sábado, janeiro 05, 2008

Igreja Orgânica

O plano de Jesus era descentralizar, e Ele pagou um caro preço para tornar isso possivel. Nos precisamos redescobrir o poder de uma movimento descentralizado com poder distribuído para cada parte que pode gerar vida. O plano de Jesus era engenhoso. Não um descuidado e opcional plano. Olhe de novo o que Ele fez e o que Ele nos dá para fazer. (Pág. 44).


Nos precisamos resistir a sedução magnética dos prédios glamurosos e ao sistema hierárquico religioso que coloca-nos numa forma de igreja que não consegue espalhar Sua gloria sobre o planeta. Reconhecer, mais uma vez, a beleza da Nova Aliança: a nação descentralizada de pregadores levando a presença de Cristo para todo o mundo. (Pág. 45)

Se nos avaliássemos nossas igrejas não pela freqüência em nossos prédios mas por quanto reconhecível Jesus é em nosso meio, nossa influencia poderia aumentar e nossas estratégias seriam mais dinâmicas... (Pág. 54)

Capitulo Kingdom 101 Solo Ruim.


Eu estou convencido que nos cometemos um serie erro em acomodar solo ruim em nossas igrejas. Quando nos vemos pessoas vindo a Cristo e eles se afastam, nos assumimos uma responsabilidade que não é nossa. Nos assumimos que nós devemos ter feito alguma coisa errada para que tantas pessoas tenham desistido de seguir a Cristo. Nos até duvidamos do nosso esforço ministerial e procuramos outras maneiras de segurar as pessoas conosco. Os resultados são devastadores para uma igreja local.

Por causa que nos pensamos que o numero de pessoas é um claro sinal de frutificação e sucesso, nos fazemos de tudo para mantermos as pessoas. Nos tentamos levantar as pessoas e faze-las continuar vindo. Terminamos com uma audiência de consumidores em compras dos melhores serviços. Nos cativamos este tipo de pensamento quando tentamos competir com outras igrejas com um show melhor.
Nos comprometemos a vida da igreja ao cuidar de manter o solo ruim em nossa membresia.
Nos fazemos da igreja, um show que requer uma audiência que não realiza nenhum ou um pequeno esforço. (Pág. 69-70)



Sobre João 4:27-28

Ele apontou para a multidão de samaritanos saindo da vila pra encontrar o Messias, todos vestidos do tradicional traje branco do vestuário samaritano, e disse: Olhe, os campos estão brancos para colheita, se voce apenas começar olhar pra os lugares onde menos espera (minha paráfrase). (Pag. 76)

A maioria das igrejas nunca achariam um traficante uma boa escolha para compartilhar o Evangelho, porque eles são para nós como os Samaritanos aos olhos dos judeus do primeiro século. Muito ruins, ali está uma porção de bom solo lá. (Pág. 77)


DNA de uma Igreja Orgânica

Divina Verdade
A verdade vem de Deus, é a revelação de Deus para a humanidade. é melhor vista na pessoa de Jesus e nas Escrituras.

Relacionamentos
Homens nunca foram criados para solidão. Nos somos criaturas sociais e temos uma necessidade intrínseca para nos relacionarmos. Nossa orientação para o relacionamento é um reflexo da imagem de Deus em nós, Deus em si mesmo é relacional e existe na comunidade do Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é amor porque Deus é relacionamento.

Apostólica Missão.

Apostólico significa enviando representante com uma mensagem. Nos estamos aqui pra este propósito. Nos tivemos uma primeira ordem para cumprir plenamente: fazer discipulos de todas as nações.

(pág. 115)




Como podemos esperar que pessoas sem Cristo possam fazer decisões retas e viver uma vida moralmente adequada? É como esperar que uma ovelha ovelha solitária consiga escapar de lobos sem ajuda. Então sugiro que não esperemos sabedoria moral ou ações retas vindas de pessoas perdidas. Nós precisamos parar de julgar e começar a sentir compaixão por elas, como Jesus o fez. (pág. 148-149)

Maturidade faz uma grande diferença, mas lembre-se ela é conquistada através da experiência, não é aprendida dentro de um vácuo de decisões duras e tentações pressionadoras. Iniciar o novo convertido num processo para ganhar maturidade é melhor antes que depois. Não se pode atrasar a jornada da maturidade porque a pessoa não a possui. (pág. 150)

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Por saber de seus interesses e por ter visto que lera Igreja Orgânica, decidi conhecê-lo e conversar.
Por favor me mande um e-mail com título "DNA"...(linusvanpelty@gmail.com)
E, caso saiba de grupos/pessoas/igrejas que apoiam essa visão, principalmente em Brasília (onde moro), me informe, por favor.

Seu irmão Rafael

Marcus Vinicius disse...

Gostaria de manter contato. Estou interessado no assunto. Tenho um blog tbm...e vou passar a te seguir.
Abç e Shalom!