domingo, fevereiro 26, 2012

James Bryan Smith: O maravilhoso e bom Deus.


O livro tem por intenção ser o primeiro de uma trilogia de um currículo de crescimento espiritual. Smith é ligado a Renovare, escreveu um livro simples e profundo que aborda diversas questões da vida espiritual.


A abordagem de Smith é bastante criativa,um capítulo traz um princípio e logo a seguir, vem uma disciplina espiritual a ser praticada em torno daquele tema. O livro de Smith é mais fácil de ser lido que os de seus mentores como Dallas Willard ou Richard Foster, pois é mesmo uma introdução à vida contemplativa.

Para Smith o processo de mudança na vida de uma pessoa envolve a necessidade de examinar o que pensamos - nossas narrativas-, como agimos- nossas disciplinas espirituais- e com quem estamos interagindo - nosso contexto social-. Há quatro elementos básicos: 1. mudar as histórias de nossa mente, 2. engajar-nos em novas práticas, 3. refletir e dialogar com outras pessoas que seguem o mesmo caminho e 4. fazer tudo sob a orientação do Espírito Santo.

A abordagem de Smith diz que precisamos mudar as narrativas de nossa mente, o que lembra o ensino de Peterson. Precisamos descobrir quais as  narrativas que formam o nosso pensamento, e comparar elas com as de Jesus, o livro segue tentando mostrar o Deus que Jesus conhecia em oposição ao Deus das narrativas religiosas.

As disciplinas são vistas como exercícios de treinamento para alma, tratam de sabedoria e não de justiça. 

"O Espírito muda nossas falsas narrativas testemunhando a verdade. nossos dois mais importantes relacionamentos são nosso relacionamento com Jesus, como Senhor- do grego kyrios- e nosso relacionamento com Deus como nosso pai- aba em aramaico, o idioma que Jesus falava-" p.35

A passividade da vida cristã:

"Começaremos a viver como Jesus viveu uma vida perfeita  que não somos capazes de vier e como ele ofereceu essa vida ao Pai em nosso favor, libertando-nos da obrigação de merecer o amor e o favor de Deus" p. 38

Gostei muito do livro, em breve, coloco outros trechos do livro.  A espiritualidade fica claro no livro que está ancorada no amor incondicional de Deus por nós. A nossa transformação está baseada em três coisas, na mudança de narrativa, na disciplina espiritual e comunidade, tudo isto sob dependência do Espíirto Santo. A manifestação disto tudo é uma vida que descansa e frutifica do Espírito Santo, uma vida com paz e contemplação.


Nenhum comentário: