quinta-feira, dezembro 07, 2006

O Chamado Radical

Está cansado de perfumaria ou de gospel fashion weekends, leia O CHAMADO RADICAL de Braulia Inês Ribeiro, Ed. Atos, 2003.
Você já sentiu em seu peito um forte chamado, um desejo que rasga suas veias e uma vontade incessante de servir a Deus sem levar em conta distãncia, tempo ou fronteiras?
Este livro revela bem mais que as experiências de uma missionária. Conta a verdadeira história de quem abandonou tudo pelo chamado de levar a Palavra de Deus a quem nunca havia sonhado em escutá-la.
Como uma mulher de apenas 17 anos poderia largar a própria juventude para alcançar os mais longínquos lugares do Brasil levando consigo apenas a fé? Não há como deixar de se emocionar e refletir com o que Bráulia Ribeiro relata neste diário da realidade indígena brasileira.
Totalmente sem medos. O Chamado Radical propõe uma drástica e urgente discussão sobre os caminhos da igreja na evangelização de outros povos que detêm traços culturais que fogem da tradição judaica-cristã. Até que ponto suprimimos a liberdade destes povos? Até onde podemos chegar sem cortar suas raízes? Como perceber se estamos seguindo os caminhos propostos por Deus ou pela nossa própria vaidade?
Prepare-se para mudar muitos dos seus conceitos. Discutir é preciso, e a autora sabe disso. A cada página uma nova e importante proposta para uma profunda reflexão sobre missões.
Em suas mãos está um forte apelo à descoberta do real sentido de se embrenhar em uma selva, viver em uma aldeia, correr os mais perigosos riscos, levando apenas uma Bíblia na mão. Se você acha que já está pronto para uma aventura como esta ou precisa de mais orientação cobre como achar o melhor caminho a ser trilhado, é hora de ler O Chamado Radical.

Bráulia Inês Ribeiro é mineira de Belo Horizonte, e mora na Região Amazônica há mais de 20 anos, servindo como missionária em muitos ministérios e povos pela JOCUM. Bráulia tem mestrado em Etnolingüística pela Universidade Federal de Rondônia e é doutoranda do Trinity Theological Seminary, nos Estados Unidos. É casada com Reinaldo Cazão Ribeiro, diretor da JOCUM em Porto Velho, Rondônia. Eles têm três filhos, Samuel (11 anos), João Victor (7 anos) e Sofia (4 anos).
Trechos:
"A gana, a garra de um herói é escolhida a cada dia de teste, a cada dia de sofrimento, é formada na retomada esperança em cada fracasso." p. 90


"Espero que ainda reine saúde teológica suficiente em nossas igrejas para gerar missionários com ganas de vencer as dificuldades, que saibam que elas fazem parte do pacote do evangelho vitorioso, e que o necessário não é um caminho plano, mas o ter o espírito de vitória" p. 93



"Talvez seja realmente sobre-humano perseverar em meio a lutas. É um milagre, um ato sobrenatural. O amor que comunica esta capacidade se derrama em nossos corações. Perseveramos por amor, e graças à graça divina. O Deus que chama não desiste. Ele dá graça para ir em frente. Mas você tem que querer mais a graça de perseverança do que a caminha da sua casa, a comidinha da mamãe, o conforto dos braços dos amigos e parentes, os seus cds favoritos, sua igreja de louvor gostoso, a mensagem cabeça do seu pastor, seu banheiro limpinho, e até do que a liberdade de se comunicar em sua própria lingua e cultura" p. 83