quarta-feira, dezembro 07, 2005

Tommy Tenney e a Casa Favorita





A história da humildade perante Deus.

Livros evangélicos são sempre um problema quando se lê, eles não querem apenas contar uma história querem falar de algo eterno, algo que vai além do que seus autores acham, uma verdade que escapa a vida do autor, uma verdade eterna alheia ao livro e ao autor.



Casa Favorita nos relembra do privilégio e da ascensão celestial que tem a adoração. O autor conta a história do templo de David, que nem templo foi, e sim uma tenda....sua construção canhestra, mas sua edificação espiritual sempre presente e sincera e constante eis o segredo da tenda de David.

Outra peculiaridade do sonoro templo de David era a não-presença de véu, enfim, a tenda de David era presença popular, aberta, pública de Deus aos homens na forma da Arca, com toda reverência e alegria possíveis para todos os possíveis, daí talvez, o Salmo primeiro.

Mas por que comecei com o primeiro capítulo? O livro foi escrito por um norte-americano para um público norte-americano sulista pentecostal, habituado com a frênesi sulista na forma de adorar a Deus.

Faz sucesso no Brasil com neo-pentecostais, claro, principalmente pela defesa do louvor diante da pregação. Coisa que fará batistas e presbiterianos virarem o estômago.

Há uma supervalorização da emoção, do sentir Deus, como "kabod" a glória pesada de Deus, e um esquecimento dos momentos tormentosos aonde a sequidão do sentir vêm e só nos resta os respingos da memória e da certeza como em Jó da existência do redentor.

É complicado separar, definir que isto é pra aquilo e aquilo para lá, dividir adoração de pregação, colocar modos e formas para tanto.......assim como é deveras dificil criticar um livro evangélico, porque a verdadeira verdade que o livro quer falar escapa dele e do seu comentário.

7 comentários:

matthewmarks9407 disse...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

http://www.juicyfruiter.blogspot.com

matthewingals80303661 disse...

Do you want free porn? Contact my AIM SN 'abunnyinpink' just say 'give me some pics now!'.

No age verification required, totally free! Just send an instant message to AIM screen name "abunnyinpink".

Any message you send is fine!

AIM abuse can be reported here.

Anônimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»

Anônimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Anônimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

Anônimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

Anônimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»