terça-feira, dezembro 18, 2007

Confissões de um Reverendo Reformado.


O livro é sobre a construção da igreja de Mars Hill, os desafios e tropeços, contados de uma forma realista e sincera por um pregador que é assim. O grande desafio da emerging church é permanecer com uma mensagem cristocêntrica e real para as pessoas, como Cristo.

Uma igreja que começou em 1996 com 20 pessoas, e hoje tem 6 mil membros.


A versão babilônica de comunidade é uma afinidade sem Deus. A comunidade babilônica não aspira um crescimento a não ser por nascimentos internos, não dá boas vindas a pessoas que são diferentes, não pratica hospitalidade, e os seguidores buscam ficar salvos e bem sucessidos. Comunidade é o único alvo para igrejas que pensan como Babilônia. A resposta de Deus para a comunidade babilônica é julgamento e banição, por causa do pecado, especialmente na igreja.
A versão pentecostal de comunidade existe para missão, não para si mesma. Uma comunidade pentecostal não se mantém porque pessoas são iguais mas por causa eles estão numa mesma missão com o mesmo Senhor. Por causa disto, uma comunidade pentecostal é marcada pelo desejo de expandir o Reino de Deus através da salvação de diversas pessoas, que são bem vindas para aprender sobre a grandeza de Jesus. Pessoas movidas pelo Pentecoste não enxergam que a construção da comunidade em sua igreja é sua missão. Melhor, elas vêem sua comunidade na igreja como apenas existindo para missão de Deus, e eles aceitam que apenas um caminho existe para uma comunidade saudável, que é a prosseguir na missão de Deus de alcançar pessoas perdidas, assim a comunidade é efeito e não uma missão. A resposta de Deus para uma comunidade pentecostal e missional é graça e unidade trazidas pelo Espírito Santo. ( tradução livre, p. 33)

"Nós precisamos de ambos retratos, a humildade, Cristo encarnado e o triunfo, Cristo exaltado, para realmente entender a Cristo. Para nós podermos conhecer humildade, Cristo encarnado, assim descobrimos como ser missional e ter um relacionamento amoroso em nossa comunidade. Como nós podemos glorificar, através do Cristo exaltado, nós aprendemos ter confiança e segurança porque nós proclamamos sua vitória sobre satã, pecado, morte e inferno" pág. 43.

Na igreja há 3 tipos básicos de público:

Observadores: são aqueles que estão felizes e não dão nada, vem apenas pra ver a cada semana.

Consumidores: são aqueles que também não dão e nem fazem nada, mas querem sempre mais e mais, e demandam por mais bens e serviços do pastor.

Participantes: são aquelas pessoas que compram a idéia da igreja em ser mssionária em nossa cidade, vêem a igreja para servir a uma grande missão e estão grandemente encorajados.
(pág. 45).


Sem uma liderança bíblica, a missão não pode acontecer porque não há nenhuma autoridade para definir o que é missão, dirigir a missão ou defender a missão.

(pág. 48)



"Através dos anos , eu apenas aceitei que se não abrir rapidamente a porta dos fundos quando Deus está tentando colocar pessoas fora da igreja, eu estarei trabalhando contra Deus em tentar manter pessoas doentes em nossa igreja para que então possam infectar outras. De fato, a igreja é um corpo, e uma das é o colon. Como o corpo humano, todo corpo da igreja sem colon é destinado a enfermidade que pode levar a morte"
(pág. 131)








Mark Driscoll, Confessions of a Reformission Rev. Zondervan, 2006

Nenhum comentário: