1 Coríntios 2:6-16
Entretanto, falamos de sabedoria entre os maduros, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória. Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo.
Comentário:
Após insistir que prega somente a
cruz e que outra mensagem seria apenas trocar o poder de Deus por sabedoria
humana. Paulo começa a falar de uma sabedoria secreta para o maduro. Aparentemente
parece que está contradizendo o que acabou de afirmar.
A melhor explicação para este
trecho é que Paulo está num modo irônico, usando alguns dos vocábulos religiosos
dos coríntios para vencer eles no seu próprio jogo e ao mesmo tempo mostrar quão
ridículo é esse jogo. Ele toma a linguagem problemática de Corinto dos entusiastas
da sabedoria e fala de um conhecimento secreto que afinal está revelado para todos
que ouvem. Esta sabedoria secreta não é nada além da cruz.
A ironia é a mais perigosa das
armas retoricas porque emprega alguns giros semânticos que devem estar relacionados
com o contexto do público e da intenção irônica do autor. Devemos ler as pistas
corretamente nesta passagem, devemos começar ancorando nossa interpretação em
cinco observações fundamentais, segundo Richard B. Hays:
1. Paulo
já definiu explicitamente o conteúdo da verdadeira sabedoria divina (1:22-24).o
conteúdo da sabedoria de Deus é precisamente a cruz.
2. Logo,
o discurso em 2:6-16 deve ser lido como irônico, é uma inversão daquilo que estava
falando em 1:18 a 2:5.
3. As
categorias positivas que Paulo usa para explicar esta sabedoria não filosóficas
mas possuem caráter apocalíptico: “esta era”, “mistério escondido”, “decretado
antes das eras”, “glória”, “revelada” e adiante. Então, a ênfase permanece na
iniciativa revelatória de Deus e não nas capacidades humanas do conhecer.
4. As
distinções realizadas na passagem sobre quem conhece e quem não conhece o mistério
não são entre dois tipos de cristãos, ao invés disso, são distinções entre crentes
que receberam o Espírito de Deus e aqueles que pertencem a era antiga, que
ainda não receberam.
5. O
significado de maturidade espiritual é definido com uma inversão irônica final
(3:1-4). A sabedoria autentica é caracterizada pela unidade e humildade e não por
um conhecimento especial ou capacidade retórica.
1Co 2:6
Outros exemplos de ironia são Fp
3:2-6 e 2Co 11:1-12:10 assim como em 1Co 2:6-3:4, Paulo usa os termos dos seus oponentes.
Há duas palavras chaves aqui
neste texto: sophia (sabedoria) e teleioi (maduro), este termo que aparece
frequentemente nos escritos de Filo de Alexandria para descrever aquele que alcançou
um avançado estagio de insight espiritual e perfeição. Presumivelmente, os corintos
entusiastas da sabedoria descreviam a si mesmos desta forma, em contraste com
os nepioi, os infantes ou novos na escalada espiritual.
Para Paulo, ser maduro espiritual
está definido em termos concernentes a construção da comunidade (1Co 14:20), em
termos de submissão à vontade de Deus para o serviço da comunidade (Rm 12:2) e seguir
o exemplo de Jesus (Fp 3:15, Cl 1:28, Ef 4:13).
Paulo acrescente que a sabedoria
que ele ensina “ não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que
estão sendo reduzidos a nada”( 1Co 2:6). Em outras palavras, a sabedoria
pertence a nova criação não a antiga, aqui há uma linguagem apocalíptica. A
verdadeira sabedoria divina é uma sabedoria escatológica que pertence a nova
era inaugurada pela cruz. Esta sabedoria não é alcançável através da especulação
filosófica ou disciplinas ascéticas ou quaisquer outros esforços humanos, ao invés
disso, é a sabedoria de Deus revelada através da morte de Jesus e da pregação do
evangelho (1:23-24). Os poderosos desta era são os portadores de poder neste
mundo: o sábio, o poderoso, aquele de nascimento nobre, que acha a cruz incompreensível
(1:26-28). Eles esta reduzidos a nada, este é o mesmo verbo de 1:28.
1Co 2:7-9
Continuando para desenvolver as dimensões
apocalípticas da sabedoria divina, Paulo indica em 2:7-9 que a sabedoria da
cruz foi preordenada antes das eras mas escondida dos poderosos desta era. Logo,
a pregação de Paulo da cruz é uma forma de mistério (4:1, Rm 16:25,Cl 1:26-27,
Ef 1:9-10) para aqueles que apenas conseguem ver as estruturas de poder do século
presente. Isto não tem nada a ver com as
religiões helenistas de mistério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário