terça-feira, junho 22, 2021

Qual é a sua luta? Com quem você luta?


Com quem lutamos na verdade

 Algumas vezes na vida, encontramos com alguém que não sabemos quem é exatamente e depois ficamos embaraçados pois dizemos coisas que não deveríamos não ter falado.

A história bíblica de hoje é de um homem que luta contra outro homem durante toda a noite, mas só descobre exatamente com quem está lutando pela manhã. Jacó está numa luta desesperada na noite mais escura de sua vida, lutando com este homem, e somente pela manhã descobre que está lutando com Deus em pessoa.

Em algum ponto da vida, todos nós temos noites em que  lutamos em que achando que estamos lutando com outro homem ou pessoas, n/mas na luz do dia descobrimos que estamos lutando na verdade com Deus.

Já que Deus não abandona nenhum de nós na vida, qualquer luta que temos é em última instância uma luta com Deus - porque Jesus foi totalmente abandonado por seu Pai na cruz, nenhum ser humano agora pode longe de Deus. 

 Isto não quer dizer que ninguém mais sente que Deus o abandona. Em algum momento de nossas vidas, todos nós sentimos que Deus nos abandona, mesmo que isso não seja verdade. 

Também não quer dizer que todos virão para a fé ou em que querem vir para fé. 

o fato de que Deus não abandona a ninguém não quer dizer necessariamente que as pessoas são crentes contudo, se algumas pessoas não o conhecem ou o ignoram não quer dizer que Deus não os conhece ou os ignora, quer eles estejam cientes disto ou não.

O que parece ser apenas uma situação humana seja qual for o grau de sua dificuldade é um encontro com Deus - Quais são estas situações? Desapontamento, desespero, tentação para vingar, amargura, para raiva. Em todas as situações, podemos desistir ou podemos lutar e continuar lutando até o dia nascer.

Jacó lutou durante a noite.

A noite é um rico símbolo bíblico, que sugere turbulência, ameaça,solidão e medo

Enquanto luta Jacó diz que não vai deixar até que seja abençoado.

Um homem lutando por sua sobriedade... mesmo na noite 

A noite pode vir por nossa conta ou não como o luto ou a doença.

Na situação de Jacó, temos um homem que está sozinho sem sua família e seus bens temendo pela vida quando está perto de se encontrar com seu irmão novamente que o havia jurado de morte.

A luz surge e o anjo pergunta seu nome..

Um nome antigamente significa sua natureza... O nome Jacó significa enganador.

Hoje somos conhecidos por aquilo que fazemos... se alguém mente para nos, já o chamamos de mentiroso.

Mas jamais pensamos assim de nós mesmos...pois qual seria de verdade o nome nosso...O que fazemos...quem enganamos ou quanto enganamos.

Quando Jacó confessa seu nome...recebe sua benção: um nome novo...uma nova natureza.

Agora é Israel aquele que lutou com Deus e prevaleceu.


Nomear é algo crucial 


Jesus chamou Simão de Pedro.. a Rocha.. um novo nome, uma nova natureza, um novo futuro... mas podemos pensar que ele não foi tão sólido assim...

Num plano psicológico... se vc fica chamando seu filho de burro ...ela pode começar a acreditar que ele é assim... se vc fica chamando a criança de superior...ela pode ser achar assim também.


Se isso é verdade neste plano...imagine num plano espiritual...um dia o vacilante Pedro foi aclamado como líder da igreja em Jerusalém...a influência dele foi tão grande que as pessoas levavam enfermos para serem curados por sua sombra.

Virá o dia em que aquilo que fomos chamados em Jesus Cristo que está apenas aparente em nós será completamente manifesto.

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” 2 Co 4.16

Um novo começo que é renovado a cada novo dia...significa que o novo nome, a nova natureza que começou a nos caracterizar vai ser assim até a distância entre o nome e natureza sejam vencidas e se tornem uma de verdade.


Não sei qual das lutas você está lutando hoje... mas vamos seguir lutando seja na noite mais escura...porque o dia vai raiar e a luz trará vida e ordem pra cada um.

Lembre se que antes de todo Deus está lutando por nós... porque um dia o novo nome que Jesus nos deu será realidade em nossa vida.



 


terça-feira, junho 15, 2021

LAMENTO

LAMENTO – SALMO 77

 

No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.
Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.)

Salmos 77:2,3

 

Quem nos ensinou a chorar?

Todos os seres humanos começam sua historia com lagrimas.  Chorar é humano

Mas, o lamento é diferente. O LAMENTO É um choro honesto de um coração machucado lutando com o paradoxo da dor e da promessa da bondade de Deus.

A fé num Deus misericordioso, redentor e soberano cria o lamento. Sem a esperança na salvação de Deus e a convicção de que Ele é todo poderoso não há razão para lamentar quando a dor invadir nossa vida.

O lamento se localiza no intervalo entre a dor e a promessa.

Lamento é uma oração em dor que nos leva a confiar.

Sempre há  duas questões:

Onde Deus está?

Por que Deus deixou isso acontecer?

O Salmo é atribuído a Asaph, de acordo com Jeduthun. Ambos fizeram parte do serviço sacerdote, nomeado por Davi (1 Crônicas 6:39) para liderar a congregação em adoração e cantar na dedicação do templo (2 Crônicas 5:12). Salmos 50 e 73-83 são atribuídos à escrita de Asaph.

 

Não sabemos exatamente o que motivou a composição do Salmo 77. Não há pistas específicas sobre quais circunstâncias estavam assolando o povo de Deus neste momento, mas é claro que a nação, como um todo, está sofrendo e que pode ser devido ao descontentamento de Deus com eles (ver 77:9). Ao contrário do Salmo 44, não há menção específica de um inimigo ou inimigo. Parece que as dificuldades desceram sobre o povo de Deus, e eles estão lutando.

Este é um salmo que é pessoal e comum. Uma pessoa singular está falando sobre sua luta pessoal e suas perguntas, mas ele está fazendo isso em nome de um grupo maior de pessoas. Seu lamento é pessoal, mas reflete a comunidade mais ampla. O salmista derrama seu coração em uma oração dolorosa enquanto ancora seu coração à fidelidade de Deus no passado. Ele reza de dor e se lembra do passado. Mark Vroegop

O PADRÃO DO LAMENTO.

1.       Voltamos para Deus =  77:1-3

2.       Uma queixa/reclamação 77:4-10

3.       Um pedido 77: 11-18

4.       Uma expressão de confiança e adoração 77:19-20

Há algo pior do que se lamentar diante de Deus, é o desespero silencioso. Quando nos calamos diante de Deus é uma manifestação de nossa descrença, então, é preciso fé para se lamentar diante de Deus.

Infelizmente, a dor cria uma forte tentação para dar a Deus o tratamento silencioso. Confusão, exaustão e decepção podem nos fazer recuar daquele que conhece nossas tristezas. Pior ainda, a névoa venenosa de amargura ou raiva pode varrer, criando uma névoa de incredulidade Mark Vroegop

ORE SUAS LUTAS.

“Um lamento honestamente e especificamente nomeia uma situação ou circunstância que é dolorosa, errada ou injusta – em outras palavras, uma circunstância que não se alinha com o caráter de Deus e assim não faz sentido com o Reinado de Deus” Stacey Gleddiesmith

No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.
Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.)
Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar.

Salmos 77:2-4

O lamento nem sempre nos levará a uma solução rápida, continuamos  a orar acreditando que um dia Deus irá nos responder e nos ajudar.

ORE SUAS QUESTÕES

Considerava os dias da antiguidade Salmos 77:5

De noite chamei à lembrança o meu cântico Salmos 77:6

meditei em meu coração Salmos 77:6

o meu espírito esquadrinhou. Salmos 77:6

O salmista está fazendo uma busca sincera e profunda do interior do seu coração, está olhando para sua dor e assim questiona:

Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?  Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração? Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (Selá.) Salmos 77:7-9

O salmista não deixou de acreditar em Deus ou no caráter de Deus, mas a dor situações duras para nós...em que começamos a crer no que estamos sentindo mais do que na verdade.

ORAÇÃO NOS FAZ ENXERGAR

E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo.
Eu me lembrarei das obras do Senhor; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.
Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos.

Salmos 77:10-12

Há um momento que devemos buscar levantar os olhos acima da dor e nos lembrar do passado, das obras de Deus nos ajuda a enxergar o caráter de Deus.

O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus?
Salmos 77:13

 

ORE O EVANGELHO

As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram.
Salmos 77:16

O teu caminho é no mar, e as tuas veredas nas águas grandes, e os teus passos não são conhecidos.
Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.
Salmos 77:19,20

O salmista se volta para o Exodo, para a salvação de Deus para o povo escravo no Egito, o êxodo fica como uma ancora em sua alma.

Para o cristão, o nosso êxodo, o momento em que temos a nossa plena salvação vem da Cruz de Cristo – Paulo citando um outro lamento (Salmo 44) nos mostra como Cristo nos ajuda no sofrimento

Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Romanos 8:36-39