quinta-feira, setembro 08, 2011

Dietrich Bonhoeffer: O Sermão da Montanha - A veracidade


Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;  Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. MATEUS 5. 33-37

A interpretação mais comum dessa passagem segundo Bonhoeffer passou pela proibição do juramento, o que seria um engano já que o Antigo Testamento ordena o mesmo, Jesus jura em seu julgamento como também Paulo fez uso de fórmulas de juramento. "O juramento é a invocação pública  do nome de Deus por testemunha de uma afirmação que faço a respeito de coisas do passado, presente ou do futuro" (p. 80)

O juramento é em si é  a prova da mentira na humanidade, já que se houvesse a mentira não necessitaria de juramento.  Bonhoeffer constrói assim, para ele, o Antigo Testamento recusa a mentira pelo juramento, já Jesus recusa a mentira pela proibição mesma do juramento- é a própria destruição da mentira da vida dos crentes nEle. 

Toda a palavra do discípulo deve expressar a verdade, jamais precisando de juramento para confirmação desta. 

Bonhoeffer fala em uma diferenciação entre juramentos acerca de fatos pretéritos e outro sobre fatos vindouros.Quanto ao passado, ele diz que o crente nunca está isento de erro na avaliação do passado. O voto quanto ao futuro, não se sabe o que acontecerá. 

O mandamento da veracidade total  é o ser do discípulo, que vive plenamente descoberto, é conhecido de Jesus e colocado na verdade, que surge do pecado revelado e perdoado. O sentido aqui é o da revelação do homem da sua pecaminosidade,quem vive sob a cruz, o juramento como instrumento de preservação da veracidade não tem mais valor, porque esse já está na verdade perfeita de Deus.

"Não há discipulado de Jesus sem uma vida na verdade revelada perante Deus e os seres humanos" p.83

Nenhum comentário: