terça-feira, maio 29, 2007

Ex-blog CEsar Maia 27.05.06

COMO NAS NOVELAS CLÁSSICAS DE DETETIVE, A PERGUNTA FICA NO AR (OU NA TERRA): A QUEM INTERESSA TUDO ISSO POLITICAMENTE?

1. Todas os regimes autoritários se estabelecem passando por um mesmo processo: desmoralizando o poder legislativo. Com Napoleão III, foi assim, e depois referendado por um plebiscito. Com Hitler também e da mesma forma. A Duma foi desmoralizada entre fevereiro e outubro até culminar com a tomada do poder na Rússia. O discurso de Getulio que estabeleceu o Estado Novo dizia que os partidos iam levar o país à desordem e que por isso não haveria eleições em 1938. E não vamos longe: Chávez fez isso com um poder legislativo eleito. Rafael do Equador, outro dia fez o mesmo, acumpliciando-se com o TSE e cassando mandatos. E por aí vão, exemplos e exemplos.

2. Todos estão inteiramente de acordo com identificar evidencias de corrupção -de quem for- investigar, processar e aplicar a força da lei. Mas -do ponto de vista político- a análise deve dar foco a lente. Explica-se: nem todos os casos são iguais, mas a forma de vazar e divulgar pode dar o foco que politicamente interessa.

3. Cada grampo vem acompanhado da informação que o foi por ordem judicial. Mas sabe-se que às vezes a ordem judicial dá cobertura ao grampo já feito. Um aparelho de grampo -normal- grava 600 telefones simultaneamente. Surgem suspeitas e se vai na direção e então se pede autorização. É como uma rede de pesca predatória: pega tudo e aproveita o melhor.

4. O uso da algema desmoraliza. Mas se o preso não oferece qualquer sinal de resistência, a algema não pode ser usada. Mas, as imagens com algema e sem algema, tem pesos diferentes. A prisão preventiva se dá quando o acusado em liberdade possa prejudicar a investigação, desfazer provas, etc... Portanto os casos devem ser objetivos e não de qualquer forma, pois a conseqüência será muito mais o espetáculo que a solução dos casos. Por isso os vazamentos e prisões começam legitimando os fatos e escandalizando. Depois vem o foco. Elementar!

5. Terá sido coincidência que o foco destacado dos fatos tenha sido os dois principais lideres do PMDB? Dois senadores que indicaram o ministro das Minas e Energia. E logo em seguida a revista Veja tem acesso a informações contra um deles e presidente do senado. É lógico que jornalisticamente a revista teria que publicar. O ponto não está na revista, mas quem passou a informação e entregou os dados e com que objetivo.

6. Que o senador responda pelo que é acusado. Mas politicamente o problema não é esse. O problema é porque o foco deste vazamento? Na Câmara de Deputados o governo tem -por enquanto- maioria sólida. No Senado não tem maioria. E tem menos ainda para matérias polemicas. E vem aí as prorrogações da CPMF e da DRU. A quem interessa enfraquecer o Senado?

7. O Lula já declarou várias vezes que é o Congresso que não aprova as reformas, etc... Mas se 90% das leis aprovadas são da iniciativa e interesse do executivo, porque não apresenta as leis das tais reformas? Elementar meu caro Watson: o objetivo central é desmoralizar, enfraquecendo o legislativo e preparando o momento para um plebiscito ou algo parecido. E usar a corrupção em base a fatos verdadeiros é um instrumento tão sutil quanto eficiente. E o Povo em sua indignação, "quer ver sangue".

8. Este Ex-Blog fez uma nota semanas atrás, chamando a atenção no mesmo momento do anúncio de um comissário do politburo para ministro da Justiça, que viria isso. A KGB. A Gestapo. Não demorou muito. É mais fácil ainda quando há fatos gravados para demonstrar. O bem vindo e necessário objetivo policial é o meio. O fim é a desmoralização do legislativo.

9. Quem não deve não teme. O Congresso deve perder a inibição e defender a democracia. Enquanto é tempo.

Nenhum comentário: