sexta-feira, janeiro 12, 2007

Um caderno de passagens

"O diálogo da mente consigo mesma não é basicamente uma realidade social. Tudo que o Cânone Ocidental pode nos trazer é o uso correto de nossa solidão, essa solidão cuja forma final é o nosso confronto com a nossa mortalidade"
Harold Bloom.






"Mas a ordem totalitária instala o pensamento articulador em todos os seus direitos e atém-se à ciência enquanto tal. Seu cânon é sua própria eficiência sanguinária"
Theodor Adorno




"O tédio é o pássaro onírico que choca o ovo da experiência"

"Cada manhã, ao acordarmos, apenas semi conscientes, seguramos em nossas mãos apenas algumas franjas da tapeçaria da existência vivida, tal como o esquecimento a teceu para nós"

"Um acontecimento vivido é finito, ou pelo menos encerrado na esfera do vivido, ao passo que o acontecimento lembrado é sem limites, porque é apenas um chave para tudo o que veio antes e depois"

Walter Benjamin




"se o que nasce do ventre humano da mulher vem sujo de gosma e de sangue, por que aquilo que nasce do espírito viria limpo. Em face de uma idéia nova, precisamos esperar que ela cresça (como cresce um bebê recém-nascido) para podermos avaliá-la com seriedade"
Georges Dumézil

Nenhum comentário: