sexta-feira, março 12, 2021

RELACIONAMENTO DE ALIANÇA

 

RELACIONAMENTO DE ALIANÇA-9-18

E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Tendes visto tudo quanto o Senhor fez perante vossos olhos, na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra;
As grandes provas que os teus olhos têm visto, aqueles sinais e grandes maravilhas;
Porém não vos tem dado o Senhor um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.

Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.

Vós todos estais hoje perante o Senhor vosso Deus; os capitães de vossas tribos, vossos anciãos, e os vossos oficiais, todos os homens de Israel;

Os vossos meninos, as vossas mulheres, e o estrangeiro que está no meio do vosso arraial; desde o rachador da vossa lenha até ao tirador da vossa água;

Para entrardes na aliança do Senhor teu Deus, e no seu juramento que o Senhor teu Deus hoje faz convosco;

Para que hoje te confirme por seu povo, e ele te seja por Deus, como te tem dito, e como jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.

E não somente convosco faço esta aliança e este juramento;

Mas com aquele que hoje está aqui em pé conosco perante o Senhor nosso Deus, e com aquele que hoje não está aqui conosco.

Porque vós sabeis como habitamos na terra do Egito, e como passamos pelo meio das nações pelas quais passastes;

E vistes as suas abominações, e os seus ídolos, o pau e a pedra, a prata e o ouro que havia entre eles,

Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do Senhor nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel;

 

Deuteronômio 29:2-4,9-18

A SINGULARIDADE DA ALIANÇA.

Para entrardes na aliança do Senhor teu Deus, e no seu juramento que o Senhor teu Deus hoje faz convosco; Para que hoje te confirme por seu povo

Deuteronômio 29:12,13

 

SEU POVO- há um símbolo de intimidade e amor entre Deus e seu povo.

JURAMENTO –  a aliança é um relacionamento  que é mais amoroso e intimo que um relacionamento legal apenas, mas mais profundo e duradouro que apenas um relacionamento pessoal.

É mais amoroso e intimo porque é legal – porque são votos e promessas voluntárias e mutuos debaixo da lei não importando as circunstancias.

 

A sociedade moderna não tem um conceito para isto, porque estamos preocupados com a nossa felicidade e conquista individual

EU SEREI O QUE DEVO SER ENQUANTO VOCÊ FOR O QUE DEVE SER.

Quando há realmente um RELACIONAMENTO DE ALIANÇA a resposta é:

EU SEREI O QUE DEVO SER QUER VOCÊ SEJA OU NÃO O QUE DEVE SER.

Num verdadeiro relacionamento de aliança, o outro é mais importante que eu, o relacionamento é mais importante que minhas necessidades no momento.

Abrimos mão de nossa independência, nossa liberdade como presente de amor. Se ambas as pessoas estão dizendo isto e vivendo isto, essa relação será muito mais profunda e satisfatória que uma relação de consumo.

Exemplo: Tenda x Crispim.

Se o relacionamento mais profundo é um relacionamento de aliança, nosso relacionamento com Deus deve ser desse tipo.

Pessoas modernas não conseguem lidar com lei e amor, as pessoas querem um relacionamento pessoal com Deus, mas não um relacionamento de aliança com Deus.

 

MISTÉRIO DO RELACIONAMENTO

Todas as alianças tem seus termos e condições, se você cumpre as condições, há recompensas ou bençãos, se falhar há penalidades ou maldições.

Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.  Deuteronômio 29:9

Vemos aqui as bençãos para quem guardar as condições da aliança.

Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do Senhor nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel; Deuteronômio 29:18

Vemos aqui as maldições para que não guardar as condições.

Se não tiver estas condições, não há validade para a aliança.

O verso 20 vai dizer: O Senhor não lhe quererá perdoar; mas fumegará a ira do Senhor e o seu zelo contra esse homem, e toda a maldição escrita neste livro pousará sobre ele; e o Senhor apagará o seu nome de debaixo do céu.

Está dizendo que nunca vai perdoar se descumprirmos sua aliança. Mas, Deus não é um Deus perdoador?

Por toda a Bíblia, vemos estas declarações de Deus que não podem abençoar as pessoas desobedientes.  Mas, ao mesmo tempo, vemos declarações que Deus nos diz que nunca vai nos abandonar.

As bênçãos de Deus são condicionais ou incondicionais?  - A Bíblia dá respostas contraditórias para esta resposta.

Alguns dizem: devemos obedecer, mas no final, Deus vai perdoar todo mundo.

Outros dizem: Deus é amoroso, mas no final, é bom você ser bom porque ele não vai perdoar.

Alguns enxergam que o amor é mais importante que a lei, outros que a lei é mais importante. Uns tendem para um relativismo ou para um moralismo.

RESPOSTA :

Para que hoje te confirme por seu povo, e ele te seja por Deus, como te tem dito, e como jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.  Deuteronômio 29:13

a história de Abraão em Gn 15: Deus caminha no meio dos pedaços, Ele não promete abençoar Abraão mas também promete morrer se não abençoar a vida de Abraão.  Além disso, Abraão nunca é chamado para andar no meio dos pedaços por si mesmo, a cerimônia termina  (Gn 12:18), Deus fez aliança pelos dois, por Deus e pelo homem, Deus estava dizendo que ficaria em pedaços se ele não conseguisse.

Deus vai abençoar Abraão mesmo se sua imortalidade virar mortalidade, luz virar trevas.

Tempos depois, Jesus – estava tomando sobre si a pena da aliança

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;  Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. Gálatas 3:13,14

Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:26

Aqui esta o amor e a lei juntas – as bençãos são condicionais e incondicionais. Na cruz, Jesus cumpriu as condições da lei para que Deus o ame incondicionalmente.

APLICAÇÕES DO RELACIONAMENTO:

OBEDIÊNCIA PARADOXAL: antes de entender isto, você se sentia condenado ou despreocupado pela lei.  Agora, sei que Jesus morreu para cumprir as condições da lei, devo levar estas condições a sério, mas quando falhar, sei que não há condenação para aqueles que estão em Cristo.

 

CONFIANÇA ABSOLUTA: num casamento, as pessoas costumam dizer vão dar tudo de si, mas sempre ficamos desconfiados. Mas, quando Jesus nos chama para um relacionamento de aliança podemos ter confiança porque ele já deu tudo de si.

MEMBRESIA: pessoas que estão num relacionamento de aliança com Deus buscam ter um relacionamento de aliança com as outras pessoas.

TRATAM SERIAMENTE DEUS:

Um Deus impessoal – tudo bem. Um Deus subjetivo de beleza, verdade e bondade, dentro do nosso coração – melhor ainda. Uma força vital informe que irrompe em nós, um vasto poder ao qual podemos recorrer – esse é o melhor de todos. Mas o próprio Deus em pessoa, puxando do outro lado da corda, talvez se aproximando numa velocidade infinita, o caçador, o rei, o marido – isso é uma questão totalmente diferente. (...) Chega o momento em que as pessoas que se ocupavam de religião simplesmente recuam. E se o encontrássemos? Pior ainda, e se Ele nos tivesse encontrado? (LEWIS: MILAGRES, p146)

 

Nenhum comentário: