domingo, novembro 13, 2016

João 4:27-42

Naquele momento, os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: "Que queres saber?" ou: "Por que estás conversando com ela?"
28 Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:
29 "Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?"
30 Então saíram da cidade e foram para onde ele estava.
31 Enquanto isso, os discípulos insistiam com ele: "Mestre, come alguma coisa".
32 Mas ele lhes disse: "Tenho algo para comer que vocês não conhecem".
33 Então os seus discípulos disseram uns aos outros: "Será que alguém lhe trouxe comida?"
34 Disse Jesus: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.
35 Vocês não dizem: 'Daqui a quatro meses haverá a colheita'? Eu digo a vocês: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita.
36 Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe.
37 Assim é verdadeiro o ditado: 'Um semeia, e outro colhe'.
38 Eu os enviei para colherem o que vocês não cultivaram. Outros realizaram o trabalho árduo, e vocês vieram a usufruir do trabalho deles".
39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: "Ele me disse tudo o que tenho feito".
40 Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias.
41 E, por causa da sua palavra, muitos outros creram.
42 E disseram à mulher: "Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo". 




Vemos neste capítulo, o encontro de Jesus com a mulher samaritana.

A segunda parte vai contar a respeito de seu testemunho,

O que ela testifica?

Duas coisas: graça e salvação

Primeiro, Jesus rompe todas as barreiras sociais e fala com esta mulher. A graça chegou até a vida daquela mulher.

Segundo,  está no verso 42, aqueles que foram ver Jesus, voltam dizendo que Ele é o salvador do mundo. Alguém que vai mudar não só a vida daquela mulher, mas de todos que ouvirem a sua voz.

Ela está testificando a salvação vida pela graça através de um homem: Jesus.

Os samaritanos acreditavam num ensinador que iria guiar as pessoas, e não num salvador. Quando encontramos com Jesus, achamos que Ele vai nos dar conselhos para melhorar a nossa vida, mas Ele preenche as nossas aspirações .... ele transforma as nossas aspirações.


Como ela testifica?

Ela volta a cidade, e conta aquilo que acontece com ela.

Transparência. 
Se você não é publico em sua fé, é porque você está escondendo quem você é.
Jesus não é central para você, quando ele é o centro...o testemunho é natural.

Simplicidade.
Venham ver um homem, conheçam Jesus.
 Cristianismo é diferente de todas as outras religiões, elas apontam para um caminho, e não para si mesmos. é um método....
Jesus diz que Ele é o caminho, a verdade e a vida....


Coragem
Jesus a encontra no meio dia.. Ela estava se escondendo....ela era uma outkast lá
Ela teve que ter coragem, ela não era a pessoa mais bem falada da cidade.




E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come.
Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer?
Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.
Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.
Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.
Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias.
E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra.
E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.
João 4:27-42

Nenhum comentário: