domingo, setembro 18, 2022

SALMO 3

 

SALMO 3

GENESIS 15:1,8

Quando olhamos para o verso

Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios. Salmos 3:7   O salmo não quer que negamos ou enfatizemos nossas emoções, mas que a oremos.

Qual é a emoção está aqui?  A mais primitiva...MEDO.

Pense, quando nasce um bebe, o choro é de medo, cadê as paredes? Por que aqui está frio?

HÁ DOIS NÍVEIS DE MEDO:

Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)  Salmos 3:1,2

Quando Davi faz esta oração? Quando seu filho Absalão  (2Sm 15-18) tenta um golpe contra ele.

Todos estão contra mim. (vs 1)

Minha alma não tem salvação (vs 2) – estão atacando a identidade de Davi, ele não é mais o rei ungido de Deus como Saul.

E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel. 2 Samuel 15:6

Então veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de cada um em Israel segue a Absalão. 2 Samuel 15:13

EXISTE O MEDO QUE NOS FAZ TER UMA REAÇÃO DIANTE DO PERIGO. ESSE É ESPECIFICO E CONSTRUTIVO.

EXISTE O MEDO QUE NOS LEVA A ANSIEDADE, QUANDO PENSAMOS QUE A NOSSA PRÓPRIA EXISTÊNCIA ESTÁ SENDO AMEAÇADA.

Quando isso acontece com a gente ficamos agitados, perdemos toda a nossa a segurança, perdemos nossa identidade.

4 COISAS PARA VENCER O MEDO.

1.ENFRENTE O SEU MEDO.

Porém tu, Senhor , és o meu escudo Salmos 3:3 NO ORIGINAL, É UM ESCUDO AO MEU REDOR.

Há dois um menor, para batalha um a um. E um grande, que se usa contra uma fortaleza seguindo seu general.  Davi não está dizendo que nada de ruim vai acontecer para ele, ele está dizendo que Deus é um escudo que só vai funcionar quando marchar, é um escudo no perigo.

SE DEUS FEZ VOCÊ SOFRER, PARA EVITAR UMA GRANDE PERDA AMANHÃ.

SE VOCÊ CORRER, ESTE ESCUDO NÃO VAI SERVIRÁ PARA VOCÊ.

Só duas alternativas para nós: Obediência que pode ser difícil ou Desobediência que será letal.

2.VEJA SUA REAL SEGURANÇA.

és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Salmos 3:3

Davi está experimentando esse medo profundo, as ilusões acabaram, tudo aquilo que ele construiu sua vida está se deteriorando: ele não é mais um rei popular, um ótimo pai. Ele está colocando a sua segurança não mais em si, mas em Deus.

Ele está enxergando a origem de sua ansiedade.

O QUE DÁ SENTIDO A SUA VIDA É A GLÓRIA DE DEUS, E NADA DO QUE ELE TEM OU FAZ.

3. VEJA O SUBSTITUO

Como ele sabe que Deus está com Ele? Ele sabe de suas falhas e como pode dizer que Deus está com ele mesmo...

Com a minha voz clamo ao Senhor , e ele do seu santo monte me responde. Salmos 3:4

No monte santo está o tabernáculo, ele está se lembrando de Gn 15 – mesmas palavras iniciais... 15:1, 8 mas como eu vou saber...

SACRIFÍCIO DOS ANIMAIS....A escuridão veio e Deus passou por meios das carcaças e Abraão entendeu que Deus pagou o preço pela benção.  – ISAIAS 53:11

4. AME O POVO. (SL 3:7,8)

O OPOSTO DO MEDO É AMOR –  Davi começa a pensar além de si mesmo.

JESUS – APESAR DO MEDO, ELE TOMOU SOBRE SI A CRUZ PRA NOS AMAR.

Nenhum comentário: