terça-feira, fevereiro 27, 2018

João 20:1-18: O Crente pode ter dúvidas?






E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro. Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram. Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro. E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou. Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis, E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu. Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos.
Tornaram, pois, os discípulos para casa. E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto
.  João 20:1-18

Nossas vidas descuidadas levam o mundo exterior a falar; e nós lhe damos motivos para falar palavras que põem em dúvida a verdade do próprio cristianismo


C.S. Lewis, Cristianismo Puro e Simples.



Na vida cristã, há momentos que estamos cheios de confiança e alegria, mas também, há momentos devido às circunstancias da vida mesmo, que ficamos com ceticismo ou dúvidas.  Devemos tentar entender como devemos lidar com as dúvidas e como podemos vencê-las.

Em Judas 1:22, diz “tenham compaixão daqueles que duvidam”.  Devemos entender que as dúvidas podem fortalecer o nosso relacionamento com Deus, nos forçando a considerar as razoes pelas quais seguimos a Jesus.

Devemos desmascarar nossa dúvida

Considerar a nossa fé

Abastecer a nossa esperança.

               

1.       DESMASCARAR A NOSSA DÚVIDA


E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro. Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram. João 20:1,2

Maria vai ao sepulcro e descobre que o corpo de Jesus não está mais lá. Maria está diante da evidencia física da tumba vazia, e sua conclusão é que houve um roubo, assim, ela vai avisa a Pedro e a João.

 Se olharmos para o verso 8, João, o outro discípulo, vê a mesma evidência, a mesma situação, e ele crê que Jesus está vivo.

Nós temos duas pessoas que olham para o mesmo fato, mas elas têm duas conclusões sobre aquilo que aconteceu. Uma, acredita que houve um roubo, e outra, acredita na ressurreição. Aparentemente, temos dois tipos de explicação: uma natural e outra sobrenatural.

Contudo, existe uma falsa dicotomia aqui entre natural e sobrenatural.  O que João viu era realmente impossível, a resposta talvez seria que a ressurreição não aconteceu, mas como você poderia provar que não ocorreu empiricamente?

Quando Maria pensa que aconteceu um assalto, no fundo, também é uma crença pois ela não pode provar o que acontecer. Então, os dois estão no mesmo barco, ambos estão no terreno da crença.

Por trás de toda dúvida, não existe uma ausência de certeza ou de crença, mas uma crença em algo. Não é um  jogo de fé contra razão, mas de crenças.  Mesmo o maior ateu que possa existir é um homem de fé, pois vive sua vida baseada na crença de que Deus não existe.

A dúvida é uma crença alternativa!



2.       CONSIDERE A NOSSA FÉ.


Vivemos num mundo que há muita coisa que não entendemos.

Uma coisa que devemos entender que a nossa fé não é algo abstrato, mas bem concreto. Fé é uma confiança em si, em alguém ou em algo pela qual movemos nossa vida.

E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. João 20:13

Perguntam para Maria por que ela está chorando. Ela responde que é porque levaram o Senhor dela para algum lugar onde ela não sabe.

Maria chama Jesus de Senhor, não de amigo ou conhecido, porque Maria havia colocado toda a sua esperança, seus sonhos, toda sua confiança, enfim, toda a sua vida a serviço de Jesus. Nos últimos anos, ela considerou Jesus como a esperança de sua vida, e agora, ela vê essa esperança escapando de suas mãos.

Todos nós temos, algo ou alguém em que colocamos nossa esperança. Maria está triste porque acha que sua esperança sumiu.  

Quando desmascaramos nossa dúvida, vimos que no fundo ela é uma crença. E, assim, ela sempre será dirigida para algo ou alguém, como está escrito em Hebreus a fé é a busca por algo.

Neste sentido, podemos ler:

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.  Tiago 1:5-8

“A dúvida é um estado de espírito polivalente. Pode significar o fim de uma fé, ou pode significar o começo de uma outra. Pode ainda, se levada ao extremo, instituir-se como ‘ceticismo’, isto é, como uma espécie de fé invertida. Em dose moderada estimula o pensamento, mas em dose excessiva paralisa toda atividade mental”. Vilém Flusser, A Dúvida




Em Mateus 14, Jesus está andando sobre as águas, Jesus vira para Pedro e pergunta porque ele duvida. Por que Pedro está afundando, porque sua crença no poder da tempestade é maior do que sua crença em Jesus para o guardar.

Quando, alguém não muda seu comportamento em relação a dinheiro e a sexo, é porque sua crença na recompensa do sexo e do dinheiro é maior que aquilo que Jesus pede para ela.

...

SEU RELACIONAMENTO COM JESUS É APENAS INFORMAÇÃO OU HOUVE TRANSFORMAÇÃO? VOCÊ REALMENTE ACREDITA EM JESUS CRISTO?

Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos. João 20:9

Eles não entendiam ainda completamente porque Jesus teve que morrer. Você pode acreditar na morte e ressurreição de Jesus mas mesmo assim ainda não ser um cristão. Você pode acreditar na sua cabeça que Jesus sofreu e que não está mais naquela tumba, mas se você não souber o porquê ele passou por aquilo, quando as tempestades vierem, você vai afundar.

Se qualquer coisa a não ser Jesus for aquilo que você coloca sua segurança, satisfação e felicidade, isso é traição. Lembre-se que Jesus morreu porque estávamos em rebelião contra Deus, colocando outras coisas como senhores da nossa vida.

A pergunta é onde está sua confiança?

A resposta pode estar na nossa vida de oração,  há alegria nela ou é só uma lista de necessidades.

A reposta pode estar na nossa vida de igreja, você cultiva amizades e busca servir as pessoas.



3.       ABASTECER A NOSSA FÉ.


Nossa luta com as dúvidas é porque talvez consideramos que tudo isto é muito bom para que seja verdade. Vivemos num mundo de sombras e maldições, um mundo despedaçado.

“Mas qual é a filosofia dessa geração? Não que Deus está morto; esse ponto foi ultrapassado há muito tempo. Talvez pudesse ser estabelecido: a morte é Deus. Essa geração pensa (e este é seu pensamento dos pensamentos) que nada fiel, vulnerável e frágil pode ser durável ou ter poder duradouro.” Saul Bellow

Mas, Jesus disse Maria. (verso 16)

Quando Maria ouve a voz de Jesus a chamar, ela entende profundamente que Jesus está verdadeiramente vivo, falando a seu coração.

No fundo do seu coração, você acredita que essa voz um dia te chamou, e que Jesus morreu por você e agora toda a sua vida pode ser alicerçada nesta confiança?

Nenhum comentário: