sábado, julho 28, 2018

Hebreus 10:19-25: Esperança para igreja

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.


Hebreus 10:19-25

Pela encarnação dEle, na sua cruz e sua ressurreição, ele nos toma com Ele. Fazemos parte dele porque estamos com ele, por esta razão a escritura nos chama de corpo de Cristo. (...) Nossa comunidade cristã se constroi unicamente pelo ato redentor de que somos objeto. E isto não é somente verdadeiro para seus começos, de tal maneira que se pudesse acrescentar algum outro elemento com o passar do tempo, senão que se segue sendo assim em todo o tempo e para toda a eternidade. Somente Jesus Cristo fundamenta a comunidade que nasce ou nascerá um dia, entre os crentes. Quanto mais autêntica e profunda chegue a ser, tanto mais retrocederam nossas diferenças pessoais e com maior claridade será patente para nós que a unica e sozinha realidade: Jesus Cristo e o que ele fez por nós. Unicamente por ele nós pertencemos uns aos outros real e totalmente, agora e por toda a eternidade.

Bonhoeffer, Vida em Comunhão, p. 17-18







A igreja é chamada como uma comunidade especial, e aqui aprendemos três coisas sobre esta comunidade: sua singularidade, sua natureza e sua fonte.


Muitas pessoas hoje dizem que são espirituais mas não religiosas, o que elas querem dizer que acreditam em Deus mas não frequentam igrejas.










SINGULARIDADE.






Agregação x congregação






Agregação é um monte de gente que vai num lugar para ouvir alguém, uma congregação é um lugar onde todos os aspectos da vida de seus membros se relacionam, o termo é uns aos outros, isto significa, mutualidade.






A igreja é um lugar onde você não vai apenas aprender, mas um lugar onde sua vida será compartilhada com outras pessoas.






As vezes, pensamos que congregar é apenas vir a igreja, mas o texto busca um significado mais profundo: considerar um ao outro, admoestar um ao outro.






No antigo testamento, a adoração não era perto, era longe. As pessoas não podiam entrar na presença de Deus, somente o sumo sacerdote. Mas, quando você fica perto de Deus, isto vai transformar você:






Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado. Hebreus 10:1,2






Onde está a mudança que pode transformar a nossa vida, é através da comunhão com outros cristãos.










Como a presença de Deus pode transformar a nossa vida através das outras pessoas.










NATUREZA






E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Hebreus 10:24






Há três coisas aqui que devem andar juntas: Considerar e estimular em busca do amor e boas obras.






Considerar seria suporte e estimular seria confrontar, mas o objetivo é o amor e boas obras.






CONSIDERANDO: é quando ouvimos e refletimos sobre a vida das pessoas que estão ao nosso redor, buscando meios e ferramentas para amar a elas de modo que elas podem crescer. A questão é será que somos intencionais nisto, será que consideramos isto como uma necessidade.






ESTIMULARMOS: A palavra original é PARAKSYSMO, que significa incitar, disputar, contenda, provocação.

A palavra em português seria paroxismo, que significa:


Crise; estágio de uma doença em que os sintomas aparecem de modo mais intenso, geralmente expressa sua evolução.O momento em que uma dor está mais intensa.Convulsão; contração violenta causada por alterações no sistema nervoso central.

Ela aparece em Atos 15:39 como contenda

E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. Atos 15:39




é quando nos abrimos para sermos impelidos não pelo que queremos, mas pelo que precisamos. Vivemos numa sociedade em que se busca pela autodeterminação como valor absoluta, mas estimularmos uns aos outros ao amor e às boas obras.






FONTE






Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,
por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Hebreus 10:19-22










A fonte da confiança é que se você confiar no sangue de Jesus, naquilo que Ele fez na cruz, você tem confiança plena, você está na intimidade de Deus, não porque você fez ou faz.






Então,






O resultado do pecado é sempre solidão, acaba com o relacionamento com Deus e com as pessoas.






Quando olhamos para Jesus na cruz, vemos que Ele perdeu o relacionamento com Deus, experimentou a solidão do pecado para que pudéssemos ser íntimos dele e das outras pessoas.





































Nenhum comentário: