terça-feira, dezembro 27, 2016

A Unidade do Evangelho (Gálatas 2:1-10)




UNIDADE DO EVANGELHO (Gl 2:1-10)

1. O temor de Paulo: por que ele foi a Jerusalém?
a. Paulo foi a Jerusalém por causa da revelação de Deus (2:2)
b. O temor era a ameaça a dar frutos: “corrido inutilmente”(2:2)

A primeira vista, pode parecer que Paulo estivesse achando que sua mensagem estava comprometida. Contudo, isso não tem sentido já que Paulo recebeu a revelação de Deus (2:1) que recebera sua mensagem diretamente de Cristo (1:12). Também, ninguém em dúvida esperaria 14 anos se sentisse inseguro com isto. E, por fim, Paulo diz em 1:8, que os gálatas deveriam rejeitá-lo caso mudasse sua mensagem.

"O que ele temia, isto sim, é que os apóstolos de Jerusalém pudessem não ser fiéis a esse evangelho. Talvez  não fizessem frente aos falsos mestres, mas, em vez disso, permitissem que os próprios preconceitos culturais os iludissem a ponto de deixar que esses mestres continuassem a fazer suas afirmações prejudiciais" (KELLER, p. 41)

2. O que estava em jogo: a verdadeira unidade da igreja.
O evangelho da fé em Cristo é para gente de todas as culturas. A liberdade que temos em Jesus (2:4) se encontrava sob ameaça e assim, a verdade do evangelho estava em jogo (2:5).

Havia dois grupos, de um lado Paulo que dizia que o evangelho era para gente de todas as culturas, de outro, seus opositores diziam que nem todo povo judeu é cristão, mas todo os cristãos devem se tornar judeus.
 





3. O veredito: bem-vindos
Paulo levou Tito (2:1), que era grego (2:3): cristão incircunciso de corpo e alma. Falsos irmãos queriam a circuncisão de Tito (2:4). Os apóstolos não insistiram na circuncisão, Deus não considera a aparência humana (2:6).

 4. resultado: liberdade
Obedecemos, não por medo e insegurança quanto à esperança de merecer nossa salvação, mas na liberdade e segurança de saber que já estamos salvos em Cristo. Obedecemos na liberdade da gratidão.

MARCAS DA VERDADEIRA UNIDADE.
Aceitar os que estão em Cristo Jesus.
Reconhecer que temos chamados diferentes.
Suporte mútuo e ação missionária (2:10)

Nenhum comentário: