terça-feira, junho 15, 2021

LAMENTO

LAMENTO – SALMO 77

 

No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.
Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.)

Salmos 77:2,3

 

Quem nos ensinou a chorar?

Todos os seres humanos começam sua historia com lagrimas.  Chorar é humano

Mas, o lamento é diferente. O LAMENTO É um choro honesto de um coração machucado lutando com o paradoxo da dor e da promessa da bondade de Deus.

A fé num Deus misericordioso, redentor e soberano cria o lamento. Sem a esperança na salvação de Deus e a convicção de que Ele é todo poderoso não há razão para lamentar quando a dor invadir nossa vida.

O lamento se localiza no intervalo entre a dor e a promessa.

Lamento é uma oração em dor que nos leva a confiar.

Sempre há  duas questões:

Onde Deus está?

Por que Deus deixou isso acontecer?

O Salmo é atribuído a Asaph, de acordo com Jeduthun. Ambos fizeram parte do serviço sacerdote, nomeado por Davi (1 Crônicas 6:39) para liderar a congregação em adoração e cantar na dedicação do templo (2 Crônicas 5:12). Salmos 50 e 73-83 são atribuídos à escrita de Asaph.

 

Não sabemos exatamente o que motivou a composição do Salmo 77. Não há pistas específicas sobre quais circunstâncias estavam assolando o povo de Deus neste momento, mas é claro que a nação, como um todo, está sofrendo e que pode ser devido ao descontentamento de Deus com eles (ver 77:9). Ao contrário do Salmo 44, não há menção específica de um inimigo ou inimigo. Parece que as dificuldades desceram sobre o povo de Deus, e eles estão lutando.

Este é um salmo que é pessoal e comum. Uma pessoa singular está falando sobre sua luta pessoal e suas perguntas, mas ele está fazendo isso em nome de um grupo maior de pessoas. Seu lamento é pessoal, mas reflete a comunidade mais ampla. O salmista derrama seu coração em uma oração dolorosa enquanto ancora seu coração à fidelidade de Deus no passado. Ele reza de dor e se lembra do passado. Mark Vroegop

O PADRÃO DO LAMENTO.

1.       Voltamos para Deus =  77:1-3

2.       Uma queixa/reclamação 77:4-10

3.       Um pedido 77: 11-18

4.       Uma expressão de confiança e adoração 77:19-20

Há algo pior do que se lamentar diante de Deus, é o desespero silencioso. Quando nos calamos diante de Deus é uma manifestação de nossa descrença, então, é preciso fé para se lamentar diante de Deus.

Infelizmente, a dor cria uma forte tentação para dar a Deus o tratamento silencioso. Confusão, exaustão e decepção podem nos fazer recuar daquele que conhece nossas tristezas. Pior ainda, a névoa venenosa de amargura ou raiva pode varrer, criando uma névoa de incredulidade Mark Vroegop

ORE SUAS LUTAS.

“Um lamento honestamente e especificamente nomeia uma situação ou circunstância que é dolorosa, errada ou injusta – em outras palavras, uma circunstância que não se alinha com o caráter de Deus e assim não faz sentido com o Reinado de Deus” Stacey Gleddiesmith

No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.
Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.)
Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar.

Salmos 77:2-4

O lamento nem sempre nos levará a uma solução rápida, continuamos  a orar acreditando que um dia Deus irá nos responder e nos ajudar.

ORE SUAS QUESTÕES

Considerava os dias da antiguidade Salmos 77:5

De noite chamei à lembrança o meu cântico Salmos 77:6

meditei em meu coração Salmos 77:6

o meu espírito esquadrinhou. Salmos 77:6

O salmista está fazendo uma busca sincera e profunda do interior do seu coração, está olhando para sua dor e assim questiona:

Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?  Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração? Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (Selá.) Salmos 77:7-9

O salmista não deixou de acreditar em Deus ou no caráter de Deus, mas a dor situações duras para nós...em que começamos a crer no que estamos sentindo mais do que na verdade.

ORAÇÃO NOS FAZ ENXERGAR

E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo.
Eu me lembrarei das obras do Senhor; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.
Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos.

Salmos 77:10-12

Há um momento que devemos buscar levantar os olhos acima da dor e nos lembrar do passado, das obras de Deus nos ajuda a enxergar o caráter de Deus.

O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus?
Salmos 77:13

 

ORE O EVANGELHO

As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram.
Salmos 77:16

O teu caminho é no mar, e as tuas veredas nas águas grandes, e os teus passos não são conhecidos.
Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.
Salmos 77:19,20

O salmista se volta para o Exodo, para a salvação de Deus para o povo escravo no Egito, o êxodo fica como uma ancora em sua alma.

Para o cristão, o nosso êxodo, o momento em que temos a nossa plena salvação vem da Cruz de Cristo – Paulo citando um outro lamento (Salmo 44) nos mostra como Cristo nos ajuda no sofrimento

Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Romanos 8:36-39

Nenhum comentário: