sábado, novembro 10, 2007

Capitão Nascimento é fanfarrão, diz comandante


Para o tenente-coronel Pinheiro Neto, do Bope, "Tropa de Elite" é uma caricaturaSegundo o "Caveira 41", o Bope é extremamente eficiente, usa a força letal prevista em "código" e pode ser comparada com a Swat
DA SUCURSAL DO RIO da Folha de S. Paulo

Aos 43 anos, o tenente-coronel Pinheiro Neto é o 13º comandante do Bope e o "Caveira 41". Reconhece que faltam equipamentos modernos e diz que "Tropa de Elite" é "uma caricatura" do Bope e da PM. Vê aspectos positivos no filme e reconhece que é uma propaganda para a unidade. Só não perdoa o capitão Nascimento, protagonista do filme. "É um um fanfarrão." (RAPHAEL GOMIDE)

FOLHA - O Bope é eficiente? PINHEIRO NETO - Extremamente. Tira de circulação o marginal e minimiza danos à população, trazendo o combatente vivo. Pelo volume de operações e as condições em que somos chamados a intervir, em situações fora de controle, prova que o treinamento tem efeito.
FOLHA - O Bope mata mais do que deveria? PINHEIRO NETO - Não digo nem que sim nem que não. Usamos a força letal prevista em código, quando o oponente não se rende ou põe nossa vida ou a de terceiro em risco. Este ano tivemos seis casos de resgates, com nove resgatados. Quando tiramos de circulação traficantes que expõem riscos a milhares, é tropa que salva vidas.
FOLHA - É incorruptível? PINHEIRO NETO - Trabalhamos para isso. Quem não pensa assim não deve vir. Perde seu tempo e, pior, faz com que percamos o nosso. Agora, trabalhamos com seres humanos, passíveis de erro, mas temos instrumentos para punir o desvio. Já tive gente excluída por outros fatores: por deficiência tática, disciplina, relacionamento. Na minha gestão não houve excluído por corrupção. Em outras gestões, não recordo.
FOLHA - É possível comparar o Bope com unidades de outros países? PINHEIRO NETO - Com a Swat, dá para comparar nossa unidade de intervenções táticas. No resto, só com unidades de Israel na Faixa de Gaza e as tropas dos EUA em Bagdá.

FOLHA - O Bope tem o mesmo nível de equipamento tecnológico da Swat?
PINHEIRO NETO - Tenho tudo o que quero? Minha resposta é um "não" bem grande. Precisamos de tecnologias de última geração, pequenas câmeras de infiltração, sensores de calor. É necessário investir e é função que faço com freqüência. Vão chegar novos blindados de Israel, de US$ 300 mil. Solicitamos desde fuzis de assalto até tratores, blindagem pessoal, explosivos, caminhões 4x4, armamento não-letal.

FOLHA - O Caveirão (blindado) está ultrapassado?
PINHEIRO NETO - É engraçado: nunca chamamos o blindado de Caveirão, mas ficou conhecido assim. O blindado tem uma série de coisas a serem melhoradas, mas muitos PMs deixaram de morrer por causa dele. Não dá para abrir mão.

FOLHA - "Tropa de Elite" é propaganda positiva ou negativa?
PINHEIRO NETO - O filme é uma caricatura do curso e dos batalhões convencionais. Foi importante por discutir a relação hipócrita entre consumo de droga e financiamento da violência e mostrar que bandido é bandido. Mostra o lado ruim da PM, cruel e corrupto -que existe-, mas também o bom. A PM é a corporação que mais expurga os maus funcionários. Foi uma propaganda para o Bope? Posso dizer que sim.

FOLHA - E o capitão Nascimento?
PINHEIRO NETO - É um descompensado, um fanfarrão.

FOLHA - E o capitão Pimentel [co-roteirista e ex-Bope]?
PINHEIRO NETO - Extremamente carismático, inteligente e honesto. Foi meu amigo, mas frise aí: foi. Fomos grandes amigos; hoje, somos conhecidos.

FOLHA - Mais gente quer entrar para o Bope depois do filme?
PINHEIRO NETO - Saberemos nas inscrições de janeiro. No último curso, antes do filme e sob o impacto da ação no Alemão, foram 548 candidatos [30 vagas] -a média antes era de 250.

Nenhum comentário: