Assyria’s unusually violent and brutal treatment of rebellious populations in the empire is well documented in its literary and visual media. Royal inscriptions regularly describe the violent defeat of the empire’s foes, while palace reliefs depicted in graphic detail the varied fates of its conquered opponents. The imperialistic sponsorship of this media reminds us that Assyria’s cruelty was a means to an end rather than an inherent Assyrian trait. It was at the same time probably not purely pragmatic, and Zehnder contends that Assyria’s upper echelons regarded the non-Assyrian ‘other’ as less than human and were consequently more likely to authorize and encourage acts of cruelty against them than if they had viewed the ‘other’ as no less human than themselves ( DANIEL C. TIMMER, The Non-Israelite Nations in the Book of the Twelve, p. 79)
E disse o Senhor: Fazes bem que assim te ires?
Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.
E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.
E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.
E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;
E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?
Jonas 4:4-11
DEUS QUE É PACIENTE
Jonas parecia que havia sido convertido dentro do peixe. Ele experimentou a graça de Deus e obedeceu a ordem de Deus para pregar a sua Palavra sem medo. Ele predisse que a ira de Deus estava para alcançar aquele povo, mas nada aconteceu. Agora, ele sente um tolo. Eles mereciam o julgamento de Deus.
A ira de Deus que veio sobre Jonas através da tempestade letal, que ele sobreviveu graças a misericórdia de Deus. Ele também merecia o julgamento, mas recebeu misericórdia no lugar Agora Jonas está esquecido que foi perdoado (Mt 18:21-35)
Apesar de tudo isto, Deus é paciente com ele, Jonas retorna a mesma raiva opositora a Deus de antes. Desta vez, contudo, Deus não envia uma tempestade, mas começa aconselhando Jonas gentilmente. Ele pergunta: se havia alguma razão para aquela fúria?(Jn 4:4).
Esta será uma lição de humildade e consolação.
DEUS QUE CHORA
Deus vem até Jonas mais uma vez e começa a argumentar com ele.
Jonas ainda está cheio de justiça própria, sua resposta para Deus ecoa o irmão mais velho de Lucas 15.
Mesmo sabendo que Deus não iria mais destruir a cidade, Jonas constrói um abrigo para esperar o que irá acontecer com a cidade.
Para deixar Jonas mais confortável, Deus coloca uma grande planta para dar sombra a ele. Ficamos sabendo que Jonas fica feliz com aquela planta. Contudo, Jonas fica com muita raiva quando Deus envia uma lagarta matando aquela planta, logo de manhã, veio um vento quente, sua raiva só aumenta. ele deseja morrer (Jn 4:9).
A palavra usada nos versos 10 e 11 para compaixão é uma palavra que significa ficar de luto por alguém ou por algo, ter o coração partido, chorar por algo.
Deus diz que ele está chorando por aquela planta (Jn 4:10). Isto é, Deus está dizendo que você está chorando por causa dela, em luto. Seu coração ficou ligado a planta. Aí ele diz: você chorar por causa das plantas, eu choro por causa das pessoas.
Deus lamenta sobre o mal e a perdição de Nínive. Quando você coloca seu coração sobre alguém, você só pode estar feliz quando aquela pessoa está feliz, a dor dela se torna sua dor. O amor com apego nos faz vulneráveis ao sofrimento e ainda assim Deus diz isso sobre si mesmo aqui e em outros lugares também - Is 63.9
A maioria dos apegos mais profundos dos seres humanos são involuntários. Precisamos de muitas coisas, e ficamos emocionalmente apegados as coisas que encontram nossas necessidades. Deus, entretanto, não precisa de nada. Ele é perfeito em si mesmo e não tem falta de nada. Mas como pode estar ligado a nós?
A única resposta é que o Deus auto suficiente ama apenas voluntariamente,
DEUS QUE É GENEROSO
A compaixão de Deus não é algo apenas abstrato mas concreto. Ele diz que o povo de Nínive desconhece a diferença entre sua mão direita da esquerda. Esta é uma figura de linguagem para se referir a cegueira espiritual.
Existem muitas pessoas que não tem ideia do por que deveriam viver, ou o significado de suas vidas, nem tem qualquer guia para falar o que é certo e o que é errado. Deus quando olha para estas pessoas que trouxeram problemas para suas próprias vidas por conta de sua própria estupidez.
A verdadeira compaixão, é o apego voluntário do nosso coração para os outros corações, significa que a doença do outro nos faz doentes. Isto é super desconfortável, mas este é o caráter da compaixão.
ELES NÃO SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO.
Jonas como profeta de Deus não chora por causa da cidade, mas o Deus generoso e que chora nos lembra Jesus, o profeta que chorou sob as cidades.
Jesus indo para Jerusalém, na sua ultima semana de vida. Ele sabia que iria sofrer nas mãos dos líderes e da multidão daquela cidade, mas ao invés de ficar cheio de auto- piedade ou raiva, como Jonas, ele viu a cidade, mas, ele chorou sob ela (Lc 19:41,42,44) e Lc 13:34.
Na cruz, Ele pede que o Pai os perdoe pois não sabem o que estão fazendo (Lc 23:34).
Jonas saiu da cidade, esperando testemunhar a destruição da cidade.
Jesus sal da cidade, para morrer na cruz para a salvação da cidade.
DEUS É UM PERSONAGEM COMPLEXO.
Como ele deixa sem punição pessoas más?
Como Deus pode ser santo e justo, se Deus perdoa aqueles que merecem a retribuição divina?
Somente quando olhamos para a cruz, conseguimos enxergar como Deus é santo e misericordioso ao mesmo tempo em que ele pune o pecado e prove a salvação.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Romanos 3:25,26
O final abrupto de Jonas nos convida a nós mesmos com nossas vidas escrevermos nosso finais para a historia. Deus nos chama para aplicar este texto à nossa vida, em nosso tempo e lugar. As perguntas que ficam:
Qual é o nosso relacionamento com a palavra de Deus?
Qual é o nosso relacionamento com o mundo de Deus?
Qual é o nosso relacionamento com a graça de Deus?
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Romanos 3:25,26
O final abrupto de Jonas nos convida a nós mesmos com nossas vidas escrevermos nosso finais para a historia. Deus nos chama para aplicar este texto à nossa vida, em nosso tempo e lugar. As perguntas que ficam:
Qual é o nosso relacionamento com a palavra de Deus?
Qual é o nosso relacionamento com o mundo de Deus?
Qual é o nosso relacionamento com a graça de Deus?
We are told nothing, however, about his reaction to God's monologue. Is he skeptical about its logic? Does it drive him to further dejection? Or, on the contrary, does it restore his faith in God's justice? Pages of speculations can be written on this score; but it may be best to end these comments by revealing what took place according to a medieval Jewish homily: 'At that very moment, [Jonah] fell flat on his face saying, "Direct your world according to the attribute of mercy, as is written, 'Mercy and forgiveness belong to the Lord our God'"' Sasson, Jonah, p. 320.
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