quinta-feira, agosto 01, 2019

1Co 3:1-17

PESSOAS DA CARNE 1Co 3:1-4
não vos pude falar como a espirituais (1 Co 3:1) A igreja de Corinto estava reprovando Paulo porque ele não deu uma instrução avançada em sabedoria. Paulo diz que eles não eram espirituais como se achavam. Mas carnais,  eles se consideravam maduros, mas ainda eram crianças.
Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? (3:3) INVEJA (ZELOS) a mesma palavra para zelo religioso (Fp 3:6, Gl 1:14) e o mesmo uso que Rm 10:2. Os corintos motivados pelo zelo religioso, fazendo injustiça. Paulo está colocando uma nova escala de valores para a igreja medir a verdade de sua fé.  Os corintos estavam julgando e agindo de  acordo com esta era, as facções são consequência disto – 3:4.
A COMUNIDADE E SEUS LIDERES 1Co 3:5-23
A igreja pertence a Deus, Deus a trouxe a existência e Deus irá julgá-la. Os instrumentos humanos que Deus tem usado para crescer a igreja são meramente servos do proposito maior de Deus. Então, é tolice escolher lados e colocar um líder contra outro. Aqueles que constroem com arrogância e falsa sabedoria estão comprometendo a integridade e santidade do plano de Deus de trazer o evangelho para o mundo, assim, caminhando para o juízo e ira de Deus.
Igreja como campo de Deus (3:5-9), como edifício de Deus (3:10-15) e como templo de Deus (3:16-17)
Paulo e Apolo estão nas mãos de Deus (3:5-9) Nenhum dos dois fez nada por si mesmo (3:7a), seus esforços não estão desvinculados da direção e empoderamento de Deus. A semente só vem a vida graças ao poder misterioso de Deus – (3:6,7). Os esforços de diferentes servos são colaborativos (3:8). A ideia fica mais clara quando Paulo os chama de cooperadores (synergoi) – sinergismo aqui é trabalhar junto debaixo da autoridade de Deus – Is 5:1-7
Nossa construção será testada com fogo (3:10-15) Quando Paulo nos diz que somos edifício de Deus, devemos nos ater a urgência de construir a igreja com integridade.  O fogo aqui tanto é o juízo de Deus  final como também as adversidades da vida que irão testar a solidez da comunidade.  Mesmo o trabalho de Paulo é dado pela graça (3:10), seu trabalho deve ser visto como a manifestação da graça de Deus para a igreja, nosso trabalho deve refletir isto!!! A fundação de todo trabalho é Jesus Cristo (3:11, 1:23,2:2), devemos reconhecer que Jesus crucificado é a fundação da igreja.
O dia (3:13) se refere ao dia do Senhor: Rm 2:5, 13:12,Fp 1:6,10, 1Ts 5:2 – Am 5:18,20 Ml 4:1.
Os seis elementos de construção estão arranjados em uma ordem decrescente de valor (3:12) A ideia é aquilo que permanece e aquilo que será destruído.
A recompensa não significa a negação da justificação pela fé, mas há também a ideia que Deus irá julgar as obras das pessoas – 2Co 5:10, Rm 2:6-10.
Igreja como templo de Deus 3:16-17
X templo de apolo

Nenhum comentário: