segunda-feira, setembro 10, 2007

O Desejo de Status por Alain de Botton

O 'Desejo de status' apresenta uma argumentação bem estruturada que identifica e ataca os pilares fundamentais das sociedades atuais, criadoras de multidões de pessoas infelizes, decepcionadas consigo mesmas e com a posição social que ocupam. O ponto central do livro é o conceito de desejo de status. São cinco as causas apontadas pelo autor como as criadoras desse desejo de subir a qualquer custo na hierarquia social - a falta de amor, o esnobismo dos outros, as expectativas muito elevadas que temos, a estrutura meritocrática da sociedade e a dependência de fatores externos para a conquista do sucesso profissional.
Depois de analisar esses fatores, revelando sua origem histórica e suas conseqüências, Alain de Botton mostra que existem remédios para atenuar esse mal. A filosofia, a arte, a política, a boemia e o cristianismo podem se tornar armas importantes contra as frustrações decorrentes do desejo de status. Sem oferecer soluções simples e miraculosas, o autor procura compreender a questão em toda a sua complexidade, relativizando o valor do sucesso e mostrando que a vida é muito mais do que ser financeiramente bem-sucedido.


Alguns pontos e trechos.

Esnobismo

"a história do luxo pode ser mais precisamente interpretada como registro de trauma emocional. É o legado daqueles que se sentiam pressionados pelo desdém dos outros a acrescentar uma importância extraordinária à sua personalidade desprovida, a fim de indicar que eles também podiam reivindicar amor" (p. 30)


Expectativa

"Nós nos sentiremos afortunados somente quando tivermos tanto quanto as pessoas com que crescemos, com quem trabalhamos, considerarmos amigos e nos identificarmos na esfera pública ou quando tivermos um pouco mais que elas" (p. 48)

"Invejamos somente aqueles que consideramos nossos semelhantes, invejamos somente membros de nosso grupo de referência. Poucos êxitos, são mais intoleráveis do que os êxitos de nossos amigos mais íntimos" (p.49)


BOTTON, Alain de O Desejo de Status Ed. Rocco,2004

Nenhum comentário: