terça-feira, agosto 15, 2006

Batalha Espiritual


LOPES, Augustus Nicodemus O que você precisa saber sobre batalha espiritual Editora Cultura Cristã

“A Igreja precisa buscar em Deus os recursos para este combate. Este ponto não deve ser esquecido. Paulo aponta para Deus como sendo a fonte da força da Igreja para o embate com as forças das trevas.” p. 20

“O nosso conflito é contra as forças espirituais que estão por detrás de todas estas tentativas, desses ensinamentos perniciosos“.p 23

“A doutrina mais fundamental da batalha espiritual é de que todos os males que acometem as pessoas, a sociedade, a Igreja e os cristãos individualmente, são produzidos diretamente por demônios, os quais se instalam na vida dos crentes ou descrentes e nas estruturas sociais, políticas e econômicas de determinadas regiões especificas” p. 37

“oração é o meio pelo qual os filhos de Deus buscam o Pai do céu e entregam-se a ele, junto com seus problemas e aflições, na expectativa de que Deus lhes haverá de responder dentro da sua mais santa e agradável vontade” p 50

“Não se resolvia culpa pessoal com exorcismo, nem se substituía a responsabilidade pessoal por demonização.
O movimento de batalha espiritual confunde essas coisas, o que tende a causar a confusão e privar o crente de experimentar a verdadeira libertação do domínio do pecado em sua vida. Esta provem do exercício diário da mortificação da natureza pecaminosa, com base na sua crucificação com Cristo (Rm 6,6 e 8,13). A solução para as obras da carne não é a expulsão de espíritos que supostamente nos escravizam a praticar estes pecados (um conceito estranho ao ensinamento bíblico), mas viver uma vida no Espírito ( Gl 5:16-26)” p. 85

Sobre Cl 2:14-15
“Esta é a figura usada pelo apostolo para descrever a vitória de Cristo sobre Satanas. Satanás já teve sua casa saqueada pelo mais forte que ele, que entrou, amarrou-o, desarmou-o e tomou-lhe os bens ( as pessoas em seu poder). Paulo não poderia ter usado linguagem mais descritiva para apresentar a completa vitória de Cristo sobre os principados e potestades!” p. 97

Gl 6:20
“Ele pede que os cristãos se envolvam em oração para que, dentro da prisão, no seu ministério, ao anunciar o Evangelho, sua palavra seja poderosa em Deus para destruir as fortalezas e trazer cativo todo pensamento à obediência de Cristo Jesus. Esta é a arma ofensiva da Igreja no combate cristão” p. 112

2 Tm 2:24-26
“A formula do apostolo e simples e singela: através do ensino paciente, da exortação amorosa e da instrução em
espírito de mansidão, Deus pode conceder o arrependimento a uma pessoa cativa às mentiras do diabo e, assim, traze-la ao pleno conhecimento da verdade e à liberdade das armadilhas satânicas” p. 168

A igreja deve ficar firme,antes de mais nada usando o cinto da verdade

“O evangelho produz a paz que nos prepara para o combate, protegendo-nos como as sandálias protegem os pés do soldado no campo de batalha. Essa paz não é humana. Ela vem como resultado da minha consciência de que o evangelho é o poder de Deus para salvar todo aquele que crê; que no evangelho Deus se reconcilia com o homem; que no evangelho de Jesus Cristo podemos ter paz com Deus e a sua paz em nosso coração. Tudo isso vem de Deus. É parte da armadura que vem dele e que ninguém pode imitar” p. 186

“A fé funciona como escudo protetor quando nos apegamos e nos firmamos na Palavra de Deus, particularmente nas sua promessas, ninguém vai nos afastar do seu amor, ninguém nos arrebatará da sua mão; aquele que começou a boa obra há de completa-la até o dia de Cristo Jesus, o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Só esta fé pode resistir aos embates do inimigo” p. 187
“A figura da salvação como capacete reflete todo o ensinamento bíblico de que aquele que foi salvo por Deus em Cristo está a salvo dos ataques mortais de Satanás. Embora ainda possa ser atingido, jamais poderá ser destruído ou arrancado das mãos do redentor. O capacete da salvação representa o ensinamento bíblico da perseverança final dos santos” p. 188
“Em Cristo Jesus você encontrará as armas espirituais vindas de Deus para lutar e vencer encontrará as armas espirituais vidas de Deus para lutar e vencer. Ele deseja cobri-lo com a couraça da justiça, com o capacete da salvação, dar-lhe o escudo da fé, revesti-lo do Espirito Santo e ensina-lo a orar para que resistas firme até aquele grande dia, quando o diabo será totalmente esmagado sob os pés da Igreja” p. 192