domingo, dezembro 10, 2006

O Espírito das Disciplinas

WILLARD. Dallas O Espírito das Disciplinas: entendendo como Deus transforma vidas Editorial Habacuc, 2006.



O fracasso humano consiste em desejar o que é certo e importante, sem se dedicar ao tipo de vida que produz a ação que sabemos ser correta e a condição que queremos experimentar. É este aspecto do caráter humano que explica a razão da estrada para o inferno ser pavimentada de boas intenções. Intentamos fazer o que é certo, mas evitamos a vida que tornaria isso uma realidade p. 20


“O cristianismo não foi testado e reprovado, na verdade, foi considerado difícil e abandonado, sem ao menos ser experimentado” G.K. Chesterton, p.15



“Uma estimativa mais racional do custo-benefício dos valores humanos nos levaria a pensar que nenhum labor é mais bem recompensado do que aquele que explora o caminho para a casa do tesouro do espírito, onde homens e mulheres podem encontrar bens que crescem ao serem compartilhados, e que ninguém pode tirar de nós“ William Ralph Inge, p. 15


“O sermão do monte não é um conjunto de princípios a serem obedecidos, separados da identificação com Jesus Cristo. O sermão do monte é uma apresentação da vida que vivemos quando o Espirito Santo habita em nós.” Oswald Chambers p.22


Seguir a Cristo significa simplesmente tentar se comportar como Ele se comportou em publico, quando estava sob pressão ou perseguição. Não há reconhecimento de que o que Ele fez nesses casos era, numa medida maior e mais essencial, o resultado da vida que Ele vivia em particular p. 23


“Deus não prometeu misericórdia para o preguiçoso e o negligente. Sua misericórdia é oferecida somente aos nosso melhores ( embora fracos e imperfeitos) esforços de praticar todas as formas de justiça” William Law p. 25


Como podemos ser como Ele não somente como uma pose ou um esforço constante e opressivo, mas com a facilidade e poder que Ele dispunha, fluindo do interior, e agindo com uma força calma do intimo da mente e da alma do Cristo que se tornou parte do nosso ser? Não há duvida que somos chamados para isso. Esta é nossa vocação, bem como nosso mais precioso bem. E é possível. P. 28



“Uma libra certamente seria afetada por um quarto de libra de sal. Se isso é cristianismo verdadeiro- o sal da terra- onde está o efeito sobre o qual Jesus falou? “ William Iverson p. 37



A plena participação no Reino de Deus e no companheirismo vivido de Cristo chegam a nós por meio
do exercício apropriado das disciplinas para a vida no espírito p.41




O corpo humano foi feito para ser veiculo da personalidade humana no governo da terra para Deus, por meio do Seu poder. Afastado dessa função por causa da perda de sua relação com Deus, o corpo é apanhado no estado inevitável de corrupção no qual se encontra agora. Para focar nossa visão nas possibilidades do nosso corpo e da vida espiritual que ele pode experimentar p. 57



Lutero: “Oh, esta fé uma coisa viva, operante, ativa e poderosa! É impossível que ele não esteja incessantemente fazendo o que é bom. Ele nem sequer pergunta que boas obras precisam ser feitas; mas antes que a pergunta seja feita, já fez o bem e está constantemente engajada em fazer o bem. No entanto, aquele que não faz tais obras é um homem sem fé. Ele anda apalpando e tateando ao redor em busca de fé e de boas obras, não sabendo o que essas coisas significam, mas mesmo assim de forma pueril e desocupada multiplica as palavras sobre fé e boas obras” (...)“Fé é uma confiança viva e tão bem fundamentada na graça de Deus, que morreria mil vezes antes de abrir mão de sua convicção. Tal confiança e conhecimento pessoal da graça divina tornam seu possuidor alegre, ousado e cheio de cálida afeição para com Deus e todas as coisas criadas- tudo aquilo que o Espirito Santo opera em fé. Daí, tal homem torna-se bem disposto e ansioso para fazer o bem a todos, servir a todos os tipos de males, a fim de agradar e glorificar a Deus, que demonstrou tamanha graça para com ele” p.54