Com quem lutamos na verdade
Algumas vezes na vida, encontramos com alguém que não sabemos quem é exatamente e depois ficamos embaraçados pois dizemos coisas que não deveríamos não ter falado.
A história bíblica de hoje é de um homem que luta contra outro homem durante toda a noite, mas só descobre exatamente com quem está lutando pela manhã. Jacó está numa luta desesperada na noite mais escura de sua vida, lutando com este homem, e somente pela manhã descobre que está lutando com Deus em pessoa.
Em algum ponto da vida, todos nós temos noites em que lutamos em que achando que estamos lutando com outro homem ou pessoas, n/mas na luz do dia descobrimos que estamos lutando na verdade com Deus.
Já que Deus não abandona nenhum de nós na vida, qualquer luta que temos é em última instância uma luta com Deus - porque Jesus foi totalmente abandonado por seu Pai na cruz, nenhum ser humano agora pode longe de Deus.
Isto não quer dizer que ninguém mais sente que Deus o abandona. Em algum momento de nossas vidas, todos nós sentimos que Deus nos abandona, mesmo que isso não seja verdade.
Também não quer dizer que todos virão para a fé ou em que querem vir para fé.
o fato de que Deus não abandona a ninguém não quer dizer necessariamente que as pessoas são crentes contudo, se algumas pessoas não o conhecem ou o ignoram não quer dizer que Deus não os conhece ou os ignora, quer eles estejam cientes disto ou não.
O que parece ser apenas uma situação humana seja qual for o grau de sua dificuldade é um encontro com Deus - Quais são estas situações? Desapontamento, desespero, tentação para vingar, amargura, para raiva. Em todas as situações, podemos desistir ou podemos lutar e continuar lutando até o dia nascer.
Jacó lutou durante a noite.
A noite é um rico símbolo bíblico, que sugere turbulência, ameaça,solidão e medo
Enquanto luta Jacó diz que não vai deixar até que seja abençoado.
Um homem lutando por sua sobriedade... mesmo na noite
A noite pode vir por nossa conta ou não como o luto ou a doença.
Na situação de Jacó, temos um homem que está sozinho sem sua família e seus bens temendo pela vida quando está perto de se encontrar com seu irmão novamente que o havia jurado de morte.
A luz surge e o anjo pergunta seu nome..
Um nome antigamente significa sua natureza... O nome Jacó significa enganador.
Hoje somos conhecidos por aquilo que fazemos... se alguém mente para nos, já o chamamos de mentiroso.
Mas jamais pensamos assim de nós mesmos...pois qual seria de verdade o nome nosso...O que fazemos...quem enganamos ou quanto enganamos.
Quando Jacó confessa seu nome...recebe sua benção: um nome novo...uma nova natureza.
Agora é Israel aquele que lutou com Deus e prevaleceu.
Nomear é algo crucial
Jesus chamou Simão de Pedro.. a Rocha.. um novo nome, uma nova natureza, um novo futuro... mas podemos pensar que ele não foi tão sólido assim...
Num plano psicológico... se vc fica chamando seu filho de burro ...ela pode começar a acreditar que ele é assim... se vc fica chamando a criança de superior...ela pode ser achar assim também.
Se isso é verdade neste plano...imagine num plano espiritual...um dia o vacilante Pedro foi aclamado como líder da igreja em Jerusalém...a influência dele foi tão grande que as pessoas levavam enfermos para serem curados por sua sombra.
Virá o dia em que aquilo que fomos chamados em Jesus Cristo que está apenas aparente em nós será completamente manifesto.
Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” 2 Co 4.16
Um novo começo que é renovado a cada novo dia...significa que o novo nome, a nova natureza que começou a nos caracterizar vai ser assim até a distância entre o nome e natureza sejam vencidas e se tornem uma de verdade.
Não sei qual das lutas você está lutando hoje... mas vamos seguir lutando seja na noite mais escura...porque o dia vai raiar e a luz trará vida e ordem pra cada um.
Lembre se que antes de todo Deus está lutando por nós... porque um dia o novo nome que Jesus nos deu será realidade em nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário