quinta-feira, julho 22, 2021

GENEROSIDADE POR CARLOS MCCORD

Quem gostaria de viver o resto da vida sem machucar ninguém?

Quem gostaria de viver de maneira mais generosa o resto de sua vida?

 

Se há o desejo é porque Deus colocou em você este desejo.

Alguns tentam ser generosos por si mesmos, alguns tentam produzir e manter a própria generosidade.

Quando estamos em Jesus, agora é Ele quem vive em nós...muitos de nós precisamos parar de tentar ser por si mesmo, e começar a viver a partir dele. A vida cristã inteira já vive dentro de nós.

Esse querer ser generoso não vem de você, vem de Jesus. Quando o recebemos, Ele nos dá uma nova mente, novas vontades. ...devemos deixar Cristo ser formado em nós = receber, regozijar e repartir.

A graça é Deus nos dando aquilo que Ele exige de nós – “sou o que sou pela graça de Deus -1Co 15:10.

Prosperidade – ter o suficiente para amar as pessoas que precisam amar. Ter as coisas para manifestar o amor de Deus no mundo através de nós.

Quando chegarmos no céu, vamos descobrir o quanto usamos do recurso que Ele é aqui neste mundo.  Cristo em nós é muito mais que imaginamos, não apreciar a abundancia e a generosidade dele ao ceder o espaço para que ele possa ser manifestado diariamente em nossa vida.

A generosidade é uma manifestação do desejo e do caráter de Deus através de nossa vida.

 

Vamos a um trecho da Escritura que nos ensina o que é generosidade: a historia do Bom Samaritano.

 

 

Lucas 10:25-37                                    

E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele;
E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira.


TRÊS PARADIGMAS DE GENEROSIDADE

 

LADRÃO: O QUE É SEU É MEU.

Essa é cosmovisão deste tipo de pessoa.  É a total ausência de generosidade, eles sabem a generosos com a família ou com aqueles que os ajudam a roubar. Mas, ajudar alguém a beira da estrada, jamais.

Todos nós temos uma tendência de roubar de outras pessoas certas coisas- por exemplo, na igreja, há muita fofoca, assim podemos roubar a reputação  de alguém, pode até mesmo destruir o casamento de alguém.

No coração do cristão, você não quer roubar, mas a tentação de roubar existe...

O que leva ao roubar? UM GRANDE MEDO DE NÃO TER. em algum momento, decidiram que para ter alguma felicidade era tirar do outro, destruir vidas e acumular bens para ser feliz.

Jesus disse que haverá um grupo de pessoas que vai buscar falar com ele  mas ele não as conhece = pois as obras eram para si mesmos.

Ninguém quer ser essa pessoa. Mas como podemos ficar livres desta tentação? Precisamos saber que já temos a abundancia de Cristo, a grande doença é não viver da abundância que há na presença de Cristo.

Quando partimos da escassez, somos maus

 

O amor perfeito expulsa todo o medo (1Jo 4:18) – devemos pedir a Deus que nos liberte do medo de não ter.

 

RELIGIOSO: O QUE É MEU É MEU

É um grupo que é um pouco melhor que os ladrões, afinal não bateram naquele ferido.

Não vou machucar ninguém mas também não vou me complicar com ninguém.

O samaritano viveu a vida excluído pelo racismo, permite que a generosidade que vem do Pai passasse pela vida dele e ajudasse a este homem que antes o maltrataria já que provavelmente era um judeu.

Jesus nos ensina isso no Sermao do Monte:

Mas, quando ajudarem alguém necessitado, não deixem que a mão esquerda saiba o que a direita está fazendo. Mateus 6:3

O que quer dizer isso?

Não faça planos para ser generoso, apenas seja generoso.

As vezes, ficamos escolhendo situações em que seremos generosos quando elas nos trarão repercussão ou algum beneficio.

 

 

JESUS : O QUE É MEU É SEU

A vida realmente generosa.

Quem viveu isso perfeitamente foi Jesus, ele é o verdadeiro Bom Samaritano.

Começamos com uma pergunta: quem gostaria de nunca mais maltratar outro ser humano? Como?

SEM MIM, NADA PODEIS FAZER

Pare de pensar que vc pode gerar generosidade

Somente quando Jesus gerar isso em nós é que poderemos,

A generosidade é um fruto do Espírito.

Quando você manifestar  generosidade, e entender que não foi você, mas Cristo que vive em você...só quando você entender isso, você será generoso.

Deixe ele fazer, e você ficara surpreso com o quanto ele vai fazer através de você.,

 

 

Nenhum comentário: