domingo, agosto 23, 2020

1 Pedro 1:1-7: SOBRE/VIVER - Santidade

 

SOBRE/VIVER:

Santidade

O que significa santidade? O que poderia significar crescer em santidade e fazer progresso na santificação?

Santidade vem da palavra ser separado. A visão aqui é da distancia da santidade de Deus em relação ao pecado.

Podemos pensar a santidade como devoção, a devoção pura de cada uma das pessoas da Trindade pela outra.

A Santidade é a intensidade do amor que flui do próprio ser de Deus, a partir e entre cada uma das pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Ser santo é ser devotado a Deus.

Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:1-7

Pedro escreveu esta primeira carta para as igrejas localizadas na região da Turquia hoje, seu leitores estavam vivendo sob  antagonismo e perseguição. Pedro começa lembrando  a identidade deles em Cristo e refletindo sobre as implicações disto.

Quando enfrentamos desafios, o importante não é tanto o tamanho do desafio que temos, mas a identidade e o caráter de quem os está enfrentando.

 

 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

1 Pedro 1:1,2

 

Eles foram eleitos através do amor de Deus segundo a  presciência de Deus para serem reservados, separados pelo Espírito Santo em santificação com objetivo de sua devoção a Cristo através da obediência e desfrutar da vida em comunhão através do sangue.

Saber de quem são?

Saber quem são?

Saber para quem e que são?

Justificação x Santificação

A justificação é como Deus nos coloca como justos em Cristo e  a santificação é Deus nos fazendo mais e mais justos em nós mesmos.

Somos justificados pela graça através da fé em Cristo.

A justificação nunca começa longe da regeneração que é o ponto inaugural da santificação.  Se somos salvos em Jesus Cristo, somos salvos do nosso antigo estilo de vida para um novo modo.

A justificação não está baseada na nossa santificação, mas não há justificação sem santificação que se começa.

 

Significado da santificação

A ideia de santificação se relaciona com um proposito especial. Santo não é apenas pertencer a Deus, mas também ser influenciado por Ele.

- separar seu povo daquilo que eram por natureza no pecado.

- transformar seu povo para que suas vidas reflitam seu próprio ser e caráter.

 

Base da Santificação

Como Pedro coloca Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo é o fundamento da santificação.

 

1.       O Propósito do Deus Trino.

Nossa santificação é o proposito da Trindade. O Pai, o Filho e o Espírito estão todos envolvidos em nos transformar.

Esta prioridade bíblica nos desafia: se a santificação não é a minha prioridade, então não é surpresa se minha vida cristã é cheia de frustrações, pois estou buscando aquilo que vai contra os propósitos eternos de Deus para minha vida.  O Pai, o Filho e o Espírito cooperam entre si , mas também cooperam comigo para me fazer mais parecido com Cristo.

 

2.       O Mandamento divino para ser santo.

Santidade não é apenas um desejo da Trindade, mas também um comando especifico de Deus Pai:

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:15,16 ( cf. Lv 11:44, Lv 19:2)

Deus progressivamente nos explica no AT o que significa ser uma pessoa devotada a Ele. A santidade significa conhecer a Deus, o Santo, e refletir e expressar seu caráter – tendo comunhão com ele como sua noiva.

3.       Forasteiros (exilados) com um Salvador.

E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,  1 Pedro 1:17

Um forasteiro é alguém que foi separado de ambiente nativo e agora está vivendo num lugar estranho. Esta é exatamente o que um cristão santo é: alguém que uma vez pertenceu ao mundo agora pertence a uma nova e santa nação.

 

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; 1 Pedro 1:18-21

Santidade é estar reservado para Deus, entender isto envolve a apreciação do preço que ele pagou para nos possuir. Mas também significa que entendemos o que ele foi renunciado por Ele, e também que agora tudo que pertence a Ele.

1.       Jesus foi o Cordeiro sem defeito que foi morto por nós.

2.       Jesus foi escolhido antes da criação do mundo, seu sacrifício aponta para as intenções do coração de Deus.

3.       Jesus nos redime não com prata ou ouro, mas com seu próprio sangue. Não é graça barata. O que nos liberta livremente teve alto custo para Ele.

 

4.       O Ministério do Espírito Santo.

 

A santificação é fruto do trabalho do Espírito.  Ele nos da a nova vida e nos coloca na família de Deus. Enquanto que Paulo usa a ideia de adoção, Pedro e João falam em termos de regeneração ou novo nascimento.  O novo nascimento cria novas disposições: nos tornamos participantes da natureza divina (2Pe 1:4), experimentamos não apenas uma mudança em nosso status (adoção) mas também uma real transformação em nossas vidas e assim começamos a desenvolver as características de nossa família adotiva. Novos filhos lembram seu Pai.

Justificação é uma declaração sobre o nosso status, não está baseada em nada em nós mesmos. Mas, o Espírito Santo que nos une a Cristo para a justificação, neste mesmo ato de união também nos santifica, transformando nossas disposições e desejos.

5.       A função das tentações

Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;  1 Pedro 1:6,7

Deus está trabalhando em nossa vida. A maioria de nós não gostamos de testes, mas o crescimento envolve e requer estas etapas em nossa vida. Como ouro a ser refinado, Deus nos coloca em aflições para revelar e limpar nossas impurezas.

6.       A Glória por vir.

Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, 1 Pedro 1:5

Nosso crescimento em santidade está ligado a como vemos o nosso futuro,  o cristãos devem enxergar a vida da frente para trás.

A salvação final é a santidade ser completada. Vamos ver a face de Jesus e ser transformados como Ele. Isto é simplesmente a consumação da santificação que Deus já começou a fazer.

Nenhum comentário: