quarta-feira, agosto 18, 2004

Romanos e D. Martin Lloyd-Jones

Sexta-feira comentamos a respeito da importância da Epístola aos Romanos para a história da igreja protestante.
Lutero achava a carta do apóstolo tão importante que cria que todo o crente tinha que tê-lo na mente.

Bem, nem tão radical. Prôpus lemos essa carta durante essa semana, fui além dessa expectativa comecei a ler um comentário sobre a Carta aos Romanos escrito por D. Martin Lloyd-Jones durante 13 anos expôs a carta na Capela de Westminster (1955-1968) toda a sexta-feira, os cultos tinham uma oração, um hino e em média duas horas de exposição por culto.O comentário que estou lendo é apenas do primeiro capítulo da carta e tem exatas 480 páginas.

Eis um pequeno texto muito interessante e provocador que achei no livro:

"Atualmente há aqueles que parecem ensinar e acreditar que é possível aceitar Cristo como Salvador sem recebê-lo como Senhor. Dizem eles que podemos receber a justificação sem assumir a santificação. Dizem que podemos receber o perdão dos pecados sem a santidade. Isso é mentira. O apóstolo indaga o seguinte, no fim do capítulo três desta Epístola aos Romanos: "Anulamos , pois, a lei pela fé?De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei".E se o seu conceito de salvação é que vocês não estão mais sob a lei, que não precisam mais preocupar-se com ela e podem viver como quiserem, contanto que creiam em Cristo, e que a salvação é simplesmente perdão, bem, então vocês nunca realmente a entenderam. A salvação é algo que cumpre a le; não a anula. Já citei a passagem de Romanos para vocês- "O que era impossível a lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito"(8,34). Ouçam o que Paulo diz noutro lugar: "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo" (Cl.2,6). Vocês não poderão recebê-lO como seu Salvador e dizer que mais tarde talvez O recebam como seu Senhor. Ele é sempre o Senhor, e vocês O recebem como Senhor. O Novo Testamento é o cumprimento do Velho Testamento".

[LLOYD-JONES, D. Martín Romanos: Exposição sobre o Cap. 1, O Evangelho de Deus Trad. Odayr Olivetti São Paulo:PES,1998,p.122-123].

Paz, justiça e alegria

allen

Nenhum comentário: