terça-feira, novembro 18, 2008

Comendo com Jesus

Resumo de um sermão Pr. Tim Keller - "Eating with Jesus".
Texto-base João 21
Introdução.
Um americano médio diria que acredita em Jesus, mas não acredita na igreja.
1. Lance a rede- o que a igreja deveria ser.
2. Alimente minhas ovelhas-o que a igreja nunca poderá ser.
3.
1. Lançar a rede.
Muitos comentadores colocam o texto do cap. 21, como uma ilustração de como será a vida da igreja. Isto, em comparação com uma passagem.
Neste caso aqui ele não está no barco, João o reconhece após ele dar a ordem. Mesmo que Ele não seja reconhecido, mesmo que não seja sentido, é Ele quem carrega a igreja para onde deve ir, que supre a igreja.
A igreja foi chamada no mundo para ser pescadores de homens. Aqui, Jesus mantém sua ajuda ao propósito principal que foram chamados: pescar.
Contudo, pescar é uma linguagem do reino. É trazer o peixe de um lugar para outro, isso não significa apenas converter pessoas. No mundo antigo, os símbolos são importante, o mar significa caos, morte, desordem, escuridão. Em Gálatas 3:26, Paulo diz que somos tirados do reino das trevas para o reino da luz.
Esta é a mensagem de Jesus, ele busca que sejamos uma comunidade do Reino, não apenas trazendo pessoas para converterem. Em Mt 6:17, ele nos diz que devemos ser uma cidade na colina. isso significa que com as mesmas pessoas que moram na cidade, a mesma diversidade, só que com a transformação do Evangelho, num modo novo de viver. Não apenas uma agregação de pessoas, mas pessoas que demonstram um modo evangélico de tratar umas as outras, de tratar dinheiro de modo diferente, de tratar sexualidade de um modo distinto.
Não uma comunidade longe, fora da cidade, mas, plantada dentro da cidade, para que todos vejam que há outro modo de viver.
E todos os tipos de pessoas devem ser convidadas, veja quem está no barco-
Natanael - supersticioso.
Tomé- desconfiado.
Pedro- impulsivo.
João- compassivo.
Nunca seremos felizes, realmente cristãos sem comunidade, por exemplo, uma comunidade onde o dinheiro não é um ídolo, mas é compartilhado entre seus membros.
2. Alimente minhas ovelhas.
Por que a igreja constantemente falha?
Aqui é modo como Jesus lida com Pedro e seu arrependimento, mas há mais coisas que pode nos ajudar.
vs. 15.
Após a refeição, Jesus ali mesmo, não saindo donde todos estavam, pergunta a Pedro, se ele o ama. Por 3 vezes, claramente, relembrando a noite quando ele o negara.
Aqui Jesus esta colocando a base de uma comunidade - amigos verdadeiros.
No vs. 5, Jesus chama os discipulos de Amigos, não num sentido comum que seria a palavra "delfos", mas, com a palavra "paideia", que literalemente significa crianças. Jesus aqui usa uma expressão coloquial, como "caras", "galera", ele mostra uma forma super coloquial, intima de chamar seus amigos.
Antes, em João 15:15- Jesus havia dito que não chamaria mais servos, mas de amigos. Uma definição para verdadeiros amigos seria. Que é aquele que sempre te acolhe, e nunca te deixa.
Não são pessoas que usam outras pessoas, estão lá para o melhor da outra pessoa, e não para si mesmas.
Jesus nos chama para alimentar suas ovelhas- não são pessoas que nós escolhemos, não são pessoas com as quais nos importamos, ou que parecem conosco. E outra, não são nossas ovelhas, mas as ovelhas Dele.
Contudo, nunca seremos capazes de fazê-lo.
Pedro, antes havia dito: pode todo mundo te trair, mas eu nunca irei fazê-lo. Há muitos que usam Jesus, como aqueles caras que são próximos de alguém importante, quando estão perante eles, se comportam da melhor maneira possível, longe, dizem, não mexam comigo, eu sou amigo do Chefe. Lá, Pedro estava colocando todo mundo de lado, como se dissesse, o único aqui sou eu.
3. "Estenderás as mãos e outro te cingirá e te conduzirá aonde não queres"
Quando aprendemos a parar de confiar em nossas forças, mas na Deles, aí seremos capazes de alimentar as ovelhas Dele. Quando descobrimos essa amizade perfeita com Deus, podemos viver.
Jesus diz para nós, eu sou o único amigo que sempre te acolhe, e nunca te abandona.
Quando descobrimos essa aceitação, essa amizade, somos capazes de tudo, até de morrer por Cristo.
Então, se queremos mudar o mundo através da amizade, devemos sentar e alimentar-mos com Senhor- através da adoração e oração.
Lá atrás, quando Jesus fala com Pedro, ele está dizendo que ele falhou com ele, e Pedro reconheceu. Agora, qual é a relação entre Pedro falhar e alimentar suas ovelhas? Se você falha, e não se torna mais amável, e sim mais esperto, mercenário em suas relações, então você não descobriu o que é o evangelho.
Pedro pergunta o que será de João. Jesus não responde, porque não precisamos saber o que está acontecendo com os outros.
Em Lucas 5, quando há aquela grande pescaria, Pedro sai correndo de Jesus. Agora, ele corre para Jesus o mais rápido possível.
Pedro não entendeu o que aconteceu no coração dele, mas a transformação do evangelho chegou para ele, pois tudo que ele queria era estar próximo a ele, pois ele o amava, apesar de falhar com Ele.

Nenhum comentário: