segunda-feira, outubro 08, 2012

Coronelismo ontem, hoje e eternamente?



"O coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores das terras"  
Victor Nunes Leal, Coronelismo,Enxada e Voto, p. 44

Imagine um candidato no Brasil com as seguintes propostas:

1. Redução de Carga Tributária
2. Redução de bolsa família, bolsa estudo, bolsa alimentação
3. Redução de Cargos Comissionados.
4. Redução de Contratação pelos serviços públicos.
5. Redução de Favores do Estado.
6. Investimentos em Educação,Infra-estrutura, Segurança e Saúde.



Este candidato não iria muito para frente nesta campanha política. A lógica política brasileira tem padrões básicos de assistencialismo, Lula foi bom por causas da bolsas-família, pro-uni, etc.

Contudo, o que as pessoas não calculam é o quanto elas pagam por isto. Se você for de classe média no Brasil, você paga os impostos e também paga um plano de saúde, um colégio para os filhos, a universidade particular, um monitoramento de segurança privada, etc. Você sempre paga uma conta dobrada. Paga pelo serviço público e pelo serviço privado. E quando você usa algum serviço do governo, acha que foi uma benesse de algum político.

O problema disso é a visão matriarcal que as pessoas tem do Estado, como fonte de seus serviços e ajudas, mas elas não entendem que esta mãezona, tem um preço que elas mesmos pagam.

Pensando em Pindamonhangaba, os vereadores mais bem votados seguem a política assistencialista- um dá remédio, outro dá consulta, outro dá cesta básica-e o preço de tanta generosidade que paga? É você mesmo.

Essa é a visão de mundo tanto de um lado como de outro, impostos e mais impostos e alguns serviços a mais. 

O povo precisa entender que quanto mais eles querem que o Estado faça, mais impostos ele irá cobrar, e assim, mais corrupção haverá. No Brasil, não existe nenhum setor político atual que não defenda esse círculo fominha. Por que?

As campanhas são super caras, precisa de financiadores, que lá na frente terão favores. Para que os favores sejam pagos, é necessário que haja dinheiro extra para o pagamento de serviços que custariam bem menos se não houvesse tal ciclo.

É o bom e velho sistema coronelista, se no Coronelismo, o estado era usado para salvar o grande fazendeiro do revés financeiro de sua atividade se apropriando do Estado para garantir seus recursos em troca de favores e votos de seus trabalhadores. A história hoje é a mesma, mudaram-se as figuras, mas o sistema político continua igual.

O sistema é igual em toda a parte porque os políticos nacionais e estaduais começaram no município, e de lá seguem o padrão.

A política é a arte da possibilidade, se o povo ignorando a conta que pagam, busca no Estado, favores e auxílios, isto incentiva, políticos e um sistema que paga essas benesses com um preço mais caro. 

Exemplo claro disso: O Bom Prato, do ponto de vista, social as pessoas pagam 1 real por refeição, excelente. Mas quanto custa este prato de 1 real na verdade?  Ele custa um real mais sei lá quantos reais de impostos que você paga para subsidiar este valor.

Só de ICMS, a fatia de Pinda em 2010 foi de 45 milhões de reais, eu me pergunto quem administra melhor este dinheiro o povo e a prefeitura?

Segundo o UOL, você trabalha 150 dias por ano para pagar os impostos. Imagine que você ganha 12000 reais por ano. Só de impostos num ano você paga 4931 reais, o que daria 410 reais a mais por mês em sua mão, aposto isso daria uma chance melhor de educação, saúde, emprego, prosperidade para cada pessoa.

Enquanto as pessoas ficam super felizes com o retorno de uma merreca na Nota Fiscal Paulista ignorando que os favores que eles tanto querem do governo custam bem caro.

JFK disse que não era para as pessoas perguntarem o que governo poderia fazer por elas, mas o que elas poderiam fazer pelo país. Infelizmente, em toda campanha o povo quer apenas saber do que o governo pode fazer por elas, e o ciclo do assistencialismo nunca morre.

A próxima vez que você abastece seu carro, mais da metade do valor que você paga é imposto, este valor é para pagar a campanha política, os inúmeros cargos que o governos têm, e se sobrar, pagar o caro serviço ruim que você vai receber achando que é um grande favor.


"A melhor prova de que o coronelismo é antes sintoma de decadência do que manifestação de vitalidade dos senhores rurais nós a temos neste fato: é do sacrifício da autonomia municipal  que ele tem se alimentado para sobreviver" Victor Nunes Leal, p. 74


Nenhum comentário: