Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas,
sem ira nem contenda. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje
honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou
vestidos preciosos,Mas (como convém a mulheres que fazem profissão
de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a
sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre
o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois
Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em
transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com
modéstia na fé, no amor e na santificação. 1 Timóteo 2:8-15
"Uma
vez mais, descobrimos uma dinâmica perturbadora: as igrejas estavam libertando
os homens da responsabilidade de ser líderes religiosos. Eles estavam colocando
a religião e a moralidade no domínio da mulher __ algo macio e confortante, e
não tônico e exigente."
Nancy Pearcey, Verdade Absoluta, p. 248
Nancy Pearcey, Verdade Absoluta, p. 248
O que a
Bíblia fala sobre o que o papel do masculino e do feminino.
O texto que
lemos parece que é estranho ao restante das Escrituras, vemos na Bíblia, mulheres
que foram profetisas, juízas, mais sabias que seus maridos, o próprio Paulo diz
que não há mais diferença entre homem e mulheres, todos são iguais em Cristo ou
até mesmo, a própria criação que coloca o homem e a mulher em pé de igualdade.
Para entendermos
este texto, temos que lembrar que Timóteo era um jovem pastor que estava em Éfeso,
Paulo escreve para ele para o aconselhar neste trabalho. Em Éfeso, nós temos o
maior templo da antiguidade, o templo da deusa Artemis, que tinha 130 metros de
cumprimento por 67 metros de larguras com colunas de mármores de 20 metros de
altura. Servida por cerca de 1000
sacerdotisas.
Em Atos 19, Lucas cita o templo:
Em Atos 19, Lucas cita o templo:
Então o escrivão da cidade, tendo apaziguado a
multidão, disse: Homens efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos
efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que desceu
de Júpiter? Atos
19:35
O texto deve ser entendido, pensando neste problema local da
igreja em Éfeso.
OS HOMENS: a
oração dos homens.
Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas,
sem ira nem contenda. 1 Timóteo 2:8
1.
ORAÇÃO É O SIGNIFICADO DE SER HOMEM
2.
ORAR EM TODO LUGAR
3.
FORÇA EM DEUS, NÃO EM SI
4.
SEM IRA E SEM CONTENDA, MAS UM HOMEM DE ORAÇÃO
1.
ORAÇÃO É COISA DE HOMEM
Naquele
lugar, os aspectos religiosos e seus serviços eram coisa de mulher. Os homens não precisavam se preocupar com
isto. Paulo quer que os homens sejam conhecidos como pessoas de oração.
Orando em todo lugar( "em panti topo"): Paulo quer que sejam conhecidos como pessoas
de oração, normalmente, pensamos em uma mulher como a pessoa de oração, e não,
nos homens.
O que o apóstolo deseja é que os homens da igreja de Éfeso sejam
conhecidos como homens de oração, que estão em todos lugares e antes de
qualquer coisa, orando.
2.
ORANDO EM TODO LUGAR
Os homens não
devem apenas manifestar sua vida de oração nos templos, mas em todos os lugares.
O sacerdócio do lar é do esposo.
(há uma correlação com o texto de Malaquias 1:11: Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações", diz o Senhor dos Exércitos.)
(há uma correlação com o texto de Malaquias 1:11: Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações", diz o Senhor dos Exércitos.)
3.
FORÇA EM DEUS, E NÃO EM SI.
Que não
levantem suas mãos não para manifestar sua força com ira ou contenda, mas
levantem as mãos santas para abençoar. São homens que lutam suas batalhas
em oração, que usam sua força para vencer as lutas orando e não esbravejando ou
sujando as mãos.
Lembre-se, o apóstolo que um modelo de masculinidade em mente que
é o nosso Senhor Jesus, um homem cuja força está na oração.
SABEDORIA:
O VALOR DAS MULHERES
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje
honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou
vestidos preciosos, 1
Timóteo 2:9
“Que do mesmo
modo”: Paulo se dirige às mulheres, após repreender os homens. Não há acepção
aqui, da mesma forma que repreendeu os homens, agora há um conselho às
mulheres.
Paulo desejava
que as mulheres fossem conhecidas por outros valores além de sua beleza pessoal
ou do seu vestuário.
Há um
problema de vaidade serio naquela cidade, como vemos no capitulo 6, havia uma
confiança exagerada na riqueza. Lembre-se que era uma sociedade que valorizava
as mulheres por sua fertilidade e beleza.
Paulo está
dizendo a Timoteo que a beleza das mulheres está nos valores que elas possuem.
Naquela sociedade, as mulheres não serviam para ser sabias, mas apenas reprodutoras.
Paulo usa um termo modéstia (σωφροσυνης – sofronesis), que significa modéstia,
auto-controle, boa mente.
Mais do que
sua aparência, Paulo está dizendo que naquela igreja, aquelas mulheres tem como
valor a sabedoria delas.
Mas (como convém a mulheres que fazem
profissão de servir a Deus) com boas obras.
1 Timóteo 2:10
1 Timóteo 2:10
Mas, elas não
serão apenas conhecidas apenas por sua sabedoria, mas também por causa de suas boas
obras. O texto usa a palavra grega αγαθων (agaton), que é aquela obra que você contempla como extraordinária,
fora do comum.
Na igreja do
Senhor Jesus, as mulheres são conhecidas por suas boas obras também e assim
também por sua fé.
Paulo quer
que as mulheres da igreja de Éfeso sejam mais do que um rostinho bonito, mas
mulheres de valores, de fé e de boas obras.
Hoje, ainda
somos uma sociedade, que acha que mulheres apenas podem alcançar seu valor através
da beleza e da sua atração, que não valorizam a mulher além do seu corpo.
COMO
RELACIONAM HOMENS QUE ORAM E MULHERES QUE PENSAM.
A mulher aprenda em silêncio, com toda a
sujeição. Não
permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas
que esteja em silêncio. Porque
primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi
enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer
com modéstia na fé, no amor e na santificação. 1 Timóteo 2:11-15
Agora, Paulo
vai falar de como se dá a relação entre estes homens que oram e estas mulheres
que são sabias.
Não devemos esquecer que ele está escrevendo para a sociedade de Éfeso, onde as mulheres ocupavam uma superioridade moral e espiritual sob os maridos por causa do culto à Diana, como vemos na frase "use de autoridade sobre o marido".
Hoje, quando
lemos este texto, tendemos a imaginar que a posição de ensino significa uma
posição de autoridade e poder, como a mulher não ensina, ela não tem poder e
nem autoridade.
Contudo, em
Jesus, poder e autoridade são entendidos como serviço. Aquele que tinha todo poder e autoridade é
servo de todos. Não se trata de dominação do outro, mas da capacidade de poder
desenvolver o outro, de servir seus irmãos.
Devemos entender
que a posição de ensino é uma posição de serviço e não de dominação. No texto,
devemos lembrar que porque Adão foi criado primeiro que Eva, a reponsabilidade de
cuidar de Eva era de Adão.
Ele diz que
na transgressão, Eva foi enganada e dai se tornou transgressora. Mas, quando
aconteceu a queda, Deus chama a Adão para prestar contas. A responsabilidade de
cuidar daquele jardim foi dada para Adão porque ele veio primeiro, a prioridade
de ter vindo primeiro não é porque ele é superior, mas porque era a reponsabilidade.
O problema é que Eva foi enganada, é muito fácil enganar alguém que está fora
de sua reponsabilidade. A culpa é de Adão que sabia e não ajudou.
O texto está
falando para os homens. Eles tinham que entender que a responsabilidade de ensinar
era deles, de servir suas mulheres espiritualmente, eles tinham que entender
que elas estavam trazendo para dentro da igreja os hábitos que tinham na religião
pagã, onde apenas as mulheres tinham papel religioso, e os homens estavam se
esquivando de sua atribuição baseando-se naquele costume local, indo contra a responsabilidade
deles dada por Deus.
Timoteo
deveria ensinar os homens que o assunto espiritual não é uma conversa feminina,
mas masculina. Assim, como Cristo serviu a igreja, os homens devem servir suas
esposas.
Não é a toa,
que os esportistas são tao valorizados em nossa cultura, pois são homens que
tem foco, disciplina, força.
Uma das
coisas que mostram que estamos em Adão, e fora de Cristo é a nossa falta de
incapacidade ou irresponsabilidade para com as mulheres.
Este texto não
está falando sobre a usurpação do poder pelas mulheres, mas da ausência dos
homens em exercer sua responsabilidade.
Todas as
vezes, que os homens deixam de ensinar, as mulheres vão dar ouvidos a outros
conselhos. A mesma carta fala disso: O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. (1Tm 4:1-3)
HOMENS DE
JOELHOS, MULHERES DE PÉ.
Um homem que
é capaz é incapaz de fazer um monte de coisas, alguém que descobriu que a vitória
vem de joelhos não sai espancando com ira e contenda.
No verso 15,
naquela sociedade as mulheres tinham seu valor apenas pela geração de pessoas,
ele está convidando as mulheres a gerar na fé, homens e mulheres com esses
valores, pois somente com estes valores é possível permanecer na fé, na
santidade e no bom senso.
Outro modo de lermos isto é que a maldição de Genesis 3 agora será redimida.
G K Beale fala que este versículo quer dar uma esperança a mulher na perspectiva de uma nova visão de Gn 3:16, mas também para a importância do casamento que estava sendo bombardeado como vemos em 1Tm 4:3 (Commentary on the New Testament use of the Old Testament)
G K Beale fala que este versículo quer dar uma esperança a mulher na perspectiva de uma nova visão de Gn 3:16, mas também para a importância do casamento que estava sendo bombardeado como vemos em 1Tm 4:3 (Commentary on the New Testament use of the Old Testament)
N.T. Wright sobre o Silêncio: a palavra para silêncio é para alguém que está estudando, quando vemos em Lucas 10, a história de Marta e Maria, há algo que não entendemos claramente ali, que Maria está invadindo um espaço masculino de aprender do Mestre para ensinar os novos discípulos, mesmo que os homens não permitam, Jesus concede as mulheres a possibilidade de aprender diretamente dele, mas isso não quer dizer que elas vão exercer uma posição de autoridade na igreja.
Não devemos
ler esta passagem como uma barreira à tarefa e serviço da mulher dentro da
Igreja; devemos fazê-lo à luz de seu pano de fundo judeu e da situação numa
cidade grega. E devemos buscar o pensamento permanente de Paulo na passagem que
nos diz que se apagaram as diferenças, e que os homens e as mulheres, os
escravos e os homens livres, os judeus e os gentios, todos são aptos para
servir a Cristo.
William
Barclay, 1Timoteo, p. 81
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