domingo, abril 22, 2018

Papéis dos Gêneros segundo 1 Timóteo 2


Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.  1 Timóteo 2:8-15





"Uma vez mais, descobrimos uma dinâmica perturbadora: as igrejas estavam libertando os homens da responsabilidade de ser líderes religiosos. Eles estavam colocando a religião e a moralidade no domínio da mulher __ algo macio e confortante, e não tônico e exigente."
  Nancy Pearcey, Verdade Absoluta, p. 248





O que a Bíblia fala sobre o que o papel do masculino e do feminino.



O texto que lemos parece que é estranho ao restante das Escrituras, vemos na Bíblia, mulheres que foram profetisas, juízas, mais sabias que seus maridos, o próprio Paulo diz que não há mais diferença entre homem e mulheres, todos são iguais em Cristo ou até mesmo, a própria criação que coloca o homem e a mulher em pé de igualdade.



Para entendermos este texto, temos que lembrar que Timóteo era um jovem pastor que estava em Éfeso, Paulo escreve para ele para o aconselhar neste trabalho. Em Éfeso, nós temos o maior templo da antiguidade, o templo da deusa Artemis, que tinha 130 metros de cumprimento por 67 metros de larguras com colunas de mármores de 20 metros de altura.  Servida por cerca de 1000 sacerdotisas. 

 Em Atos 19, Lucas cita o templo:



Então o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Homens efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que desceu de Júpiter? Atos 19:35



O texto deve ser entendido, pensando neste problema local da igreja em Éfeso.



OS HOMENS: a oração dos homens.



Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. 1 Timóteo 2:8



1.      ORAÇÃO É O SIGNIFICADO DE SER HOMEM

2.      ORAR EM TODO LUGAR

3.      FORÇA EM DEUS, NÃO EM SI

4.      SEM IRA E SEM CONTENDA, MAS UM HOMEM DE ORAÇÃO





1.      ORAÇÃO É COISA DE HOMEM

Naquele lugar, os aspectos religiosos e seus serviços eram coisa de mulher.  Os homens não precisavam se preocupar com isto. Paulo quer que os homens sejam conhecidos como pessoas de oração.



Orando em todo lugar( "em panti topo"): Paulo quer que sejam conhecidos como pessoas de oração, normalmente, pensamos em uma mulher como a pessoa de oração, e não, nos homens.



O que o apóstolo deseja é que os homens da igreja de Éfeso sejam conhecidos como homens de oração, que estão em todos lugares e antes de qualquer coisa, orando.





2.      ORANDO EM TODO LUGAR

Os homens não devem apenas manifestar sua vida de oração nos templos, mas em todos os lugares. O sacerdócio do lar é do esposo.  

(há uma correlação com o texto de Malaquias 1:11: Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações", diz o Senhor dos Exércitos.)



3.      FORÇA EM DEUS, E NÃO EM SI.

Que não levantem suas mãos não para manifestar sua força com ira ou contenda, mas levantem as mãos santas para abençoar.  São homens que lutam suas batalhas em oração, que usam sua força para vencer as lutas orando e não esbravejando ou sujando as mãos.





Lembre-se, o apóstolo que um modelo de masculinidade em mente que é o nosso Senhor Jesus, um homem cuja força está na oração.





SABEDORIA: O VALOR DAS MULHERES



Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, 1 Timóteo 2:9



“Que do mesmo modo”: Paulo se dirige às mulheres, após repreender os homens. Não há acepção aqui, da mesma forma que repreendeu os homens, agora há um conselho às mulheres.



Paulo desejava que as mulheres fossem conhecidas por outros valores além de sua beleza pessoal ou do seu vestuário.



Há um problema de vaidade serio naquela cidade, como vemos no capitulo 6, havia uma confiança exagerada na riqueza. Lembre-se que era uma sociedade que valorizava as mulheres por sua fertilidade e beleza.



Paulo está dizendo a Timoteo que a beleza das mulheres está nos valores que elas possuem. Naquela sociedade, as mulheres não serviam para ser sabias, mas apenas reprodutoras. Paulo usa um termo modéstia (σωφροσυνης – sofronesis), que significa modéstia, auto-controle, boa mente.



Mais do que sua aparência, Paulo está dizendo que naquela igreja, aquelas mulheres tem como valor a sabedoria delas.



Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

1 Timóteo 2:10



Mas, elas não serão apenas conhecidas apenas por sua sabedoria, mas também por causa de suas boas obras.  O texto usa a palavra grega αγαθων (agaton), que é aquela obra que você contempla como extraordinária, fora do comum.



Na igreja do Senhor Jesus, as mulheres são conhecidas por suas boas obras também e assim também por sua fé. 



Paulo quer que as mulheres da igreja de Éfeso sejam mais do que um rostinho bonito, mas mulheres de valores, de fé e de boas obras.



Hoje, ainda somos uma sociedade, que acha que mulheres apenas podem alcançar seu valor através da beleza e da sua atração, que não valorizam a mulher além do seu corpo.



COMO RELACIONAM HOMENS QUE ORAM E MULHERES QUE PENSAM.



A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.  E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.  1 Timóteo 2:11-15



Agora, Paulo vai falar de como se dá a relação entre estes homens que oram e estas mulheres que são sabias.

Não devemos esquecer que ele está escrevendo para a sociedade de Éfeso, onde as mulheres ocupavam uma superioridade moral e espiritual sob os maridos por causa do culto à Diana, como vemos na frase "use de autoridade sobre o marido".


Hoje, quando lemos este texto, tendemos a imaginar que a posição de ensino significa uma posição de autoridade e poder, como a mulher não ensina, ela não tem poder e nem autoridade.



Contudo, em Jesus, poder e autoridade são entendidos como serviço.  Aquele que tinha todo poder e autoridade é servo de todos. Não se trata de dominação do outro, mas da capacidade de poder desenvolver o outro, de servir seus irmãos.



Devemos entender que a posição de ensino é uma posição de serviço e não de dominação. No texto, devemos lembrar que porque Adão foi criado primeiro que Eva, a reponsabilidade de cuidar de Eva era de Adão. 



Ele diz que na transgressão, Eva foi enganada e dai se tornou transgressora. Mas, quando aconteceu a queda, Deus chama a Adão para prestar contas. A responsabilidade de cuidar daquele jardim foi dada para Adão porque ele veio primeiro, a prioridade de ter vindo primeiro não é porque ele é superior, mas porque era a reponsabilidade. O problema é que Eva foi enganada, é muito fácil enganar alguém que está fora de sua reponsabilidade. A culpa é de Adão que sabia e não ajudou.



O texto está falando para os homens. Eles tinham que entender que a responsabilidade de ensinar era deles, de servir suas mulheres espiritualmente, eles tinham que entender que elas estavam trazendo para dentro da igreja os hábitos que tinham na religião pagã, onde apenas as mulheres tinham papel religioso, e os homens estavam se esquivando de sua atribuição baseando-se naquele costume local, indo contra a responsabilidade deles dada por Deus.



Timoteo deveria ensinar os homens que o assunto espiritual não é uma conversa feminina, mas masculina. Assim, como Cristo serviu a igreja, os homens devem servir suas esposas.



Não é a toa, que os esportistas são tao valorizados em nossa cultura, pois são homens que tem foco, disciplina, força.



Uma das coisas que mostram que estamos em Adão, e fora de Cristo é a nossa falta de incapacidade ou irresponsabilidade para com as mulheres.



Este texto não está falando sobre a usurpação do poder pelas mulheres, mas da ausência dos homens em exercer sua responsabilidade.



Todas as vezes, que os homens deixam de ensinar, as mulheres vão dar ouvidos a outros conselhos. A mesma carta fala disso:  O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. (1Tm 4:1-3)



HOMENS DE JOELHOS, MULHERES DE PÉ.

Um homem que é capaz é incapaz de fazer um monte de coisas, alguém que descobriu que a vitória vem de joelhos não sai espancando com ira e contenda.



No verso 15, naquela sociedade as mulheres tinham seu valor apenas pela geração de pessoas, ele está convidando as mulheres a gerar na fé, homens e mulheres com esses valores, pois somente com estes valores é possível permanecer na fé, na santidade e no bom senso.

Outro modo de lermos isto é que a maldição de Genesis 3 agora será redimida. 

G K Beale fala que este versículo quer dar uma esperança a mulher na perspectiva de uma nova visão de Gn 3:16, mas também para a importância do casamento que estava sendo bombardeado como vemos em 1Tm 4:3 (Commentary on the New Testament use of the Old Testament)




N.T. Wright sobre o Silêncio: a palavra para silêncio é para alguém que está estudando, quando vemos em Lucas 10, a história de Marta e Maria, há algo que não entendemos claramente ali, que Maria está invadindo um espaço masculino de aprender do Mestre para ensinar os novos discípulos, mesmo que os homens não permitam, Jesus concede as mulheres a possibilidade de aprender diretamente dele, mas isso não quer dizer que elas vão exercer uma posição de autoridade na igreja. 


Não devemos ler esta passagem como uma barreira à tarefa e serviço da mulher dentro da Igreja; devemos fazê-lo à luz de seu pano de fundo judeu e da situação numa cidade grega. E devemos buscar o pensamento permanente de Paulo na passagem que nos diz que se apagaram as diferenças, e que os homens e as mulheres, os escravos e os homens livres, os judeus e os gentios, todos são aptos para servir a Cristo. 

William Barclay, 1Timoteo, p. 81


Fonte: Pedro Dulci,  Homens e Mulheres na Igreja de Cristo

Nenhum comentário: