quinta-feira, novembro 15, 2007

Sofrimento e Soberania para John Bunyan

Sempre houve, como há hoje, pessoas que tentam resolver o problema do sofrimento, negando a soberania de Deus – isto é, o governo providencial de Deus sobre satanás, a natureza e o coração do homem. Mas é notável como muitos dos que defendem a doutrina da soberania de Deus sobre o sofrimento, têm sido os que mais sofreram e que mais encontram nesta doutrina o maior conforto e ajuda.

Bunyan estava entre estes. Em 1684, ele escreveu uma exposição bíblica para seu povo sofredor, baseada em 1Pe 4:19, “por isso, também aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem entregar suas vidas ao fiel Criador e praticar o bem”. O livro foi intitulado Seasonable Counsel, or Advice o Sufferers. Ele toma a frase “ de acordo com a vontade de Deus” e expõe a soberania de Deus ali implícita para conforto de seu povo.

O que será feito não é o que os inimigos desejam nem o que decidiram, mas o que Deus deseja e o que ele determina...E, como nenhum inimigo pode trazer sofrimento sobre uma pessoa contrariamente à vontade de Deus, assim também ninguém pode se salvar das mãos dos inimigos quando Deus determinou entrega-lo para sua glória... como Jesus mostrou a Pedro “o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus” – Jo. 21:19. Sofreremos ou deixaremos de sofrer como lhe agrada. (p. 73)

( )


˜

"Os santos são borrifados pela mão de Deus aqui e ali, como o sal é colocado na carne, para evitar que ela cheire mal. Eles são espalhados pelo mundo para temperar a terra; assim, da mesma forma, onde eles devem sofrer é também designado para uma melhor confirmação da verdade. Cristo disse que nenhum profeta deve morrer fora de Jerusalém- Lc. 13:33- Mas, por que...? Deus designou que devem sofrer ali. Assim, então, quem, quando e onde estão na vontade de Deus e, conseqüentemente, são designados por aquela vontade" (John Bunyan Seasonable Counsel in Piper p. 74)

()

"Existem coisas de Deus que podem ser observadas em um dia, e noutro não. Seu poder em sustentar alguns, sua ira em abandonar outros. O fazer com que arbustos fiquem firmes, enquanto permite que cedros caiam, o tornar tolice o conselho dos homens e fazer com que o diabo passe a perna em sai próprio, o conceder a sua presença ao seu povo e o abandonar seus inimigos nas trevas, o revelar a retidão dos corações dos seus santificados e a exposição da hipocrisia de outros, tudo isto são maravilhas espirituais operadas no dia de sua ira, do redemoinho e da tempestade... temos a tendência de irmos longe demais nos dias calmos, e pensarmos que estamos bem avançados, e bem mais fortes d que realmente descobrimos estar, quando o dia da provação bem sobre nós... não poderíamos viver sem tais mudanças da mão de Deus sobre nós. Nossa natureza carnal cresceria excessivamente, se não tivéssemos nossos invernos no tempo apropriado. Diz-se que em alguns paises as arvores não produzem fruto, pois não há inverno ali". (John Bunyan Seasonable Counsel in Piper p. 77)




Fonte: PIPER, John Sorriso Escondido de Deus Shedd Publicações

Nenhum comentário: