Vivendo conforme o Evangelho
Gl. 2:11-21
MODOS À MESA.
Pedro estava comendo com os gentios, mas foi se afastando e se separando deles.
"O Antigo Testamento instituiu as leis da purificação- uma complicada série de regulamentos a serem seguidos pelos adoradores a fim de estarem cerimonialmente limpos e aceitáveis para se apresentarem a Deus na adoração. As pessoas não podiam se aproximar de Deus se tivessem ingerido determinados alimentos impuros, tocado coisas mortas, contraído uma enfermidade ou tocado em alguém enfermo, e assim por diante (Lv 11;15;20). Essa lei cerimonial era um método de ensino pelo qual o Deus santo mostrava que as pessoas pecadoras não podem entrar em sua presença sem se purificarem. Apesar de Jesus explicar que, com sua chegada, o tempo dessas leis havia passado (Mc 7:14-23), foi preciso Deus enviar a Pedro uma visão para lhe mostrar que lei cerimonial terminara" (KELLER, p. 54)
Pedro se afasta dos gentios, culpado de hipocrisia (2:13)
Até o ponto em que Barnabé, companheiro de viagem de Tito, o incircunciso, se deixa levar por ele - 2:13
O que causou essa hipocrisia? O medo.
ANDAR NA LINHA
Paulo percebe que há algo mais profundo acontecendo, diz que Pedro não agia conforme a verdade do evangelho (2:14). O que isto significa?
1o. O EVANGELHO É UMA VERDADE: o fato de que somos fracos e pecadores, de que buscamos controlar nossa vida sendo nossos próprios salvadores e senhores, de que a lei de Deus foi cumprida por Cristo em nosso favor, de que agora somos plenamente aceitos.
2o. EVANGELHO TEM CONSEQUÊNCIAS: é nossa função colocar tudo que faz parte de nossa vida em conformidade com a direção, com o sentido para o qual o evangelho nos impulsiona.
"A vida cristã é um contínuo processo de realinhamento, de colocar tudo em conformidade com a verdade do evangelho" (KELLER, p. 56)
O ERRO DE PEDRO
O erro de Pedro foi nacionalismo, que é uma forma de legalismo. O legalismo busca algo além de Jesus a fim de se apresentar aceitável e puro diante de Deus.
Não conseguimos enxergar que apenas somos diferentes, acreditamos que nosso estilo e costumes são melhores espiritualmente. Isso conduz a todo tipo de divisão no corpo de Cristo.
RESPOSTA DE PAULO
Paulo enxerga o princípio por trás da mudança da prática alimentar de Pedro.
"O raciocínio básico de Paulo é: Deus não estabeleceu comunhão com você com base em sua etnia e cultura (2:15). Por melhor e mais devoto que você fosse, sua etnia e seus costumes não tiveram nada a ver com isso (2:16). Então, você acha que pode ter comunhão com base base em etnia e cultura (2:14)?" (KELLER, p. 58)
Paulo mostra as raízes do racismo. O racismo é a continuidade da justificação pelas obras em parte da nossa vida, ele nasce do desejo de encontrarmos um modo de sentir que somos melhores ou justos de alguma forma. Equivale a esquecer que somos salvos apenas pela graça.
Paulo não diz que Pedro está infringindo as regras somente, mas mostra como ele se esqueceu do evangelho, esquecendo-se como foi graciosamente recebido por Cristo.
JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ
"As palavras, na verdade, são fáceis, mas, na tentação, é dificílimo estabelecer corretamente no coração que, apenas, por graça temos remissão dos pecados e paz com Deus com a exclusão de todos os outros meios que existem no céu e na terra"
( Lutero, Prefácio,p. 48)
Se até Pedro precisou aprender, quanto mais nós.
a. Não pela observância da lei: se somos justificados pela fé no que Cristo fez, não somos justificados pelo que fazemos. A observância da lei não é o que nos salva (2:16)
b. "Pela lei, morri para a lei": significa que Paulo morreu para a lei como meio de salvação. Morreu para a condenação da lei. Se não somos justificados pela lei, mas por Cristo (2:16), então a lei não pode nos condenar.
c. viver para Deus: Paulo nunca viveu para Deus de verdade. Fora muito correto e bom, mas tudo para si próprio, não para Deus. Agora, justificado e aceito, ele tem uma nova motivação para a obediência, que é muito mais sadia e poderosa.
Agora, ao viver minha vida, ao fazer minhas escolhas e meu trabalho, lembro o tempo todo de quem sou pela fé em Cristo, que tanto me amou!
"Cristo fará ou tudo ou nada por você. Não há como combinar mérito e graça. Se a justificação for de algum modo pela lei, a morte de Cristo não faz sentido nem na história, nem para você pessoalmente" (KELLER, p. 66)
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