sábado, maio 19, 2007

Nova perspectiva paulina


FEE, Gordon D. Paulo, o Espírito e o Povo de Deus United Press, 1997.


Parece impossível compreender Paulo sem reconhecer a escatologia como estrutura essencial de todo o seu pensamento teológico, por outro lado, a salvação em Cristo é a preocupação essencial dessa estrutura. P.7

Avida do Espirito como cumprimento de três expectativas que se relacionam: 1. A associação do Espirito com nova aliança. 2. O uso da palavra habitar 3.a associação do Espirito com a imagem do templo. P. 16

Pelo Espirito Santo a presença de Deus retornou agora a seu povo, para habitar nele corporativa e individualmente p. 21

O que corrige tudo isso para nos não é simplesmente o fato do amor de Deus- mas sim que o amor de Deus tem sido eficazmente reconhecido na experiência do crente. O amor de Deus para nós tem sido, derramado como uma realidade pródiga experimentada pela presença do Espírito Santo, que Deus tem também profusamente derramado em nossos corações p. 47

Ser um cristão Paulino significa tomar o Espírito com plena seriedade como meio pelo qual o Deus eterno está sempre presente com seu povo p. 51

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