sábado, março 15, 2008

A Supremacia de Cristo


Recentemente a CPAD publicou um dos melhores livros de sua história, trata-se de A SUPREMACIA DE CRISTO EM MUNDO PÓS-MODERNO, que contêm textos da Conferência Desiring God de 2006, organizados por John Piper e Justin Taylor.

O livro/resumo da conferência contêm a participação de: David Wells, Don Carson, Tim Keller, Mark Driscoll, Voddie Baucham, and John Piper.

Em inglês, é possível o download tanto do audio e video quanto do livro.

Os dois últimos capítulos são reservados aos pastores emergente-reformados Tim Keller e Mark Driscoll, sobre a Teologização e contextatualização do Evangelho, ou seja, a mão na massa.

Tim Keller diz em " O Evangelho e a Supremaciade Cristo em um Mundo pós-moderno":

"A religião opera segundo o princípio: Eu vou obedecer, por isso, sou aceito (por Deus). O evangelho opera segundo outro princípio: Eu sou aceito, por meio da preciosa graça de Deus, por isso,vou obedecer. Duas pessoas vivendo nesses dois princípios podem sentar uma do lado da outra na igreja, domingo, tentando fazer as mesmas coisas- ler a Bíblia, obedecer aos dez mandamentos, ser ativo na Casa de Deus, e orar- mas por duas motivações complementamente diferentes. A religião motiva a pessoa a fazer o que faz por medo, insegurançae virtuosismo, mas o evangelhoo a motiva a fazer o que faz, por alegria e gratidão aquEle que que é o próprio Deus" (p. 121)


"Correndo o risco de simplificar demais, vou apresentar quatro estágios pelos quais o povo deve passar, da completa ignorância do evangelho e do cristianismo até a aceitação completa. Eu os chamo de:
  1. inteligibilidade
  2. credibilidade
  3. plausabilidade
  4. intimidade
Por intimidade, quero dizer conduzir alguém a um compromisso pessoal" (p. 124).

Um comentário:

Daniel disse...

Tá na lista de compras. Interessante o fato de que a CPAD têm publicado livros de Piper, Carson, etc.