quinta-feira, setembro 24, 2020

SOBRE / VIVER – Sofrimentos 1Pe 4:12-19

SOBRE / VIVER – Sofrimentos

1Pe 4:12-19

Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.
Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;
Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.
Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?
E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?
Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.

1 Pedro 4:12-19

4:12  O SOFRIMENTO É COMPATIVEL COM A VIDA CRISTÃ

Sofrer como cristão não é algo que deve ser considerado incomum ou estranho.

A figura do fogo de um ouvires dá a entender que esse sofrimento purifica e fortalece os cristãos. Essa ideia é reforçada pelo fato de que o fogo surge no meio de vós para vos provar – a mesma palavra em 1Pe 1:6.

Pedro diz que não devemos “estranhar” o sofrimento. Da palavra que ele usa aqui derivamos o nosso termo xenofobia, que é uma fobia ou um medo de estranhos, pessoas que não se encaixam nos nossos padrões. Ele quer que seus leitores entendam que nossas provações não são sem propósito. O Deus que nos remiu considera nossa alma mais preciosa do que ouro, e assim como o ouro é refinado pelo fogo, nós também somos refinados. Apesar de sofrermos por um momento, o objetivo de Deus é a nossa redenção, não a nossa destruição. (R C SPROUL)

4:13 O SOFRIMENTO NOS UNE A CRISTO

Em vez de ficarem perplexos com as provações, os cristãos devem se alegrar por serem participantes dos sofrimentos de Cristo.  – Atos 5:41, Rm 5:3, Cl 1:24.

Rm 8:17 – a alegria agora no sofrimento por causa de Cristo levará com certeza a uma grande alegria em sua presença quando ele voltar

 

4:14 SOFRIMENTO E BEM AVENTURANÇA

Pedro apresenta um exemplo especifico: o insulto.

Há uma referencia sobre a morada do Espírito Santo no crente é única – Referencia Is 11:2

“A gloria que é de Deus (4:11) e de Cristo (1:11, 21)repousa agora sobre os fieis sofredores e logo será revelada  em toda a sua plenitude (1:7,5:1,4). Assim, o Espírito transforma a vergonha em gloria” (JOHN H. ELLIOT)

O MESMO SENHOR BLASFEMADO PELOS PERSEGUIDORES É GLORIFICADO  PELOS CRISTÃOS SOFREDORES.

 

4:15- 16: QUAL SOFRIMENTO?

A benção do verso anterior não é pra todos, há exceções do verso 15 –

como o que se entremete em negócios alheios: agir mal em assuntos que não são da sua conta (GRUDEM, 178)

Censurar o comportamento de estranhos com base em reivindicações de uma moralidade superior, interferir nas relações familiares, fomentar o descontentamento e a discórdia doméstica, ou "tentativas sem tato de conversão poderia ter caído sob o rótulo de "intromissão". Visto sob esta luz, esta proibição de intromissão pode muito bem ter a intenção de alertar os destinatários a respeitarem as fronteiras sociais que os distinguem dos estranhos, para manter sua própria casa em ordem e irrepreensível, e se concentrar em atrair outros ao invés de criticá-los ou intromissão em seus assuntos. A intromissão apenas exacerbaria uma relação já tensa com estranhos. O pensamento seria semelhante ao expresso por Paulo: "O que tenho eu a ver com julgar estranhos? Não são os de dentro da igreja que você deve julgar ? Deus julga os de fora "(1 Cor 5:12) (JOHN H. ELLIOT)

 

O mundo pode pensar que é vergonhoso sofre por se manter fiel ao cristianismo, mas, aos olhos de Deus, isso é uma honra e deve ser também aos olhos dos cristãos.  Ao invés da vergonha e tristeza, o convite de Pedro é para glorificar a Deus.

 

4:17 SOFRIMENTO E JUÍZO DE DEUS

Chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus – esta frase coloca os sofrimentos do cristão num contexto mais amplo e histórico.

Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro.
Ele se sentará como um refinador e purificador de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata. Assim trarão ao Senhor ofertas com justiça.
Então as ofertas de Judá e de Jerusalém serão agradáveis ao Senhor, como nos dias passados, como nos tempos antigos.
Malaquias 3:2-4

O fogo aqui é diferente do fogo do juízo, tem o efeito de purificação.

 

4:18 SOFRIMENTO E CONFIANÇA

Se os justos recebem a punição que merecem na terra, quanto mais o ímpio e o pecador!
Provérbios 11:31

 “O fogo da santidade de Deus é tão intenso, que até o justo sente  a dor da disciplina do fogo. Como consequência, o ímpio e o pecador descobrirão que esse fogo é fogo de destruição eterna” (GRUDEM,18

A palavra difícil é com sofrimentos ou com dificuldades não no sentido de impossibilidade.

 

4:19 CAUSAS DO SOFRIMENTO

Diante de tudo isto, o que os cristãos devem fazer? Devem confiar sua vida ao fiel Criador – os crentes não sofrem por acidentes ou forças ocultas, mas sofrem segundo a vontade de Deus.

Tim Keller no livro WALKING WITH GOD TROUGH PAIN AND SUFFERING

 coloca quatro visões culturais a respeito do significado, causa e reposta que podemos dar em relação ao sofrimento e a dor que são: a moralista (hindu), a auto-transcendente (budista), a fatalista (islã) e a dualista (batalha do bem e do mal). E como também a visão secularista.

 

Moralista

Auto-transcendente

Fatalista

Dualista

Secular

Causa

Maus feitos

Ilusão

Destino

Conflito cósmico.

Acidente

Reposta

Faça o bem

Separação

Coragem

Fé purificadora

Técnica

Resolução

Alegria eterna

Iluminação

Glória e honra

Triunfo da luz.

Sociedade

melhor

 

 

A palavra grega paratithesthai, “encomendar”, é um termo bancário que significa “depositar em confiança ou depositar dinheiro nas mãos de um amigo fiel”.317 Pedro exorta a todos os cristãos que sofrem a entregarem a alma (vida) aos cuidados de Deus. Deus nos criou e é totalmente capaz de cuidar de nós. Pedro nos mostra neste texto que Deus não é apenas fiel, mas também soberano e, por isso, digno de toda confiança. Confie em Deus no sofrimento! (HERNANDES DIAS LOPES)

 

Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.

Hebreus 11:10

Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.
Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.
Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Hebreus 11:13-16


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