terça-feira, outubro 18, 2011

Mateus 5:17-18

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Mateus 5:17-18



O texto de Mateus inaugura uma nova perícope após falar da manifestação cristã, contudo, esta nova seção não está distante da anterior. Ela busca responder em que consiste viver nossas vidas de maneira reta que sejamos realmente sal da terra e luz do mundo. 


Para Lloyd-Jones, duas coisas são pre-ambulares aqui, primeiro, todo o ensino de Jesus está de acordo com o ensino inteiro das Escrituras do Antigo Testamento. E, em segundo lugar, é que sua doutrina sendo tão harmônica com o texto antigo está também em contradição ao ensino dos fariseus e escribas.


No texto bíblico, por lei e os profetas, devemos entender a totalidade do antigo testamento. A lei em sua inteireza, conforme ela foi entregue aos filhos de Israel, que consistia em três porções - moral, judicial e cerimonial.  Aqui deve-se entender no sentido completo, e segundo Lloyd-Jones, somente o vs. 21 se refere a lei no sentido moral.


Por profetas, tudo aquilo que encontramos nos livros proféticos;


Disto isto, Lloyd-Jones prossegue na análise do texto, dizendo que a primeira concepção é que a lei de Deus tem um caráter absoluto, jamais poderá ser alterada e nem mesmo modificada no mais leve grau. Ela é absoluta e eterna. A outra declaração que advém do texto é que Ele não veio para destruir e nem mesmo modificar, seja onde for, o ensino da lei e dos profetas, Jesus veio para cumprir.





Nenhum comentário: