAS DISCIPLINAS


“As disciplinas são atividades que implantam em nós, em nosso corpo, que é o recepiente de nossas habilidades e defeitos, uma prontidão e uma capacidade de interagir com Deus e com nosso ambiente de forma espontânea”. p. 172

“O desejo de fazer a vontade divina só pode ser transformado em realidade quando damos passos para nos encontrarmos com Deus e nos aproximarmos dele com nossas ações”p.174

DISCIPLINAS DE ABSTENÇÃO
Solitude
Silêncio
Jejum
Frugalidade
Castidade
Discrição
Sacrifício

DISCIPLINAS DE ENGAJAMENTO
Estudo
Adoração
Celebração
Serviço
Oração
Comunhão
Submissão


SOLITUDE ‘é uma prova terrível, pois ela serve para encarar o casulo de nossas seguranças superficiais. Ela abre o abismo desconhecido que todos carregamos dentro de nós...revela o fato de que esses abismos são mal-assombrados” Louis Bouyer na p.184

CASTIDADE
“A essência da castidade não é a supressão do desejo, mas a total orientação da vida do individuo em direção a um objetivo” Dietrich Bohoeffer
COMUNHÃO
"O fogo de Deus queima mais alto quando a lenha é empilhada e cada acha sente a chama da outra. Os membros do corpo devem estar em contato a fim de sustentarem-se uns aos outros"p. 211
CONFISSÃO
"Somente a confissão torna possível a comunhão profunda, e a falta dela explica muito da superficilidade encontrada nas igrejas. O que torna a confissão suportável? A comunhão. Há uma reciprocidade essencial entre as duas disciplinas". p. 213
A POBREZA É ESPIRITUAL?
"Confiar, amar e servir à riqueza é uma progressão lógica, na qual chegamos à condição em que colocamos nossos bens, por meio de nossas ações, acima dos valores supremos da vida humana ou mesmo acima de DEus e seu serviço"p. 221

Nenhum comentário: