sábado, junho 22, 2019

1Co 1:18-31: O centro de todo poder e de toda a sabedoria

1:18 Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

"A proclamação de Paulo revela uma sabedoria diametralmente oposta da sabedoria humana, pois é gerada pela obra de Cristo na cruz" (VANG, p. 28)

Há dois grupos os SALVOS x os PERECENDO.

"Na teologia de Paulo, a cruz é mais do que (não menos do que) um remédio ou reparação pelos pecados passados, ela também provê a base para identidade cristã e seu poder transformador para remoldar a existência cristã no presente e no futuro" 
O orgulho da própria conquista x transformação criada pela humilhação de Cristo

1:19Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes".

a sabedoria humana volta-se a si mesma

1:20Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

 três tipos de pessoas: sábio, mestre da lei e o filósofo ( cf. Is 19:12,33:18)

Onde estão agora os seus sábios?
Que mostrem a vocês,
se é que eles têm conhecimento
do que o Senhor dos Exércitos
tem planejado contra o Egito.



1:21-25 Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.
Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.


a loucura da sabedoria humana é revelada na segregação das pessoas 

A sabedoria confere a cada pessoa o mesmo acesso à salvação!

1:26-29  Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.  Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.  Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.

"pelos padrões humanos, nada em sua situação pré-cristã os qualificava para o relacionamento que agora desfrutam com Deus" (VANG, p, 30)

1:30-31É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor".


o chamado exclui a soberba humana

APLICAÇÕES:

1. PENSAR CRISTO: DEVEMOS ESTAR FOCADOS NA CRUZ

2. SABEDORIA E LOUCURA

3. CONFIAR NO ESFORÇO PESSOAL

Nenhum comentário: