domingo, abril 13, 2014

Salmo 12: Legado




SALMO 12: 
1 Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. 2 Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado. 3 O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente. 4 Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é senhor sobre nós? 5 Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor; porei a salvo aquele para quem eles assopram. 6 As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes. 7 Tu os guardarás, Senhor; desta geração os livrarás para sempre. 8 Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.

Vivemos no melhor mundo da história e,  ao mesmo tempo, no pior mundo da história.   Quanto maior a luz, maior é a sombra.
Qual é o legado que os pais estão deixando para seus filhos?
Qual é o legado que os filhos estão construindo?

O mundo de hoje se caracteriza pelo idioma do vazio, onde se ouve apenas o que se quer ouvir e se fala apenas superficialidade e egocentrismo.

1. Cada um fala VAZIO ao seu próximo - A VAIDADE como IDIOMA.

Através do FACEBOOK, podemos ter 500 amigos num dia só. O que nunca antes poderíamos ter a vida toda, agora num dia apenas podemos ter. 

Mas, qual é a substância dessa amizade? Na rede, as amizades estão marcadas pelo conectar e o desconectar. Se alguém não nos agrada mais, podemos simplesmente apertar um botão e tirar a pessoa do nosso rol de amizades, e no outro dia podemos já ter mais 500 amigos.

Quando é laços humanos, as amizades são construídas, demoram e gera compromissos. Na rede, bastar desconectar, sem desculpas, sem peso....e se não queremos mesmo a pessoa: existe o botão bloquear.

Mas, tudo é um vazio, achamos que na rede social:
1. sempre haverá algo interessante.
2. sempre seremos ouvidos.
3. nunca precisamos estar sozinhos, sempre haverá alguém on line.

A primeira coisa que o FACEBOOK quer saber é o que estamos pensando, mesmo quando não estamos pensando em nada. É o vazio sendo repetido.

2. CADA UM OUVE SÓ O QUER = bajulação.
"lábios linsonjeiros e coração dobrado" (vs. 2)
Se o idioma é o vazio da vaidade, o que ouvimos sempre será algo que agrade a gente. Só conectamos com aquilo que nos agrada.  

Esperamos ansiosos por mensagens, curtidas e compartilhamentos daquilo que fazemos, esperamos mais disso do que das pessoas ou de Deus.

3. FALAMOS COMO SE FOSSEMOS DEUSES- blasfêmia.
Nos colocamos no lugar de Deus como senhores daquilo que é verdadeiro ou falso, os padrões não são mais bíblicos, às vezes, 
Estamos num deserto cheio de significados, onde a Palavra de Deus vale o mesmo que as palavras dos especialistas. As coisas perderam seu significado, seu sentido.

UM OUTRO IDIOMA, FALA E OUVIDO.
1. DEUS SALVA.
7 Tu os guardarás, Senhor; desta geração os livrarás para sempre. 
O idioma do mundo é o vazio, são salvações que duram apenas o momento da conexão. Mas, a salvação do Senhor ela dura para sempre.
Buscamos algo interessante, alguém que nos ouve e nunca estarmos sozinhos. Em Deus, temos essas garantias.

2. Deus ouve
5 Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor; porei a salvo aquele para quem eles assopram.
Podemos ter certeza que mesmo em meio a tantas vozes de vazio, Deus está presente e pronto a escutar a nossa voz.

3. Deus fala
6 As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes
As palavras de Deus são puras, e devem ser o padrão para a nossa vida. Mas, a Palavra de Deus é refinada, ela é purificada sete vezes.
Num mundo de facilidades, a Palavra de Deus deve operar em nossa vida de maneira que estejamos dispostos a permanecer nela. Deve ser saboreada...como Deus nos diz, provai e vede que o Senhor é bom (Sl 34:8).
Não espere soluções fáceis, para construir um legado para você ou deixar um legado para seus filhos você deve construir, colocar tijolo após tijolo, refinar sete vezes. Exige tempo, exige serviço. 
Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.   João 5:19-21


Nenhum comentário: