segunda-feira, agosto 21, 2006

Por uma ação social de impacto



“Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades” Mateus 9:35




A missão integral da igreja é composta pelos três verbos acima ditos por Mateus: pregando(evangelizando), ensinando (discipulado) e curando ( cura espiritual, moral e social).
Missão integral está no coração de Deus e começa Nele e toda glória é para Ele.

“Não que podemos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus” 1 Coríntios 3:5 NTLH
Missão integral não é a redução ou descrença de que Deus não faz milagres, e que curar é apenas prestar assistência social. (2 Coríntios 5:16-21)

Missão integral é encarar a vida cristã com responsabilidade ética e espiritual, buscar auxiliar o próximo tanto preocupado com seu futuro mundo no porvir quanto ao seu dia de hoje.
“Se alguém é rico e vê seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus?“1 João 3:17 NTLH
Missão integral é buscar valores da comunidade dos cristãos primitivos. (Atos 2)
“Quando não dividimos, impedimos a comunidade de crentes de experimentar a bênção completa de Deus, e estamos sendo maus mordomos de tudo o que Deus tem nos dado. Isso quer dizer que algumas dádivas de Deus não tem sido usadas com toda a extensão possível. E, principalmente, estamos roubando de nós mesmos a alegria de viver de maneira generosa entre nosso irmãos e irmãs” Rick Warren

Descobrir o caminho.
“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” Miqueias 6:8

Lewis Carroll em Alice no Pais das Maravilhas, conta uma historia que Alice chega a uma encruzilhada e ela não sabe qual é o caminho que deve seguir. Olha para cima, vêm num galho da arvore, o gato-sorriso e pergunta-lhe: por favor, diga-me que caminho devo tomar? Ele responde: depende de onde você deseja ir. Alice responde: não me importa aonde chegar. Aí o gato diz: para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.
Neste aspecto, a primeira coisa como membros da igreja que devemos pensar é onde queremos chegar? Se é a semelhança de Cristo, o caminho será um; se é ser meramente um membro nominal de uma igreja, a estrada é outra.
Então, qual a função primordial do núcleo de ação social ?
A conscientização de que a vida cristã não é meramente assistir aos cultos aos domingos, ele vai além, tem também o dever de assistir aqueles que não podem.

A vida cristã deve ser cristocêntrica e bíblica, deve ser santa e completa.
Fazemos obra de justiça porque somos justos e vivemos para Cristo já, e não faremos para sermos justificado. A fé produz obras e não obras produzem fé, não esquecemos nunca do lema reformado: SOLA FIDE.
Como um povo consagrado a Deus, compartilhamos Seu amor pelos perdidos e Sua compaixão, pelos pobres e aflitos. O Grande Mandamento e a Grande Comissão nos impulsionam a atuar no mundo, pelo evangelismo, compaixão e discipulado.

Apresentar a fé a todo ser humano.
Cuidar dos necessitados.
Opor-nos à injustiça e apoiar os oprimidos
Preservar os recursos da criação de Deus.
Incluir em nossa comunhão a todo aquele que invocar o nome do Senhor.

Devemos buscar informar e convencer que a santidade cristã é inseparável do ministério aos pobres e que leva o cristão a viver uma vida de perfeição, motivando-nos a oferecer recursos para as aliviar e também para ajustar nossos desejos com a necessidades dos nossos irmãos.

Desafio
Os cinco gigantes mundiais do mundo sem Cristo.

1. Carência Espiritual
2. Pessoas centradas em si
3. Pobreza
4. Doença
5. Ignorância

Estratégias
“Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam”. Provérbios 15:22

1.Conscientização
Folhetos, textos com testemunhos, fotos, filmes, palestras, CD com mensagens a respeito, faixas.
2. Pessoas chave Neemias 2:1-7
Localização de pessoas-chaves para doar cestas mensais quanto para arrecadação de tais. Pessoas que são catalisadoras de um ambiente de maior publicidade e dinamicidade da idéia.
“Quando se lança uma pedra em qualquer lago cujas as águas não tem movimento, vê-se formar um circulo onde ela caiu, esse circulo vai estendendo-se cada vez mais até o movimento que resultou do embate da pedra n´água perde-se sobre a praia” A.G. Simonton
3.Ruas
Missão integral pressupõem uma preocupação com todos os aspectos da vida cristã, logo, não pode resumir suas esperanças e atuações ao espaço físico do templo.
Campanha de recolhimento de alimentos.
Pesquisa de necessidades sociais na comunidade.
4.Compartilharmento de informações
Nessa ida para fora da igreja, é ideal haver uma junção com outros núcleos do projeto:
Visitas- para haver um acompanhamento da família ou pessoa assistida.
Suporte- haver um cadastramento da família assistida.
Discipulado- levar pessoas a se decidirem publicamente por Jesus.
Núcleos de Adoração- incentivar a integração da pessoa na família da igreja.

5. Eventos-ponte
São a cereja do bolo, apenas após houver bases firmes no grupo de arrecadação e serviço e estiver estabelecida uma consciência da comunidade em torno, é que se pode pular para esta etapa.

Alvos do Evento ponte:

1. Arrecadação
2. Conscientização
3. Evangelização




O que o Evento ponte não pode ser:
1. A única estratégia de conscientização e serviço.
2. Visto como a solução de todos os problemas
3. Um fato que irá unir um grupo separado.

O evento- ponte pode ser:
1. Um instrumento eficaz para a maior publicidade de algo que já ocorre.
2. Um acontecimento de envolvimento de núcleos já envolvidos das áreas de adoração, serviço e evangelismo.

Bases Bíblicas
Êxodo 23:11, Deuteronômio 15:7, Salmo 41:1; 82:3, Provérbios 19:17; 21:13;22:9, Jeremias 22:16, Mateus 19:21, Lucas 12:33, Atos 20:35; 2 Coríntios 9:6, Gálatas 2:10
Leia mais no Pacto de Lausanne www.lausanne.org