sexta-feira, dezembro 29, 2006

A Semana do Pensamento Mágico


Passar uma semana num paraíso chamado Iberostar e ler o ano do pensamento mágico foi um contrassenso..

Totalmente..... mas valeu...

A morte está perto, e a semana paradisíaca já morreu também...
a vida e sua fragilidade, ainda maior nos sonhos de estar bem sempre.


SINOPSE

“A vida se transforma rapidamente. A vida muda num instante.
Você se senta para jantar e aquela vida que você conhecia acaba de repente”.

Este é um livro perturbador, feito com uma contagiante dose de sinceridade e paixão. Um livro escrito por uma das mais aclamadas escritoras americanas, Joan Didion, que nos revela uma experiência intensamente pessoal e, ao mesmo tempo, universal. O retrato de um casamento e de uma vida, nos bons e maus momentos. Uma história que falará alto a quem ama ou já amou alguém, com a profundidade que as grandes relações têm, sejam elas entre pais e filhos ou entre companheiros de uma vida.

Alguns dias antes do Natal de 2003, Joan e seu marido, o também escritor John Gregory Dunne, viram sua única filha, Quintana, cair doente vítima do que, à primeira vista, parecia ser uma febre, depois uma pneumonia, mas que acabou se revelando um choque séptico. Quintana foi internada e posta em coma induzido, sobrevivendo por meio de aparelhos.
Na véspera do Ano-Novo, após visitar sua filha no hospital, esse casal de escritores está jantando, quando o marido de Joan sofre um acidente vascular fatal. Em um segundo, num piscar de olhos, se interrompe, para sempre, uma relação de quarenta anos.

E agora?, é a pergunta que se ouve com uma insistência dolorosa — e é quase inevitável que o leitor também se pergunte quantas vezes já ouviu essa mesma pergunta fora das páginas de um livro. O que fazer depois que a vida muda tão drasticamente? Como seguir vivendo, repetindo os mesmos pequenos rituais do dia-a-dia e enfrentando o que ainda está por vir?

Neste livro intenso e íntimo, Joan Didion tenta encontrar algum significado naquelas “semanas e meses que acabaram com qualquer idéia que eu já pudesse ter tido sobre doença e morte... sobre casamento, filhos e lembranças, sobre sofrimento, sobre como as pessoas lidam (ou não lidam) com o fato de que a vida acaba”.

O ano do pensamento mágico ganhou o prêmio National Book para livros de não-ficção, dos Estados Unidos, e vendeu mais de 500 mil exemplares desde o seu lançamento em novembro de 2005. Os direitos de publicação da obra já foram vendidos para 20 países.

Nenhum comentário: