segunda-feira, janeiro 02, 2017

Gálatas 2:11-21: Vivendo conforme o Evangelho

Vivendo conforme o Evangelho


Gl. 2:11-21

MODOS À MESA.

Pedro estava comendo com os gentios, mas foi se afastando e se separando deles. 

"O Antigo Testamento instituiu as leis da purificação- uma complicada série de regulamentos a serem seguidos pelos adoradores a fim de estarem cerimonialmente limpos e aceitáveis para se apresentarem a Deus na adoração. As pessoas não podiam se aproximar de Deus se tivessem ingerido determinados alimentos impuros, tocado coisas mortas, contraído uma enfermidade ou tocado em alguém enfermo, e assim por diante (Lv 11;15;20). Essa lei cerimonial era um método de ensino pelo qual o Deus santo mostrava que as pessoas pecadoras não podem entrar em sua presença sem se purificarem. Apesar de Jesus explicar que, com sua chegada, o tempo dessas leis havia passado (Mc 7:14-23), foi preciso Deus enviar a Pedro uma visão para lhe mostrar que lei cerimonial terminara" (KELLER, p. 54)

Pedro se afasta dos gentios, culpado de hipocrisia (2:13)
Até o ponto em que Barnabé, companheiro de viagem de Tito, o incircunciso, se deixa levar por ele - 2:13

O que causou essa hipocrisia? O medo.


ANDAR NA LINHA

Paulo percebe que há algo mais profundo acontecendo, diz que Pedro não agia conforme a verdade do evangelho (2:14). O que isto significa?

1o. O EVANGELHO É UMA VERDADE: o fato de que somos fracos e pecadores, de que buscamos controlar nossa vida sendo nossos próprios salvadores e senhores, de que a lei de Deus foi cumprida por Cristo em nosso favor, de que agora somos plenamente aceitos.

2o. EVANGELHO TEM CONSEQUÊNCIAS: é nossa função colocar tudo que faz parte de nossa vida em conformidade com a direção, com o sentido para o qual o evangelho nos impulsiona. 

"A vida cristã é um contínuo processo de realinhamento, de colocar tudo em conformidade com a verdade do evangelho" (KELLER, p. 56)

O ERRO DE PEDRO

O erro de Pedro foi nacionalismo, que é uma forma de legalismo. O legalismo busca algo além de Jesus a fim de se apresentar aceitável e puro diante de Deus. 

Não conseguimos enxergar que apenas somos diferentes, acreditamos que nosso estilo e costumes são melhores espiritualmente. Isso conduz a todo tipo de divisão no corpo de Cristo.

RESPOSTA DE PAULO

Paulo enxerga o princípio por trás da mudança da prática alimentar de Pedro. 

"O raciocínio básico de Paulo é: Deus não estabeleceu comunhão com você com base em sua etnia e cultura (2:15). Por melhor e mais devoto que você fosse, sua etnia e seus costumes não tiveram nada a ver com isso (2:16). Então, você acha que pode ter comunhão com base base em etnia e cultura (2:14)?" (KELLER, p. 58)

Paulo mostra as raízes do racismo. O racismo é a continuidade da justificação pelas obras em parte da nossa vida, ele nasce do desejo de encontrarmos um modo de sentir que somos melhores ou justos de alguma forma. Equivale a esquecer que somos salvos apenas pela graça. 

Paulo não diz que Pedro está infringindo as regras somente, mas mostra como ele se esqueceu do evangelho, esquecendo-se como foi graciosamente recebido por Cristo.

JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ

"As palavras, na verdade, são fáceis, mas, na tentação, é dificílimo estabelecer corretamente no coração que, apenas, por graça temos remissão dos pecados e paz com Deus com a exclusão de todos os outros meios que existem no céu e na terra"
( Lutero, Prefácio,p. 48)


Se até Pedro precisou aprender, quanto mais nós.

a. Não pela observância da lei: se somos justificados pela fé no que Cristo fez, não somos justificados pelo que fazemos. A observância da lei não é o que nos salva (2:16)

b. "Pela lei, morri para a lei": significa que Paulo morreu para a lei como meio de salvação. Morreu para a condenação da lei. Se não somos justificados pela lei, mas por Cristo (2:16), então a lei não pode nos condenar. 

c. viver para Deus: Paulo nunca viveu para Deus de verdade. Fora muito correto e bom, mas tudo para si próprio, não para Deus.  Agora, justificado e aceito, ele tem uma nova motivação para a obediência, que é muito mais sadia e poderosa.

Agora, ao viver minha vida, ao fazer minhas escolhas e meu trabalho, lembro o tempo todo de quem sou pela fé em Cristo, que tanto me amou!


"Cristo fará ou tudo ou nada por você. Não há como combinar mérito e graça. Se a justificação for de algum modo pela lei, a morte de Cristo não faz sentido nem na história, nem para você pessoalmente" (KELLER, p. 66)

Nenhum comentário: