segunda-feira, outubro 19, 2009

SIDNEY GREIDANUS: Pregando Cristo a partir do Antigo Testamento 4

.
Lutero.
.





Sola Scriptura


.


"Os ensinamentos dos pais são úteis somente para conduzir-nos às Escrituras como eles foram conduzidos, mas depois devemos manter-nos somente nas Escrituras" p. 133

.




A Sola Scriptura liberta a Escritura da sujeição da tradição eclesiástica e declara que a Escritura é a autoridade final na interpretação.

.




Lei e evangelho.

.

Para Lutero, o principal papel do Antigo Testamento para os cristãos é negativo: torna as pessoas conscientes de sua total incapacidade de obedecer perfeitamente às leis de Deus, a fim de merecer salvação. (p. 137)

.




A lei revela a doença, o evangelho ministra o remédio.

.


" é um mau costume tratar os evangelhos e as epístolas como se fossem livros de lei, dos quais devemos ensinar o que os homens devem fazer, apresentando as obras de Cristo como nada mais que exemplos ou ilustrações ....Cuidado para não transformar Cristo em Moisés, como se ele nada mais tivesse para nós além de preceitos e exemplos, como outros santos... Devemos subir muito mais alto que isso, embora esse tipo melhor de pregação tenha sido pouco praticado nesses muitos anos. A coisa principal e fundamental no evangelho é esta: antes de se tomar Cristo como exemplo, é necessário reconhecê-lo e aceitá-lo como o dom de Deus para você, de forma que , quando o vir ou ouvir em qualquer de suas obras ou sofrimentos, você não duvide, mas creia que ele , o próprio Cristo, com essa obra ou esse seu sofrimento, é verdadeiramente seu, para que você dependa com tanta confiança como se a obra tivesse sido feita por você...Veja, isso é entender o evangelho de modo certo, ou sej, a infinita graça de Deus...Esse é o poderoso fogo do amor de Deus para conosco, mediante o qual ele torna confiante, feliz e contente a nossa consciência . Isso é pregar a fé cristã. Isso é que faz da nossa pregãção um evangelho, ou seja, boas-novas, felizes, de conforto e alegria"

( Lutero, Chuch Postil, in p. 139)


.

"Lutero pregou o evangelho da graça de Deus, ou seja, Jesus Cristo é dom de Deus - sola gratia-, um presente que só podemos receber pela fé - sola fide-. Ele insiste também em Sola Scriptura, ou sea, as Escrituras são a única ( ou final) norma para a vida e a pregação, libertando-as, assim, do domínio da tradição da igreja, para que elas interpretem a si mesmas" p. 145

.



Calvino

.

"Lutero se preocupava principalmente com a questão da salvação e focalizava a justificação pela fé em Cristo. Consequentemente, encontrar Cristo no Antigo Testamento tornou-se prioridade para Lutero. Calvino, embora afirmasse a justificação pela fé em Cristo, tem um ponto de vista mais amplo, que é a soberania e a glória de Deus. Essa perspectiva mais ampla capacita Calvino a se satisfazer com as mensagens bíblicas sobre Deus, a história da redenção e aliança de Deus , sem necessariamente focalizar essas mensagens em Jesus Cristo" p. 148

"Ao comentar as palavras de Jesus "Examinai as Escrituras... e são elas mesmas que testificam de mim (Jo. 5:39), Calvino escreve: "Devemos ler as Escrituras com o intuito de encontrar Cristo nelas. Quem se desviar desse objetivo, embora se canse durante toda a vida no esforço de aprender jamais alcançará o conhecimento da verdade, pois que sabedoria pode haver sem a sabedoria de Deus?" p. 154
.
O evangelho não suplantou toda a lei de forma a trazer outra espécie de salvação. Pelo contrário, ele confirmou e satisfez tudo que a lei havia prometido, dado substância às sombras. Ao comentar Mateus 5.21, Calvino declara: "não devemos imaginar Cristo como um novo legislador que acrescente qualquer coisa à justiça eterna do Pai. Devemos ouvi-lo como fiel expositor, para que saibamos qual a natureza da lei, qual o seu objetivo e qual a sua extensão" p. 155
.
O terceiro uso da lei
.
"Que seria não somente revelar nosso pecado ou restringir os atos de pecado na sociedade. "O terceiro e principal uso, que pertence mais intimamente ao propósito da lei, encontra seu lugar entre os crentes em cujo coração o Espírito de Deus já vive e reina... Eles já tiram proveito da lei nas duas maneiras. Aqui está o melhor instrumento para que aprendam mais completamente a cda dia a natureza e vontade do Senhor a que aspiram, e confirmá-los no seu entendimento dela... Por outro lado, porque não precisamos apenas do ensino como também da exortação, o servo de Deus também se imbuirá do benefício da lei: pela frequente meditação nela para ser despertado à obediência, ser fortalecido nela e ser trazido de volta do caminho escorregadio da transgressão"" p. 136
.
Salmo 2:7
.
Na verdade, Davi podia com todo acerto ser chamado de filho de Deus em razão de sua dignidade real.. Davi foi gerado por Deus quando sua escolha para ser rei foi claramente manifestada.
.
Cristo está presente no Antigo Testamento como Logos eterno, como promessa e como tipo.
.
Promessa e cumprimento.
Calvino procura o cumprimento progressivo da profecia. as principais possibilidades de cumprimento são: primeiramente, cumprimento nos tempos do Antigo Testamento, segundo, na vinda de Cristo, terceiro, na igreja contemporânea e, finalmente, na segunda vida de Cristo. (p. 166)
.
.
Spurgeon
.
O grande objetivo do ministério cristão é a glória de Deus. Quer as almas se converteam, quer não, se Jesus Cristo for fielmente pregado, o pregador não terá trabalhado em vão, pois é um aroma suave a Deus como também aos que perecem e aos que são salvos. Contudo, como regra, Deus nos enviou para pregar, a fim de que mediante o evangelho de Jesus Cristo os filhos dos homens possam se reconciliar com ele" p. 177
.
As jornadas de Israel do Egito para a Canaã são alegoria de nossa peregrinação cristã da escravidão do pecado (egito) para a libertação por meio de Cristo (páscoa) e conversão ( passar o mar vermelho), para as dificuldades e tentações e os triunfos (deserto) até a vida cristã vitoriosa( canaã)" p. 183
.
.
Capítulo 5- Princípios do Novo Testamento para a pregação de Cristo a partir do Antigo Testamento.
.
Perigo do Cristomonismo.
.
"A ênfase cristocêntrica da pregação luterana...tem sido distorcida de modo tão desproporcional, ainda que não intencionalmente, que, para o povo sentado nos bancos da igreja, o evangelho essencial, a revelação e ato redentor de Deus em Cristo, perderam-se. Aceitar a Cristo como Salvador pessoal aparentemente tem pouco ou nada a ver com Deus" p. 206
.
A pregação de Jesus tem como objetivo a glória de seu Pai.
.
"Os escritores do Novo Testamento não pensavam em apresentar Cristo como uma alternativa para Deus, como um objeto de culto cristão suficiente em si mesmo... A adoração que pára nele e não passa por ele indo até Deus, o tudo em todos, no final fica aquém do culto cristão" p. 208
.
John Piper: "O grande desígnio e a intenção do ofício de pregador cristão é restaurar o trono e o domínio de Deus na alma dos homens. É isso o que as pessoas levam consigo da adoração nos dias atuais? Um sentido de Deus, uma nota de graça soberana, um tema da glória panorâmica, o grande objeto do ser infinito de Deus? Elas entram por uma hora por semana... na atmosfera da santidade de Deus que deixa seu aroma sobre a vida delas durante toda a semana? Os escritores do Novo Testamento, assim como o próprio Jesus, nos ensinam claramente que a pregação centrada em Cristo tem de ter com alvo a glória de Deus "p. 209
.
A influência dos métodos judaicos de interpretação
Peshat- um tipo literalista de exegese ...o significado natural do texto é aplicado à vida das pessoas - em particular na aplicação da legislação deuterômica"
Targun uma paráfrase ou tradução explicativa
Midrash- uma exposição de uma passagem cuja finalidade é destacar a relevância do texto sagrado para o presente momento
Pesher - uma interpretação mais centrada do que midrash, refere-se à exposição de textos que vê neles cumprimento escatológico na era atual.
Tipologia - interpretação que vê correspondência etnre pessoas e acontecimentos do passado e do futuro (ou presente).
Alegoria- uma forma mais extrema de midrash que considera o texto como uma espécie de código ou cifra que deve ser decodificado para se chegar ao significado mais profundo.
os únicos exemplos claros são de 1Coríntios 10:1-4, Galátas 4:22-31 e, provavelmente, 2Coríntios 3:7-18
.
Mateus 1:17
Devemos saber que 14 é o valor numérico do nome Davi no hebraico, ou seja, DVD. Mateus começa traçando a linha da história redentora com Abraão e o número 14 na linha de gerações é o próprio grande rei Davi. Mas três coisas vêm abaixo aqui: o próprio numero 14 - Jeconias, o cativo 1Cr 3.17- se encontra em exílio na Babilônia. O reino pode ter acabado, mas pelo menos a casa de Davi está viva. Mais gerações vão e vem e, novamente, chegamos a outro número 14, outro Davi, Jesus , que se chama o Cristo (1.15). .(p.219).
.
"A tipologia do Novo Testamento é assim essencialmente o traçar dos constantes princípios da operação de Deus através da História, revelando um ritmo recorrente na História passada que é assumido mais plena e perfeitamente nos acontecimentos do Evangelho" p.244
.
Complexidade na tipologia
Sobre Romanos 5:2 - "Na confusão universal causada por ele, Adão é, para Paulo, um typos, uma apresentação anterior, pela qual Deus intima o futuro Adão, ou seja, Cristo, em sua obra universal de salvação...O termo typos pode ser a forma vazia que faz uma impressão oposta sobre outro material. Paulo pode adotar o termo, conhecido por ele já no sentido de um molde original, como uso técnico consoante com o significado básico" p. 245
.
Sobre Hebreus- "a tipologia é uma relação comparativa que é arranjada qualitativamente em vez de quantitativamente. O tipo não é essencialmente uma versão em miniatura do antítipo, mas uma prefiguração em diferente estágio da história redentora que indica a estrutura ou os fatores essenciais- skia-parabole- eikon- da realidade futura" p. 252
.
.
Capítulo 6: O método cristocêntrico
.
"Devemos ler as escrituras com o propósito expresso de encontrar Cristo nelas. Aquele que se desviar desse objetivo, embora possa se afadigar a vida inteira no aprendizado, jamais alcançará o conhecimento da verdade, pois que sabedoria podemos encontrar sem a sabedoria de Deus?
Calvino, Comentário de João 5:9, na p.259
.
Toda pregação bíblica deve começar com a exegese histórico-gramatical do texto, com tudo que isso inclui...Qualquer que seja a mensagem legítima para os ouvintes de hoje, deverá surgir de seu significado original e permanecer fiel a ele (p.260)
.
A fim de descobrir o significado original e histórico de uma passagem o pregador tem que fazer justiça a três fios entrelaçados do texto: o literário, o histórico e teocêntrico... A mensagem original do autor e a necessidade de seus ouvintes são relacionadas como uma flecha e um alvo. A necessidade de Israel naquele tempo era o alvo que o escritor do Antigo Testamento procurava atingir com sua mensagem...
.
Entender a mensagem no contexto do cânon e da história redentora...um sermão cristão sobre um texto do Antigo testamento necessariamente irá na direção do Novo Testamento. Isso é óbvio quando o texto contém uma promessa que é cumprida em Cristo: o pregador não pode parar na promessa, mas, naturalmente, irá prosseguir com o sermão até o seu cumprimento. O mesmo ocorre quando o texto contém um tipo que é cumprido em Cristo: o sermão vai do tipo para o antítipo. Isso também acontece quando o texto relata um tema que é mais desenvolvido no Novo Testamento, no sermão, o pregador vai do tema do AT para seu desenvolvimento mais completo no NT. (p. 263)
.
Essencial para a pregação expositiva...O tratamento do texto de tal modo que seu significado real e essencial, conforme existia na mente daquele autor bíblico em particular e conforme existe à luz do contexto geral de todo Escritura, fique claro e seja aplicado às necessidades dos leitores do dias atuais. A pregação expositiva requer três movimentos básicos: 1. determinar o significado original, 2. o significado do contexto de todo o canon e 3. a aplicação desse significado para os nossos ouvintes atuais. (p.264)

Nenhum comentário: