terça-feira, maio 02, 2023

Exodo 17

 

Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber. Êxodo 17:1

Quando o mal acontece em nossa vida apesar de estarmos no caminho certo.

O verso 1 diz que o povo seguia o senhor, conforme o mandamento do Senhor.

Mesmo assim, ficaram sem água, sem vida!

CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NAZISTA: Quando mal surge, podemos culpar outras pessoas, elas são más. Se estamos no meio do mal, podemos dizer que foi uma ordem de um superior, subindo a escada, por vezes, colocamos a culpa em Deus.

Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?
Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
Êxodo 17:2,3

 

O povo começa a culpa Moisés pela falta de agua, a ideia é que Moisés traiu o povo, então, merece ser condenado. Ele foi o responsável por levar o povo a morte, então ele deve morrer.

Hoje, podemos dizer isto de outra forma, eu não gosto de como a vida esta indo, alguém é culpado por isto. Estou fazendo as coisas tudo certinho, mas Deus não me ajuda.

O povo assumiu o pior, como costumavam fazer, e assim concluíram que Deus os havia abandonado, mesmo ao ponto da morte. Embora suas palavras fossem dirigidas contra a vontade de Deus profeta, eles estavam realmente impugnando os motivos de Deus. Eles o estavam acusando de tentar prejudicá-los. Novamente, muitas vezes cometemos o mesmo pecado. Nós reclamamos que o que Deus está fazendo em nossas vidas - especialmente o sofrimento que devemos suportar - não é bom para nós, mas realmente prejudicial. Isso é negar a vontade de Deus proteção Philip Graham Ryken, Exodus, 452

Moisés enxerga que, na verdade, é Deus quem está sendo acusado. E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará. Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. Êxodo 17:4-6

A Vara era um símbolo de autoridade civil de Moisés, é com a Vara que Deus deu a ele  (Ex 4:1-5). Com ela, Moisés usou para julgar os egípcios no Mar Vermelho.

O que está acontecendo aqui é o cumprimento de uma sentença de acusação, Deus ordena que Moisés vá adiante do povo, junto com os anciões, com a vara que feriste (julgamento de novo), agora vai ferir a rocha.

Quem está na rocha?

Eu me colocarei diante de você sobre a rocha no monte Sinai Êxodo 17:6

Deus está na rocha, Deus se coloca como aquele que irá sofrer a condenação.

Toda a vez que Deus se manifestava, havia temor, Ex 3

Deus toma o nosso julgamento e a nossa condenação.

DEUS POR QUE O SENHOR NÃO FAZ ALGO EM RELACAO AO SOFRIMENTO?

Deus fez, tomou sobre si a nossa dor, a nossa culpa,

 

Alguns podem dizer serei cristão se Deus me explicar porque isso me aconteceu...Deus nos deu mais do que explicação, deu a si mesmo.

 

Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Isaías 53:5

Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade. Isaías 63:9

Nenhum comentário: