terça-feira, julho 12, 2016

Dê minha parte da herança



A terceira parábola de Jesus em Lucas 15 é a mais longa e mais famosa. É uma história sobre uma família- um pai e dois filhos. A história começa quando o filho mais novo vem até o pai e pede, “Dê me minha parte da herança”. Nos tempos antigos, quando o pai morria, o filho mais velho recebia uma porção dobrada do que os outros receberiam. Se há dois filhos, então o mais velho vai receber 2/3 da herança e o mais novo ficará com 1/3. Então, a história começa com o mais novo pedindo por um terço da propriedade do pai. Vamos ver: 1. O significado do pedido, 2. A resposta do pedido e 3. A diferença que faz para nós.



1. O SIGNIFICADO DO PEDIDO - versículos 11 e 12.

O pedido do filho mais novo foi surpreendente, porque a herança não poderia ser dividida e distribuída para os filhos até que o pai morresse.

  • Kenneth Bailey diz: "Na cultura do Oriente Médio, pedir a herança enquanto o Pai está vivo, é desejar que ele morra".
  • O pedido deveria então ter sido uma desgraça para o nome da família, porque o filho mais novo desrespeitou o pai. Isto deve ter sido custoso do ponto de vista econômico para a família,  Foi um ato de violência tanto no relacionamento como também na economia daquela família.



Por que o filho mais novo faria tal pedido?
  • Em suas Confissões, Agostinho nos da uma teoria do porquê nós fazemos o que fazemos, especialmente, quando nós pecamos. Ele observa "Um homem matou outro homem- qual foi seu motivo? Seja ele desejou sua esposa ou sua propriedade ou outra coisa ele roubou para acudir a si mesmo, ou ele tinha medo de perder algo para ele ou ele foi machucado e estava se vingando. Agostinho vai adiante e diz que mesmo um assassino mata porque ele ama alguma coisa. Ele ama romance ou riqueza ou sua reputação ou algo demasiadamente, mais que Deus, e por isto, ele mata. Nossos corações são distorcidos por amores desordenados. Nós amamos, colocamos o nosso coração naquilo, e procuramos nas coisas aquilo que nos dará alegria e significado que apenas Deus pode nos dar.
  • O filho mais novo pode ter vivido com seu pai e mesmo ter obedecido seu pai, mas ele não amava seu pai. A coisa que ele mais amava era as coisas do pai. Seu coração estava na riqueza do pai e no conforto, liberdade e status que a riqueza traz.  Seu pai era apenas um meio para o fim. Agora, contudo, sua paciência acabou. Ele sabia que o pedido poderia ser uma facada no coração de seu pai, mas obviamente ele não se importava com isto.
Aqui está a grande ironia:

Os dois filhos parecem muito diferentes na superfície. Um está correndo para viver uma vida dissoluta, e outro fica em casa e obedece e serve seu pai.

Mas, no fim, o irmão mais velho está furioso com o pai e humilha ele recusando entrar no grande banquete. Este é o jeito do irmão mais velho de dizer que não iria viver na mesma família com o irmão mais novo. Então, de novo, a integridade da família e o coração do pai estão sob assalto- desta vez pelo irmão mais velho.

Por que? O irmão mais velho se opõe por conta do gasto que o pai esta fazendo, como veremos. Ele mostra que estava obedecendo o pai para ter suas coisas, não porque o amava, já que ele quer o deixar envergonhado. Tanto o mais novo como o mais velho amam as coisas do pai, não o pai.


A RESPOSTA AO PEDIDO- vs. 12b, 20-24

O pedido do filho mais novo deve ter chocado os ouvintes de Jesus, mas a resposta do Pai foi ainda mais marcante. Esta era uma sociedade patriarcal, em que você deveria mostrar deferência e reverência pra com os mais velhos ou mais acima de você. Este tipo de insolência era ultrajante. Os ouvintes deveriam estar esperando o pai explodindo em raiva, expulsando o filho de casa.

Ao invés disto, nós lemos as palavras simples, "então, ele dividiu sua propriedade entre eles". Precisamos nos colar no contexto histórico. Naqueles dias, a riqueza da família era sua terra e propriedade. De fato, a terra da família era parte de sua identidade.

Isto aparece no uso incomum do grego no versículo 12 traduzido como propriedade. A palavra "bios" que significa vida. O texto diz que ele dividiu sua vida entre eles. Por que usar essa palavra? Provavelmente, era o modo como ele se sentia em perder sua propriedade,

O irmão mais velho e qualquer um nessa comunidade deve ter pensado que o pai era tolo em dar aquilo que o mais novo havia pedido. Mas, olhando para trás, conhecemos melhor. Se o pai tivesse ficado amargo e batido no mais novo, dificilmente, ele o veria de volta, a restauração nunca teria acontecido.

Ao suportar a agonia e a dor do filho em si mesmo ao invés de tomar a vingança, ou dar o troco no filho, o pai deixa a porta para o relacionamento. O pai está pronto para sofrer pelo pecado do filho, de modo que algum dia uma reconciliação é possível.

3. QUE DIFERENÇA ISTO FAZ PARA NÓS.

Primeiro, isto significa que sejamos irreligiosos ou religiosos, temos um problema chamado amor desordenado ou ídolos do coração.

Muitos de nós podemos ser como o irmão mais velho. Podemos obedecer todas as regras, mas o nosso coração e paixão é outra coisas- nossa carreira, fazer dinheiro, nossos filhos ou aceitação. Se qualquer coisa estiver controlando o nosso coração, se alguma coisa é mais importante que a nossa felicidade que Deus- então esta coisa é o nosso deus, nosso amor desordenado.

Reconhecer estas coisas pelo que elas são. Ver como elas afetam o nosso coração e a nossa vida.

Quando Deus veio neste mundo, poderíamos esperar que ele viesse em ira, apareceria e nos expulsaria. Mas, ele não fez. Ele não veio com espada em suas mãos,  mas com pregos em suas mãos. Ele não veio para trazer julgamento, mas para carregar o julgamento.


Jesus foi para cruz em fraqueza e deu sua vida. Sua única propriedade, suas vestes, foram divididas. Ele fez isto, para que quando nos arrependermos, haverá um caminho de reconciliação com Deus.


MELHOR ROUPA.

"A melhor roupa da casa teria de ser a roupa do próprio pai, um sinal inequívoco da posição restaurada da família. O pai está dizendo: Não irei esperar até que você pague sua dívida, não irei esperar até que você pague sua dívida, não irei esperar até que você se humilhe o suficiente. Você não vai ter que lutar por seu lugar na família, irei simplesmente aceita-lo de volta. Cobrirei sua nudez, sua pobreza e seus trapos com as roupas de meu trabalho e de minha honra"


Nenhum comentário: